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SOBRAEP Plano de Negócios 2012/2013
Preparação: Edson de Souza Lima Junior Coordenação e Supervisão: João Onofre P. Pinto
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A SOBRAEP 22 Anos de existência: Crescimento da comunidade científica;
Consolidação como grande "instituição" de eletrônica de potência no País; Realização de grandes eventos; Integração nacional e internacional – PELS (IEEE), SBPC; Publicação da Revista Eletrônica de Potência - Qualis B
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A SOBRAEP Consequências do Crescimento:
Perda de pessoalidade na relação com os associados; Pouca atratividade na afiliação; Marketing obsoleto e de pouco impacto; Crescimento contínuo da inadimplência.
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A SOBRAEP
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A SOBRAEP
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ANÁLISE DE MERCADO
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ANÁLISE DE MERCADO Membros (Clientes) em potencial:
Estudantes de Engenharia Elétrica Professores e pesquisadores Outros profissionais Empresas
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ANÁLISE DE MERCADO Estudantes de Engenharia Elétrica
Procuram ingressar no mundo científico; Participação em congressos e seminários; Publicação de artigos.
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ANÁLISE DE MERCADO Professores e Pesquisadores
Atualizar-se sobre o desenvolvimento da Eletrônica de potência no País e no mundo; Divulgar as próprias pesquisas; Busca por parâmetros e métodos de ensino.
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ANÁLISE DE MERCADO Outros Profissionais
Aumentar sua rede de relacionamentos; Busca por empregos; Divulgação de seu trabalho autônomo ou micro-empresa.
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ANÁLISE DE MERCADO
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ANÁLISE DE MERCADO
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DESAFIO: ATENDER A TODOS ESSES INTERESSES!
ANÁLISE DE MERCADO Como? DESAFIO: ATENDER A TODOS ESSES INTERESSES!
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NOVIDADES: Divisão em subáreas Construção de um portal bem estruturado
Envio periódico de uma Newsletter
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PLANO DE MARKETING
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PLANO DE MARKETING Principais Estratégias:
Newsletter – Notícias, curiosidades, artigos informativos em eletrônica de potência e áreas afins Portal Interativo Online - Notícias, informações, banco de vagas, página pessoal para associados, sistema de envio de artigos, etc. Mala Direta – Captação de novas empresas, manutenção da relação com sócios corporativos, etc.
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PLANO DE MARKETING Principais Estratégias:
marketing – Manutenção do contato com associados, estratégia eficiente de divulgação de eventos e atividades (Design) Identidade Visual - Ligação da organização às suas cores, formas e símbolos.
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PLANO OPERACIONAL
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PLANO OPERACIONAL Contratações necessárias:
1 Editor do Newsletter e do Portal Online 1 Responsável por responder e encaminhar s, organizar a editoração e revisão da Revista Eletrônica de Potência
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PLANO OPERACIONAL Departamento de comunicação terceirizado, resultando em uma abordagem mais eficiente na comunicação.
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Serviços de comunicação terceirizados:
Elaboração e montagem do newsletter; Elaboração e envio de s marketing; Elaboração de malas-diretas; Manutenção de perfis em redes sociais (cerca de 60% dos associados são estudantes de engenharia e jovens, com perfis em redes sociais); Manutenção das notícias no portal da instituição; Venda de publicidade no newsletter.
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PLANO FINANCEIRO
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PLANO FINANCEIRO Investimentos pré-operacionais DESCRIÇÃO VALOR
Criação de portal interativo e perfis em redes sociais R$ 9.000,00 Despesas com publicidade R$ 1.200,00 Total R$ ,00
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Editor do Newsletter e Portal
PLANO FINANCEIRO Estimativa de custos anuais com mão-de-obra FUNÇÃO REMUNERAÇÃO Bibliotecário R$ ,00 Editor do Newsletter e Portal Total R$ ,00
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PLANO FINANCEIRO Estimativa de custos operacionais anuais DESCRIÇÃO
VALOR Manutenção do site e redes sociais R$ 2.400,00 Despesas com publicidade R$ 1.000,00 Editoração, impressão e envio da Revista R$ ,00 Editoração, impressão e envio da Newsletter R$ 8.000,00 Total R$ ,00
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Estimativa de faturamento anual
DESCRIÇÃO VALOR UNIT. QUANT. TOTAL Anuidades de sócios aspirantes R$ 25,00 200 R$ 5.000,00 Anuidades de sócios efetivos R$ 80,00 250 R$ ,00 Anuidades de sócios corporativos R$ 700,00 10 R$ 7.000,00 Lucro do COBEP (em média) // R$ ,00 Anúncios no Newsletter (em média) R$ 300,00 24 R$ 7.200,00 Assinaturas da Revista Eletrônica de Potência R$ 20,00 100 R$ 2.000,00 Assinaturas da Revista Eletrônica de Potência / Corporativo R$ 150,00 7 R$ 1.050,00 Recursos do CnPq Total R$ ,00
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Estimativa de faturamento anual
A estimativa para número de sócios baseia-se na perspectiva de captação de sócios inadimplentes, “resgatados” pelas novas ações da SOBRAEP.
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Resultado financeiro no primeiro exercício
DESCRIÇÃO VALOR ANUAL (+) Saldo da gestão anterior R$ ,00 (+)Total de receitas R$ ,00 (-)Custos operacionais R$ ,00 (-)Custos fixos com mão-de-obra R$ ,00 (-)Investimentos pré-operacionais R$ ,00 Saldo ao fim do primeiro exercício R$ ,00 Retorno de quase 70% dos investimentos pré-operacionais logo no primeiro exercício.
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RESULTADOS
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RESULTADOS Relacionamento mais próximo com os Associados
Maior visibilidade na sociedade Maior interesse por parte de empresas na afiliação
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