A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.idv.org.br São Paulo, 13 de Novembro 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.idv.org.br São Paulo, 13 de Novembro 2013."— Transcrição da apresentação:

1 São Paulo, 13 de Novembro 2013

2 Quem somos Grupo de empresários preocupados em:
Contribuir com políticas de desenvolvimento para o Brasil Participação do varejo nessas políticas Condições para associação Formalidade absoluta Participação representativa no setor 2012 Faturamento de mais de R$ 130 bilhões lojas mais de empregos diretos representa mais de 25% do faturamento total do varejo

3 Missão Ter o varejo reconhecido e respeitado como força econômica promovendo a livre concorrência dentro dos padrões de legalidade e contribuindo grandemente com o desenvolvimento do Brasil.

4 Associados

5 Relevância econômica e social no Brasil
Varejo – Maior empregador formal

6 Saldo Ajustado de Empregos por Setor de Atividade 2012
Total Empregos: Comércio representou 29% das vagas geradas Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego – CAGED

7 Crescimento do Varejo por Setores 2012
Fonte: IBGE

8 “ Qualificação profissional: construindo a produtividade da próxima década”

9 Visão do Varejo Evolução da Atividade Econômica – Brasil 10 anos
Aumento Significativo Volumes de Produção Mudança significativa nos centros de consumo Concentração dessa Evolução em Novos Setores Telecomunicações Petróleo e Gás Agro Indústria

10 Visão do Varejo Aumento da Participação de Varejo e Serviços no PIB
Tecnologia Logística Disseminação Atividade Econômica em todo Território Desconcentração dos Grandes Centros Enorme Demanda de Mão-de-Obra Qualificadda nestes Setores

11 Visão do Varejo II. Formação e Qualificação Mão-de-Obra - Avaliação
Queda de Qualidade no Ensino Básico Menor Desenvolvimento Conhecimento em Ciências Exatas Brasil tem Menor Performance no Ranking Mundial Ausência de Recursos para Formação nas Novas Áreas Falta de Adaptação dos Curriculuns as Necessidades de Conhecimento e Técnicas Atuais Desafio- Formar e Qualificar Enorme Massa de Trabalhadores entraram no Mercado de Trabalho

12 Visão do Varejo Necessidade de Qualificação
Empregos Gerados Últimos 10 19% do Total da Força de Trabalho são Empregos no Varejo   Pressão Constante sobre as Empresas para Fazerem Investimentos em Formação /Qualificação – Suplementar 0,5% a 3% do Faturamento Empresa assume progressivamente a função de Formadora de Pessoas

13 Visão do Varejo III. Novo Trabalho – Principais Demandas
Trabalhadores com Maior Conhecimento Geral e Especifico Capacidade de Compreensão das Instruções Capacidade de Comunicação – Clientes / Pares internos Razoável Nível de Raciocínio Abstrato Facilidades em Cálculos Básicos Exercício de Funções Multi-Tarefas

14 Visão do Varejo Capacidade de Executar Tarefas de Forma Completa e Autônoma Utilização de Equipamentos de Automação e Informática Necessidade de Conhecimento Especifico do Segmento de Mercado e Modelo de Negócios Necessidade de Atualização Constante Inovação Tecnológica, de Produtos, Estratégica ou Comercial Renovação de Produtos no Varejo – 15% / 20% ao ano

15 Visão do Varejo IV. Objetivos – Alinhamento
Pessoal Realização / Satisfação Progresso Econômico Social Inserção Econômico Micro Contribuição para Desenvolvimento da Atividade Macro Competividade / Excelência Sistemas Atual – Necessidade de Mudança

16 Visão do Varejo VI. Condições Básicas Novo Sistema
Assumir Critérios de Meritocracia e Desempenho Integração / Coordenação Brasil não tem necessidade de mais recursos – os investimentos são iguais aos da Coreia Necessidade de Melhor Gestão dos Programas Maior Integração / Coordenação Objetivos Claros e Definir as Responsabilidades e Metas de cada Interveniente Processo Formação

17 Visão do Varejo Atendimento Adequado às Reais Necessidade do Mercado de Trabalho Tipo de Formação / Qualificação No local aonde esta Mão-de-Obra está localizada Processo de Transmissão de Conhecimento o mais Eficaz (Não Somente O presencial Job Training, Web Training, etc. ) Programas Modulares / Progressivos e Regulares Grade Progressiva de Conhecimento Formação Regular e Constante

18 Visão do Varejo Unidade a mais Próxima do Local Empresa Sindicato
Participativo Formando deve ser Participante Ativo no Processo Co-Responsabilidade Controle da Eficiência / Eficácia Estabelecer Níveis de Controle dos Resultados Fixar Padrões de Excelência a Serem Atingidos Controles Regulares dos Resultados


Carregar ppt "Www.idv.org.br São Paulo, 13 de Novembro 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google