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PublicouTéo Pera Alterado mais de 9 anos atrás
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Japão uma nova tendência de mercado
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BALANÇA COMERCIAL ANO 1998 1999 2000 2001 2002 2003 TOTAL -6.624 -1.284 -753 2.651 13.126 24.831 US$ milhão C/ JAPAO -1.069 -383 -489 -1.078 -250 -210 PARTICIPAÇAO (%) 4,3 4,6 4,5 3,4 3,5 3,2
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IDENTIFICAÇÃO INICIAL DE SETORES COM POTENCIAL PARA A EXPORTAÇÃO AO MERCADO JAPONÊS
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SETORES SELECIONADOS 1. Produtos agrícolas (Alimentos orgânicos) 2. Agroindústria (produtos naturais) 3. Calçados e produtos de couro 4. Madeira e mobiliário 5. Produtos de borracha 6. Farmacêuticos e cosméticos 7. Fashion goods (Joalheria, Vestuário) 8. Eletrônicos e componentes eletro-eletrônicos 9. Automóveis e autopeças 10. Software
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ECONOMIA JAPONESA Recessão Lojas Abundantes em mercadorias Consumidores Procuram mercadorias que os atraem mas não encontram Comerciantes Não estão oferecendo as mercadorias que os consumidores procuram Fabricantes Obrigam-se a rebaixar os preços
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Chave de sucesso em negócio Comprender os consumidores japoneses Criar e estabelecer trade-mark de destaque LEMBRE-SE Produto de excelente qualidade ou de tecnologia mais avançada não é suficiente
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ENTENDA AS CARACTERÍSTICAS DO NOVO PERFIL CONSUMIDOR JAPONÊS
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A Sociedade Envelhecida Características Idosos: com 65 anos ou mais Sociedade em processo de envelhecimento 7% da população total são idosos Sociedade envelhecida 14% da população total são idosos Sociedade super envelhecida 21% da população total são idosos NOVO MERCADO CONSUMIDOR
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França 115 anos Suécia 85 anos Reino Unidos 47 anos Alemanha 40 anos Japão 24 anos SOCIEDADE EM PROCESSO DE ENVELHECIMENTO SOCIEDADE ENVELHECIDA
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Distribuição dos idosos por ano nos países industrializados
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2002 23,63milhões 18,5% 2025 (projeções) 28,7% 2050 (projeções) 35,7% REPRESENTAÇÃO DA POPULAÇÃO DE IDOSOS JAPONESES
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VIDA MÉDIA DOS JAPONESES (ANOS DE IDADE) 1947 2002 JAPONESES 50,06 78,32 JAPONESAS 53,96 85,23
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DISTRIBUIÇÃO DE RENDIMENTOS POR FAIXA DE IDADE
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CARACTERÍSTICAS DOS “NOVOS” IDOSOS 1) Dão prioridade à vida privada 2) Têm sensibilidade de jovens 3) Estilo de vida: qualidade mais importante que títulos, classe social ou hierarquia 4) Gostam de estar elegantes 5) Imaginam-se e aparentam ser mais jovens 6) São atuantes 7) Comportam-se naturalmente segundo motivações 8) Se apegam às suas próprias concepções de valor 9) São sociáveis 10) São pessoas admiradas pelos mais jovens
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UTILIZAÇÃO DE COMPUTADORES
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UTILIZAÇÃO DE TELEFONES CELULARES
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OUTRAS CARACTERÍSTICAS DOS IDOSOS JAPONESES Experiência na seleção de produtos Compra o que necessita, agrada Produtos menos superficiais e mais autênticos Produtos que podem convergir em felicidade
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EM QUAIS SEGMENTOS OS IDOSOS GASTAM MAIS 1.Viagens 2.Saúde 3.Entretenimento 4.Para as relações humanas
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JAPÃO MERCADO EMERGENTE DE IDOSOS Oportunidade de negócios É oferecer produtos e serviços para propiciar o bem-estar ou aliviar as inquietudes e angústias
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O MERCADO EMERGENTES DE IDOSOS PROPICIAR BEM-ESTAR ALIVIAR INQUIETUDES EXPERIÊNCIAS INÉDITAS EXPERIÊNCIAS JÁ REALIZADAS Mercado de surpresas ( emoção) Mercado de re-habilitação (recuperação) Mercado de renascença (nostalgia) Mercado de diversão (agradável)
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DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 1. Vestuário
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DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 2. Alimentos
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DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 3. Habitação
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DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 4. Viagens
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DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 5. Aprendizagem
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DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 6. Automóveis
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DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 7. Informação
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DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 8. Saúde
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DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 9. Bem-estar
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DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 10. Paz, sossego e afeição
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DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 1. Vestuário 2. Alimentos 3. Habitação 4. Viagens 5. Aprendizagem 6. Automóveis 7. Informação 8. Saúde 9. Bem-estar 10. Paz, sossego e afeição
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Chave de sucesso em negócio Comprender os consumidores japoneses Criar e estabelecer trade-mark de destaque Importante ressaltar novamente a importância de:
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