A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Japão uma nova tendência de mercado. BALANÇA COMERCIAL ANO 1998 1999 2000 2001 2002 2003 TOTAL -6.624 -1.284 -753 2.651 13.126 24.831 US$ milhão C/ JAPAO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Japão uma nova tendência de mercado. BALANÇA COMERCIAL ANO 1998 1999 2000 2001 2002 2003 TOTAL -6.624 -1.284 -753 2.651 13.126 24.831 US$ milhão C/ JAPAO."— Transcrição da apresentação:

1 Japão uma nova tendência de mercado

2 BALANÇA COMERCIAL ANO 1998 1999 2000 2001 2002 2003 TOTAL -6.624 -1.284 -753 2.651 13.126 24.831 US$ milhão C/ JAPAO -1.069 -383 -489 -1.078 -250 -210 PARTICIPAÇAO (%) 4,3 4,6 4,5 3,4 3,5 3,2

3 IDENTIFICAÇÃO INICIAL DE SETORES COM POTENCIAL PARA A EXPORTAÇÃO AO MERCADO JAPONÊS

4 SETORES SELECIONADOS 1. Produtos agrícolas (Alimentos orgânicos) 2. Agroindústria (produtos naturais) 3. Calçados e produtos de couro 4. Madeira e mobiliário 5. Produtos de borracha 6. Farmacêuticos e cosméticos 7. Fashion goods (Joalheria, Vestuário) 8. Eletrônicos e componentes eletro-eletrônicos 9. Automóveis e autopeças 10. Software

5 ECONOMIA JAPONESA Recessão Lojas Abundantes em mercadorias Consumidores Procuram mercadorias que os atraem mas não encontram Comerciantes Não estão oferecendo as mercadorias que os consumidores procuram Fabricantes Obrigam-se a rebaixar os preços

6 Chave de sucesso em negócio Comprender os consumidores japoneses Criar e estabelecer trade-mark de destaque LEMBRE-SE Produto de excelente qualidade ou de tecnologia mais avançada não é suficiente

7 ENTENDA AS CARACTERÍSTICAS DO NOVO PERFIL CONSUMIDOR JAPONÊS

8 A Sociedade Envelhecida Características Idosos: com 65 anos ou mais  Sociedade em processo de envelhecimento 7% da população total são idosos  Sociedade envelhecida 14% da população total são idosos  Sociedade super envelhecida 21% da população total são idosos NOVO MERCADO CONSUMIDOR

9 França 115 anos Suécia 85 anos Reino Unidos 47 anos Alemanha 40 anos Japão 24 anos SOCIEDADE EM PROCESSO DE ENVELHECIMENTO SOCIEDADE ENVELHECIDA

10 Distribuição dos idosos por ano nos países industrializados

11 2002 23,63milhões 18,5% 2025 (projeções) 28,7% 2050 (projeções) 35,7% REPRESENTAÇÃO DA POPULAÇÃO DE IDOSOS JAPONESES

12 VIDA MÉDIA DOS JAPONESES (ANOS DE IDADE) 1947 2002 JAPONESES 50,06 78,32 JAPONESAS 53,96 85,23

13 DISTRIBUIÇÃO DE RENDIMENTOS POR FAIXA DE IDADE

14 CARACTERÍSTICAS DOS “NOVOS” IDOSOS 1) Dão prioridade à vida privada 2) Têm sensibilidade de jovens 3) Estilo de vida: qualidade mais importante que títulos, classe social ou hierarquia 4) Gostam de estar elegantes 5) Imaginam-se e aparentam ser mais jovens 6) São atuantes 7) Comportam-se naturalmente segundo motivações 8) Se apegam às suas próprias concepções de valor 9) São sociáveis 10) São pessoas admiradas pelos mais jovens

15 UTILIZAÇÃO DE COMPUTADORES

16 UTILIZAÇÃO DE TELEFONES CELULARES

17 OUTRAS CARACTERÍSTICAS DOS IDOSOS JAPONESES Experiência na seleção de produtos Compra o que necessita, agrada Produtos menos superficiais e mais autênticos Produtos que podem convergir em felicidade

18 EM QUAIS SEGMENTOS OS IDOSOS GASTAM MAIS 1.Viagens 2.Saúde 3.Entretenimento 4.Para as relações humanas

19 JAPÃO MERCADO EMERGENTE DE IDOSOS Oportunidade de negócios É oferecer produtos e serviços para propiciar o bem-estar ou aliviar as inquietudes e angústias

20 O MERCADO EMERGENTES DE IDOSOS PROPICIAR BEM-ESTAR ALIVIAR INQUIETUDES EXPERIÊNCIAS INÉDITAS EXPERIÊNCIAS JÁ REALIZADAS Mercado de surpresas ( emoção) Mercado de re-habilitação (recuperação) Mercado de renascença (nostalgia) Mercado de diversão (agradável)

21 DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 1. Vestuário

22 DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 2. Alimentos

23 DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 3. Habitação

24 DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 4. Viagens

25 DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 5. Aprendizagem

26 DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 6. Automóveis

27 DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 7. Informação

28 DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 8. Saúde

29 DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 9. Bem-estar

30 DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 10. Paz, sossego e afeição

31 DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES 1. Vestuário 2. Alimentos 3. Habitação 4. Viagens 5. Aprendizagem 6. Automóveis 7. Informação 8. Saúde 9. Bem-estar 10. Paz, sossego e afeição

32 Chave de sucesso em negócio Comprender os consumidores japoneses Criar e estabelecer trade-mark de destaque Importante ressaltar novamente a importância de:


Carregar ppt "Japão uma nova tendência de mercado. BALANÇA COMERCIAL ANO 1998 1999 2000 2001 2002 2003 TOTAL -6.624 -1.284 -753 2.651 13.126 24.831 US$ milhão C/ JAPAO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google