A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alex sandro gomes | 2008 Estratégia, Competição e Usabilidade Ou, ‘Como criar um serviço web 2.0 de sucesso?’

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alex sandro gomes | 2008 Estratégia, Competição e Usabilidade Ou, ‘Como criar um serviço web 2.0 de sucesso?’"— Transcrição da apresentação:

1 alex sandro gomes | 2008 Estratégia, Competição e Usabilidade Ou, ‘Como criar um serviço web 2.0 de sucesso?’

2 alex sandro gomes | 2008 Estratégia Três Pilares do Design

3 alex sandro gomes | 2008 Estratégia

4 alex sandro gomes | 2008 Competição “When competitive products provide similar functionality, usability engineering is vital for product acceptance.” (Shneiderman, 1998) Três Pilares do Design

5 alex sandro gomes | 2008

6

7 Evidências Poucos produtos de software brasileiros com alcance internacional Exportação de software representa apenas ± 5% do 16 Bi U$ –Meta de 5Bi U$ para 2010 Poucos profissionais de lida com envolvimento do usuário (UX) na indústria de software –Poucas empresas de IHC no Brasil

8 alex sandro gomes | 2008

9 Problema Poucas criatividade e interdisciplinaridade nos currículos –Disciplina 30 h.a em ±3.000 h.a = 0,01 % Emprego de metodologias de pesquisa –Validações ad hoc –Estudos do comportamento humano comprometidos

10 alex sandro gomes | 2008

11

12 Motivação Darwinismo Digital (quem) –95% dos produtos de informática não sobrevivem no mercado A indústria brasileira de software ainda não despertou para a relação entre usabilidade de software e valor dos produtos (Roselino, 2006)

13 alex sandro gomes | 2008 Usabilidade “Luckily, there are now program design teams who realize that the human is a vital component in the interactive system” (David Hohn, 1992)

14 alex sandro gomes | 2008 “Usability is a quality attribute that assesses how easy user interfaces are to use. The word 'usability' also refers to methods for improving ease-of-use during the design process”. –Jakob Nielsen, Usability 101

15 alex sandro gomes | 2008 ISO 13407

16 alex sandro gomes | 2008 +65.000 pesquisadores

17 alex sandro gomes | 2008 Conhecimentos Crença (belief) –Popular –Setorial Autoridade Racionalista Científico Artístico Folclore Ficção científica

18 alex sandro gomes | 2008

19 Tipos de Pesquisas Qualitativa: –EXPLORATÓRIA: identifica e define problemas e variáveis e define hipóteses. Quantitativa: –DESCRITIVA: características de situação; inferência de relações entre variáveis e a previsão de fenômenos. –EXPERIMENTAL OU CAUSAL: busca a resposta à causa de um fenômeno.

20 alex sandro gomes | 2008 Coleta de Dados

21 alex sandro gomes | 2008 PsicologiaSociologiaComputação IHC Pesquisa Quantitativa Comportamento...Poder... Requisitos e testes Pesquisa Qualitativa Comportamento...Poder... Requisitos e testes Computação

22 alex sandro gomes | 2008 Análise de contexto Protótipo Avaliação Pesquisa qualitativa, experimento, teste de hipóteses, estatística paramétrica, e não- paramétrica

23 alex sandro gomes | 2008

24 Este documento está sujeito a copyright. Todos os direitos estão reservados para o todo ou partes do documento. Em particular, os direitos de tradução, reprodução, reuso de figuras, citações, reprodução de qualquer forma, armazenagem em sistemas de informação, inclusive na Web, estão sujeitas a autorização prévia por escrito do autor. © Alex Sandro Gomes 2008 O uso de nomes registrados, marcas, figuras de outras publicações etc. neste documento não implica que estes objetos deixam de estar sujeitos às leis de proteção da propriedade intelectual aplicáveis. Portanto, mesmo sem indicação explícita, esses objetos não estão disponíveis para uso livre.


Carregar ppt "Alex sandro gomes | 2008 Estratégia, Competição e Usabilidade Ou, ‘Como criar um serviço web 2.0 de sucesso?’"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google