A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo e Distribuição do Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo e Distribuição do Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo e Distribuição do Trabalho
Quadro de Distribuição do Trabalho - QDT

2 QDT - Introdução Atribui-se ao termo organização uma série de idéias:
Sistema de comportamento de todos os participantes, incluindo relações formais e informais, relativos aos comportamentos individuais e grupais dos indivíduos que dela participam;

3 QDT - Introdução Empreendimento, com objeto e objetivos próprios, criado para realizar missões; Função do processo administrativo, isto é, agrupamento de atividades necessárias para se atingir os objetivos da empresa. Entretanto, não basta saber que existem atividades que devem ser feitas para que a empresa atinja seus objetivos.

4 QDT - Introdução É necessário estabelecer um paralelo com todas as atividades executadas, suas características, similaridade, etc.. Portanto, a organização expressa um meio de agrupar as atividades necessárias para a consecução dos objetivos, distribuí-las em unidades organizacionais, com autoridade para executá-las e responsabilidade pela eficiência e eficácia da execução.

5 QDT - Definição Ferramenta que estabelece as tarefas efetuadas dentro de uma determinada área, especificando quanto tempo é gasto por cada um dos funcionários na atividade total e individualmente. Ou seja, sua finalidade é avaliar a distribuição das atividades entre setores e as tarefas individuais de cada funcionário, tendo como instrumento básico o QDT.

6 QDT - Objetivos Distribuir, de forma balanceada, entre as unidades organizacionais, as tarefas; Redistribuir, de forma criteriosa e racional, as tarefas existentes; Funcionar como ferramenta de estudo da situação atual e de mudança para a situação desejada, quando da racionalização organizacional.

7 QDT - Objetivos Obtidos pelo uso da ferramenta
Identificar as atividades que consomem o tempo de cada um dos funcionários. Identificar as atividades que consomem o maior tempo de cada um dos funcionários. Definir quem faz o quê. Definir quantas horas totais no período (dia/semana/mês) cada funcionário dedica no trabalho.

8 QDT - Objetivos B. Derivados a partir de sua análise:
Definir a atividade mais importante. Estabelecer o fluxo da atividade principal. Verificar a fluência e continuidade da atividade principal. Identificar superposições de tarefas. Detectar sobrecarga ou ociosidade.

9 QDT – Fases da Análise Definição das tarefas individuais
(definir quem faz o quê e com que freqüência) Relacionar, por funcionário,o que faz, com que freqüência e quanto tempo gasta no trabalho. Preencher o formulário durante entrevista com o funcionário.

10 QDT – Fases da Análise B. Consolidação das Atividades
Após identificação das tarefas, deve-se agrupá-las em atividades: Grupos de Atividades de Menor Importância: - Aquelas que não precisam ser enumeradas individualmente – grupo denominado “diversos”.

11 QDT – Fases da Análise Grupos de Atividades de Maior Importância:
Atividades mais relevantes, relacionadas com o atendimento das principais necessidades empresariais. Qualificam, caracterizam e definem a nomenclatura das unidades organizacionais e dos cargos nos quais os funcionários estão alocados. Uma vez consolidadas as informações forma-se o conteúdo do Relatório de Consolidação de Atividades.

12 QDT – Fases da Análise C. Elaboração do QDT
O QDT é uma ferramenta que possibilita: Visão panorâmica das tarefas executadas; Análise comparativa tarefas x funcionários; Análise comparativa duração das tarefas; Capacidade profissional x eficiência; Equilíbrio volume trabalho executado; Grau de especialização das tarefas;

13 QDT – Fases da Análise Critério utilizado na distribuição do trabalho: natureza, similaridade ou complementaridade das tarefas; Existência de tarefas dispersas e/ou desconexas entre vários executores; Análise de forma global da distribuição do trabalho entre funcionários; Estabelecimento da situação ideal, racionalizando a distribuição de tarefas.

14 Análise do QDT Questões com relação a: Capacidade Profissional:
a.1 – Quanto ao equilíbrio entre capacidade profissional dos funcionários x tarefas; a.2 – Quanto ao manuseio de máquinas, equipamentos, ferramentas, etc. a.3 – Quanto à necessidade de treinamento.

15 Análise do QDT b) Concentração das Tarefas x Especialização dos Funcionários: b.1 – Quanto à concentração de tarefas; b.2 – Quanto à especialização de funcionários. c) Compatibilidade das Tarefas Executadas: c.1 – Quanto à compatibilidade das tarefas atribuídas aos funcionários; c.2 – Quanto à conveniência de se atribuírem aos funcionários tarefas não compatíveis.

16 Análise do QDT d) Equilíbrio de Trabalho dos Funcionários:
d.1 – Quanto à carga de trabalho de cada funcionário; d.2 – Quanto às tarefas cíclicas; e) Duração de Tarefas e Atividades: e.1 – Quanto ao tempo consumido; e.2 – Quanto ao equilíbrio entre tempo gasto, atividades e importância da execução das tarefas;

17 Análise do QDT e.3 – Quanto à prioridade de execução das tarefas;
e.4 – Quanto aos tempos desnecessários ou mortos; e.5 – Quanto à duração do relacionamento formal. f) Participação relativa das tarefas no total do tempo gasto pelos funcionários: f.1 – Quanto à participação relativa das tarefas f.2 – Quanto à distribuição das tarefas

18 Resumindo a Análise Que atividades tomam mais tempo?
Existe esforço mal empregado? Estão as aptidões/qualificações adequadas? Existem funcionários executando várias tarefas desconexas? Existem funcionários super-especializados? Existem funcionários executando a mesma tarefa? Está o trabalho distribuído eqüitativamente?

19 Vantagens Visão imediata das atividades executadas e de quem as executa; Facilita a análise comparativa da participação de cada integrante no todo; Aponta imediatamente desequilíbrio na distribuição das tarefas; Fácil aplicação, entendimento e uso.

20 Estrutura Básica para Montagem de QDT
O quê Como Por quê Quem Onde Está sendo feito? Fazer desta forma? Faz? Toma mais tempo? Pode ser melhorado? Gastar menos tempo? Gasta mais tempo? Há mais perda de tempo? É prioritário? Pode ser classificado? Classificar? Classificou como tal? É prioritária? É mais importante? Avaliar? É o mais importante? Idem


Carregar ppt "Estudo e Distribuição do Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google