A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos de Trabalho Representa a forma de processamento que melhor se adapta à natureza do trabalho, objetivando conduzir as atividades individuais para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos de Trabalho Representa a forma de processamento que melhor se adapta à natureza do trabalho, objetivando conduzir as atividades individuais para."— Transcrição da apresentação:

1 Métodos de Trabalho Representa a forma de processamento que melhor se adapta à natureza do trabalho, objetivando conduzir as atividades individuais para um maior rendimento da capacidade produtiva e, com menor esforço operacional, menores custos, menores riscos, menor tempo etc.

2 DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO
Avaliar a distribuição das atividades entre os setores; Criticar a carga de trabalho de cada setor; A análise da distribuição do trabalho é realizado por meio do Quadro de Distribuição do Trabalho - QDT .

3 DEFINIÇÃO DO QDT É O INSTRUMENTO QUE DESCREVE AS TAREFAS DESENVOLVIDAS DENTRO DE UMA ÁREA, ESPECIFICANDO O TEMPO GASTO ENTRE OS PARTICIPANTES EM TAL ATIVIDADE.

4 OBJETIVOS Identificar as atividades executadas pelos funcionários;
Quantificar as atividades executadas pelos funcionários; Definir quem faz o quê; Identificar a tarefa desenvolvida mais importante; Estabelecer o fluxo da atividade principal; Verificar a fluência do processo produtivo; Detectar sobrecarga ou ociosidade de trabalho; Analisar o fracionamento do trabalho; Analisar a compatibilização dos cargos e funções; Analisar a formação do pessoal com a tarefa efetuada

5 Visa identificar claramente:
FASES DO QDT 1ª FASE - DEFINIÇÃO DE TAREFAS INDIVIDUAIS Visa identificar claramente: 1. Quem faz o quê; 2. Qual a frequência; 3. Quantidade de tempo gasto.

6 FASES DO QDT 2ª FASE - CONSOLIDAÇÃO DAS ATIVIDADES
O objetivo principal é a definição das atividades, o tempo total gasto em cada uma, o desdobramento em tarefas, a participação de cada funcionário e o tempo gasto na elaboração de cada atividade.

7 FASES DO QDT 3ª FASE - ELABORAÇÃO DO QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO Listar todas as atividades desenvolvidas pela área em estudo por ordem decrescente de importância, aparecendo, assim, as menos importantes em último lugar; Alocar, a seguir, para cada atividade, o total semanal (ou na frequência que tenha sido estabelecida) de horas gastas; Especificar uma a uma todas as tarefas que compõem a atividade em estudo, separadas por funcionário envolvido; Fornecer o total de horas semanais que o funcionário gasta em cada tarefa; Somar as horas semanais de cada trabalho; Observar que a soma das horas semanais dos funcionários seja igual ao total de horas semanais alocado para aquela atividade.

8 FASES DO QDT 4ª FASE - ANÁLISE DO QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO
Fator tempo; Fator capacidade profissional; Equilíbrio entre o volume de trabalho dos colaboradores; Possibilidade de simplificação; Fator custo.

9 VANTAGENS Visão panorâmica das atividades executadas por uma área e de quem a executa; Facilidade na análise comparativa de participação de cada integrante num todo que com outro instrumento poderia ser difícil; Aponta imediatamente desequilíbrios na distribuição das tarefas dentro de uma área; Instrumento de fácil aplicação, entendimento, uso e simples em sua apresentação; A simplicidade facilita a inclusão de informações que num determinado momento ou área específica sejam necessárias.

10 DESVANTAGENS As informações oferecidas são quantitativas, numéricas apenas, e o analista, eventualmente, pode esquecer que existem as relações entre as pessoas no momento em que elas se unem para desenvolver um trabalho; Tarefas e atividades muito complexas não são passíveis de análise no QDT, pois sua vantagem maior é quando a tarefa inteira pode ser sintetizada numa única folha; A melhor maneira é sempre uma escala de valor pessoal e subjetiva, o que é melhor para um pode não ser para outros.

11

12

13


Carregar ppt "Métodos de Trabalho Representa a forma de processamento que melhor se adapta à natureza do trabalho, objetivando conduzir as atividades individuais para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google