A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise e descrição de cargos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise e descrição de cargos"— Transcrição da apresentação:

1 Análise e descrição de cargos
Qual a sua importância para as organizações?

2 Cargo Surgiu na Administração científica, onde o trabalho passou a exigir especializações .Para se criar o cargo, é necessário descrever e analisar estes cargos. Sem os cargos ficaria difícil o cumprimentos dos objetivos da organização. É uma unidade da organização que consiste em um grupo de deveres e Responsabilidades que o tornam separados e distintos de outros cargos (CHIAVENATO, 2004). É a composição de todas aquelas atividades desempenhadas por uma Única pessoa e que ocupam um lugar formal no organograma.

3 Descrição do cargo Enumerar tarefas ou atribuições que compõem um cargo. É um levantamento escrito dos principais aspectos significativos do cargo e dos deveres e responsabilidades envolvidos. IDENTIFICAÇÃO: Título do cargo: ____________________________________________________________ Departamento: _____________________________________________________________ Reporta-se: ________________________________________________________________ DESCRIÇÃO SUMÁRIA: DESCRIÇÃO DETALHADA: ( tarefas ou atribuições: diárias, semanais, anuais e esporádicas)

4 Análise do cargo Feita a descrição do cargo (conteúdo do cargo) segue-se a análise do cargo(requisitos/exigências que o cargo impõe a seu ocupante). Estas exigências concentram-se em 4 áreas de requisitos: REQUISITOS MENTAIS REQUISITOS FÍSICOS RESPONSABILIDADES ENVOLVIDAS CONDIÇÕES DE TRABALHO Cada requisito é dividido em vários fatores de especificações.

5 Fatores de especificações:
Requisitos mentais Fatores de especificações: 1- INSTRUÇÃO ESSENCIAL 2- EXPERIÊNCIA ANTERIOR 3- ADAPTABILIDADE AO CARGO 4- INICIATIVA NECESSÁRIA 5- APTIDÕES NECESSÁRIAS Aptidões –são os talentos naturais que todos guardam dentro de si (NIETZSCHE). O termo aptidão tem várias acepções: pode ser a denominação da inteligência por exemplo, mas, em geral, é empregado para definir aptidões específicas não intelectuais (sociais e motoras por exemplo). Principais tipos de aptidões: fluência verbal, memória, representação espacial ,habilidade numérica, habilidade manual e habilidade motora.

6 Responsabilidades envolvidas
Requisitos físicos 1- ESFORÇO FÍSICO NECESSÁRIO 2- CONCENTRAÇÃO VISUAL 3- DESTREZA OU HABILIDADE(no sentido de agilidade com as mãos,força, velocidade e resistência). 4- COMPLEIÇÃO FÍSICA NECESSÁRIA(aspecto físico de uma pessoa .Ex: gordo, magro, alto, etc). Responsabilidades envolvidas 1- SUPERVISÃO DE PESSOAL 2- MATERIAL, FERRAMENTAL OU EQUIPAMENTO 3- DINHEIRO, TÍTULOS OU DOCUMENTOS 4- CONTATOS INTERNOS OU EXTERNOS 5- INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS Condições de trabalho 1- AMBIENTE DE TRABALHO 2- RISCOS

7 “Métodos de descrição e análise de cargos”
Os métodos amplamente utilizados costumam ser os seguintes: 1-OBSERVAÇÃO DIRETA 2-QUESTIONÁRIO 3-ENTREVISTA DIRETA 4-MÉTODOS MISTOS Método da observação direta: A atuação do analista é ativa e a do ocupante do cargo é passiva; Registro dos pontos-chave de sua observação na folha de análise de cargos; Método ideal para cargos simples e repetitivos. Método do questionário: A atuação do analista é passiva e o ocupante do cargo é ativa; Colheita dos dados através do questionário.

8 Métodos de descrição e análise de cargos
Método da entrevista: O analista de RH conduz a entrevista com o ocupante do cargo ou com seu chefe através de perguntas e respostas verbais; É o método de melhor qualidade e que proporciona melhor rendimento na análise, pela reunião normatizada e racional dos dados; Método sem contra-indicação: pode ser aplicado a qualquer tipo ou nível de cargo. Métodos mistos: Questionário e entrevista com o ocupante do cargo; Questionário com o ocupante e entrevista com superior; Questionário e entrevista, ambos com o superior; Observação direta com o ocupante e entrevista com o superior; Questionário e observação direta; Questionário com o superior e observação direta com o ocupante.

9 BIBLIOGRAFIA DESSLER, Gary. Administração de Recursos Humanos.
CHIAVENATO, Idalberto. O capital humano das organizações. São Paulo 8ª ed. Atlas: 2004. ATIVIDADE INDIVIDUAL Fazer uma análise e descrição do cargo através dos métodos de entrevista e questionário com um gestor de sua empresa. * Trabalho escrito e apresentação da análise e descrição do cargo(tradicional).


Carregar ppt "Análise e descrição de cargos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google