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Secretaria de Estado de Educação

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Apresentação em tema: "Secretaria de Estado de Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria de Estado de Educação
FEVEREIRO

2 Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Estado do Rio de Janeiro
O Brasil tem investido muito nos últimos anos em educação básica como base de sustentação do crescimento do país. Entretanto, observando o desempenho do Estado do Rio de Janeiro no contexto atual do ensino no Brasil, podemos visualizar um problema: o Baixo Desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos Ensinos Fundamental I, Fundamental II e Médio. Comentar que o Estado do Rio de Janeiro ficou em penúltimo lugar no ranking do IDEB do Brasil. Reforçar que o programa de edução do estado do Rio de Janeiro proporcionará mudanças na estrutura, no ensino e no dia-a-dia em sala de aula. As novas políticas públicas contemplam a atualização e valorização dos professores, construção de novas escolas, melhoria na infra-estrutra das escolas já exitentes, currículo mínimo para cada disciplina, entre outros. Com o intuito de elevar o patamar de seu desempenho, a Secretaria de Estado de Educação está adotando políticas públicas voltadas à melhoria dos resultados da educação frente ao atual cenário. Fonte IDEB:

3 Diretrizes Estratégicas
Para alcançar a Visão de Futuro e as metas estabelecidas, estão sendo planejadas ações e a gestão na ponta auxiliará o seu alcance. Por meio do trabalho de gestão nas escolas, será possível auxiliar diretamente o Estado a alcançar as suas metas e melhorar resultados na atividade-fim, ou seja, resultado do processo ensino-aprendizagem, traduzido nos resultados de IDEB (incluindo Prova Brasil, SAEB e fluxo), SAERJ, entre outros. + Diretrizes Estratégicas Visão de Futuro “ Ser referência de bons resultados educacionais no cenário nacional e internacional.” Relembrar que a meta estabelecida pela SEEDUC é de que o estado do RJ deverá estar entre o 5 melhores estados na avaliação do IDEB em Para alcançar este resultado, será utilizada a GIDE que é um sistema de gestão baseado no método PDCA. O método consiste em 4 etapas: planejamento, onde é identificado o problema e é feito o plano de ação, execução das atividades contidas no plano, controle dos resultados e ação sobre os resultados alcançados, padronizando as boas práticas e analisando e corrigindo desvios. A meta do IDEB para o Estado do Rio de Janeiro: Estar entre os 5 melhores estados em 2013

4 Metas SEEDUC Para que o Estado consiga estar entre as 5 melhores posições no IDEB, foram definidas metas para todos os níveis do sistema educacional (Secretaria, Regionais Pedagógicas e Administrativas e Escolas). Para o alcance dessas metas, medidas serão definidas a fim de alcançar o resultado desejado. O fluxo de desdobramento das metas contribuirá para atingir a visão estratégica da SEEDUC envolvendo todos os colaboradores, que serão, portanto, co-responsáveis pelo alcance das metas. Reforçar que toda a comunidade escolar é responsável pelo atingimento das metas, independente da função.

5 Todos focados no mesmo objetivo
Para que a Rede Estadual do Rio de Janeiro desempenhe com sucesso a missão de garantir que todo estudante conclua a Educação Básica na idade adequada, dominando as competências e habilidades esperadas para esta etapa de ensino, é necessário que todos entendam seu papel e a responsabilidade nos resultados da Rede. Será preciso um esforço coletivo. Todos terão sua parcela de responsabilidade na melhoria destes resultados. Reforçar que todos devem se comprometer e aderir ao projeto. Para alcançar os resultados esperados é preciso que a comunidade escolar realize projetos e trabalhos alinhados com as metas da escola ao invés de fazer trabalhos isolados.

6 Poucos alunos alfabetizados no tempo adequado
Ouve-se muito falar em Gestão na Área Educacional… Gestão é organizar os meios para atingir os fins. Metas, portanto, só devem ser estabelecidas nos fins e nunca nos meios. Baixo IDEB Aulas pouco atrativas Quadra coberta Poucos alunos alfabetizados no tempo adequado Recuperação de alunos Pais na escola O problema é um só: o desempenho dos alunos – o restante é meio. FIM: resultados do processo ensino aprendizagem. 6

7 Desta forma, a GIDE será implementada na rede, em 2011, como o meio que as escolas irão adotar para alcançar melhores resultados. Resultados (FIM): Aumento do aproveitamento Redução do abandono Aumento das notas em avaliações estaduais e nacionais Método = Caminho para atingir metas (melhorar resultados)

8 Gestão Integrada da Escola
O Sistema GIDE engloba as dimensões pedagógicas, estratégicas e gerenciais. É orientada pelo método PDCA e balizada pelo indicador gerencial IFC/RS. Método PDCA + Gestão Integrada da Escola + Pilares de Sucesso Cada ponta do pilar é essencial para o atendimento da meta.

9 GIDE – Gestão Integrada da Escola
Sistema de Gestão para as Escolas, que integra os aspectos políticos, estratégicos e gerenciais inerentes à área educacional, com foco em resultados da atividade-fim, processo ensino-aprendizagem. Desta forma, a GIDE tem por objetivo melhorar significativamente os resultados da escola, tendo como referência as metas do IDEB, ENEM, Avaliações Estaduais entre outras. Relembrar que a GIDE não é apenas mais um projeto dentro da escola. A GIDE é um sistema gerencial avançado, que fala a língua da escola, testado no alcance da melhoria dos resultados. Fonte: Gestão Integrada da Escola Autoria: Maria Helena de Pádua Godoy / Izabela Lanna Murici

10 Estratégias e Planos de Ação
Integração da GIDE - Desafio Pedagógico Para que seja possível sair da situação que temos para a que queremos, é necessário implementar o que está sendo proposto e acompanhar sistematicamente, tomando ações corretivas quando necessário e padronizando as práticas de sucesso. MARCO DOUTRINAL (O QUE QUEREMOS) 2 CAMINHO MARCO SITUACIONAL DESENVOLVIMENTO Metas 5 1 (O QUE TEMOS) 3 MARCO OPERATIVO (DIRETRIZES) Acontecimentos fora do esperado (tanto bons quanto ruins) devem ser registrados e não escondidos. Marco situacional = real ; marco doutrinal = ideal ; marco operativo = caminho. DIAGNÓSTICO 6 4 DESENVOLVIMENTO Estratégias e Planos de Ação Análise de resultados Análise estratégica

11 Ao implementar a GIDE, as escolas terão como principais benefícios:
Redução do trabalho, dispersão de energia e talento nas escolas com a implementação de um instrumento de gestão; Conversão do esforço da equipe escolar para o aluno; Implementação do gerenciamento científico baseado em fatos e dados; Identificação correta e precisa dos fatores que influenciam negativamente os resultados da escola e que precisam ser trabalhados (Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social – IFC/RS). Antes da leitura do slide, perguntar ao grupo: “Quem aqui nunca teve a sensação de frustração após ter trabalhado um ano e concluir que os resultados da escola não foram os melhores? Ou mesmo, quem nunca se sentiu como se tivesse nadado o máximo que pôde e ter morrido na praia?”.

12 O Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social - IFC/RS
O indicador gerencial utilizado na GIDE é o IFC/RS e, com sua aplicação, a escola estará apta a obter informações necessárias a uma análise consistente e profunda sobre seus resultados, sobre o processo ensino-aprendizagem e meios relativos à vertente ambiental. Definir metas para as variáveis. Serão trabalhados como ações para melhorar resultados. IFC/RS Variáveis relativas a resultados (45%) Variáveis relativas a condições ambientais (Ambiente da qualidade na escola) (25%) Variáveis relativas ao ensino-aprendizagem (Meios que influem fortemente nos resultados) (30%) Ressaltar que o IFC/RS mensura o resultado da escola e indica que meios precisam ser trabalhados para melhorar o resultado fim. Além disso, enfatizar que o IFC/RS está correlacionado com o IDEB (os mesmo critérios que são utilizados para medir para o IDEB são os mesmos do IFC/RS), ou seja, a medida que o IFC/RS aumenta, o resultado do IDEB tende a aumentar proporcionalmente.

13 Importância da aplicação do IFC/RS
O IFC/RS é um raio X da escola. Permite a identificação correta, rápida e precisa dos fatores que influem nos resultados. Ainda que sua coleta pareça trabalhosa e detalhada, a intenção é que a sua utilização crie na escola uma cultura de registro de seus principais dados/informações, dando-lhe oportunidade de se conhecer melhor e agir assertivamente, melhorando seus resultados. É imprescindível que os dados estejam de acordo com a realidade da escola. Isso garante que o plano de ação ataque as causas reais do problema.

14 Após a coleta do IFC/RS e preenchimento da árvore, a escola estabelecerá metas baseadas nas variáveis da Dimensão resultados e as metas globais (IDEB, IFC/RS) “Uma Meta é um gol. Um ponto a ser atingido no futuro.” (Prof. Vicente Falconi).

15 Definição de Metas TODA META deve ser estabelecida sobre os FINS e nunca sobre os meios.

16 Tendo como base a Árvore do IFC/RS, a escola deve priorizar as variáveis críticas (causas fundamentais) da dimensão ensino aprendizagem que serão trabalhadas no plano de ação. . . 16

17 Planos de Ação Quando se quer atingir metas, é importante planejar algumas ações para alcançar os resultados desejados. Este conjunto de ações é chamado PLANO DE AÇÃO. Considerando-se a objetividade e precisão do diagnóstico do IFC/RS, a elaboração do plano de ação será baseada nas variáveis críticas da Dimensão Ensino-Aprendizagem e da Dimensão Ambiental. São previstos dois planos de ação: >> Plano da Dimensão Ensino-Aprendizagem: composto por contramedidas relativas às variáveis críticas da Dimensão Ensino-Aprendizagem diagnósticas no IFC/RS. >> Plano da Dimensão Ambiental: composto pelos encaminhamentos identificados por meio da aplicação do Padrão Mínimo da Dimensão Ambiental e por contramedidas relativas às variáveis críticas da Dimensão Condições Ambientais do IFC/RS. O plano da dimensão ambiental está ligado ao programa de 5S, que não implica apenas na limpeza e organização do ambiente, mas também na mudança de cultura da comunidade escolar com a sua prática. É na dimensão ensino-aprendizagem que estão as causas que mais impactam na dimensão resultados da escola.

18 A GIDE será disseminada em toda a rede por meio de gestores multiplicadores
Para realizar a multiplicação, orientação e acompanhamento da GIDE, foram capacitadas na metodologia em torno de 250 profissionais da rede. O fluxo de resultado é contrário ao fluxo de multiplicação, ou seja, os resultado partirão das escolas até chegar à SEEDUC. O acompanhamento ocorrerá em todos os níveis, desde a escola, passando pelas regionais e chegando à Secretaria de Estado de Educação. Cada esfera irá definir ações para contribuir e apoiar as escolas.

19 Vamos lembrar sempre: As pessoas precisam se sentir parte da mudança para realizarem as novas práticas. Reforçar que acreditar na mudança é o começo do caminho para fazer parte dela.

20 AGRADECEMOS A PARTICIPAÇÃO DE VOCÊS!


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