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Pequena revisão e alguns conselhos
MS Word Pequena revisão e alguns conselhos
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Aspectos Gerais Objectivo: Minimizar o tempo de concepção e formatação de um documento Principais assuntos a abordar: Formatação de parágrafos Tabulações Numeração Imagens e Tabelas Estilos Índices Cabeçalhos e Rodapé MS Word
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Formatação de parágrafos
Muito Importante – Nunca se deve inserir quebra de linha ( Enter ) para ganhar espaço entre parágrafos. A quebra de linha serve para indicar que acabou um paragrafo. Quando queremos ter espaço, antes e depois do paragrafo, usamos o espaçamento antes e o espaçamento depois. Quando queremos que um paragrafo comece mais para dentro ou acabe mais cedo, nunca usamos o espaço, usamos: Avanço da esquerda Avanço da direita Avanço da 1º linha Avanço da restantes linhas MS Word
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Tabulações Menu Format - Tabs
Usar o Tabulador para inserir texto alinhado segundo linhas verticais No Tab Stop Position (Marca de tabulação), colocar-se o valor numérico que pretendermos, usando como referencia a régua por cima da página. Cada tabulador pode ter diferentes tipos de alinhamento (esquerda, centro, direita, barra ou decimal - alinha pelo algarismo das unidades). É também possível preencher automaticamente com caracteres: Com pontinhos, com sublinhado, sem nada. MS Word
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Numeração e Marcas Escrever o texto todo
Seleccionar o texto pretendido Menu Format – Bullet and Numbering Escolher o pretendido Em cada paragrafo, usar o botão de increase Indent (aumentar avanço) para pôr-mos no lugar pretendido Exemplo: Lugar 1 Cidade Nome Neste exemplo no segundo paragrafo usamos o botão increase Indent para dizer que era um tópico secundário. A numeração ajusta-se automaticamente MS Word
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Imagens e Tabelas Nas tabelas:
Ao pôr-se uma imagem num documento word, a imagem fica em modo In line with text, o modo square é o melhor para posicionar a imagem Nas tabelas: Ter cuidado com a formatação das células ( Alinhamento vertical e horizontal ) Merge Cell (juntar duas ou mais células ) Inseri tabelas dentro de tabelas. MS Word
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Estilos Os estilo é a maneira de guardar a formatação ( Caracteres, parágrafos, tab , etc) num nome, de modo a que podemos rapidamente usar essa formatação no texto. Para documentos de várias páginas Ganha-se muito tempo Ter cuidado ao copiar texto da web ( vem muito desformatado e muitas vezes com tabelas ) Quando temos o texto associado a um estilo, basta fazer uma alteração no estilo que o texto reflecte logo essa alteração MS Word
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Estilos Por defeito está em Normal.
Nos Estilos podemos formatar tudo que pretendemos e que conseguimos no Word MS Word
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Índices Gerais Para fazer um índice temos:
Todas as palavras ou frases que queremos que apareça no índice tem de ficar nos estilos Heading 1, Heading 2, Heading 3, etc… A escolher do heading depende da hierarquização . No menu Insert – Reference – Index and Tables – Table of Contents MS Word
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Índice de Imagens Pôr a legenda nas imagens ( botão do lado direito e Caption ou Menu Insert – Reference – Caption) Se quisemos uma nova etiqueta – New label – e escrevemos a nova etiqueta Depois escrevemos a seguir ao numero, o numero aparece automaticamente. Nunca escrevemos o numero MS Word
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Índice de Imagens Se a imagem estiver no modo square, temos de:
Seleccionar a legenda Botão do lado direito Format text box Tab Text Box Convert to Frame. MS Word
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Indice de Imagens, Tabelas ou Gráficos
No menu Insert – Reference – Index and Tables – Table of Figures Escolher a Caption Label que queremos MS Word
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Cabeçalhos e Rodapés Cabeçalhos e rodapés diferentes para páginas pares e impar Cabeçalhos e rodapés diferentes para a primeira página Secções Para criar uma secção: Menu File Page Setup Tab Layout Cursor tem de estar na página anterior à que queremos que comece uma secção nova Section Start – continuous Apply to: This point forward MS Word
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Cabeçalhos e Rodapés No cabeçalho ou rodapé da nova secção
Carrega-se no botão Same as previous para desactivar a ligação ao cabeçalho e rodapé anterior. MS Word
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Notas de Rodapé ou fim de documento
Menu Insert Reference Footnote Notas de rodapé Notas de fim de documento MS Word
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