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Gilmar Silva de Andrade

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Apresentação em tema: "Gilmar Silva de Andrade"— Transcrição da apresentação:

1 Gilmar Silva de Andrade
Palestra: “Liderança e Gestão Organizacional” Palestrante: Gilmar Silva de Andrade

2 “Liderança e Gestão Organizacional”
Palestra “Liderança e Gestão Organizacional” FEATI – Ibaiti – Paraná Dia 22 de outubro de 2010 19h

3 Gilmar Silva de Andrade,
Palestrante Gilmar Silva de Andrade, Administrador, especialista em Organização e Planejamento, Recursos Humanos, Administração Pública, Qualidade e Produtividade e mestre em Administração. Atualmente é Professor e coordenador dos cursos de MBA em Planejamento e Gestão de Negócios, Gestão de Empresas de Alimentação, Liderança e Gestão Organizacional, Gestão Estratégica de Projetos, Gestão da Tecnologia da Informação e Business Inteligence da Universidade Positivo. Consultor de empresas na área de Mudança Organizacional, Recursos Humanos, Sistemas da Qualidade, Conselheiro e Diretor de Eventos do CRA-PR.

4 Introdução Ambiente cada vez mais turbulento e competitivo
Adaptação contínua das organizações passou a ser um questão de sobrevivência Pressão pela transformação organizacional passa ser uma constante

5 Introdução Diferencial competitivo é tudo aquilo que torna a sua empresa “ÚNICA” aos olhos do cliente ou tudo aquilo que torna você “DIFERENTE” aos olhos do seu chefe.

6 Introdução não adianta você ter um monte de diferenciais que só são percebidos por você. Um diferencial que ninguém nota não é diferencial. Um diferencial só é diferencial se o seu cliente ou seu chefe“perceber” estas vantagens.

7 Introdução A gestão de pessoas deve:
Estimular e oferecer suporte para preparar agentes de mudança; gerar lideranças que inspirem e facilitem a transformação contínua; avaliar o papel dos líderes como transformadores da sua realidade.

8 Introdução E as organizações: Como estão estruturadas?
Como estão os relacionamentos? Como estão os processos? Como está o clima organizacional? Como estão os resultados? Como estão as pessoas?

9 Organização Ambiente Externo LÍDER GESTOR ORGANIZAÇÃO GERENTE CHEFE
FINANÇAS RH ORGANIZAÇÃO MARKETING PRODUÇÃO GERENTE CHEFE Ambiente Interno

10 Um Novo Conceito de Gerente Gerente é aquele que obtém resultados por meio da equipe. A função da gerência é tornar o grupo integrado e produtivo. É um equívoco comum os gerentes tornarem-se habilidosos executores. A ação dinâmica e inovadora levará a organização ou a empresa ao crescimento.

11 Um Novo Conceito de Gerente
Hoje, enfatiza-se a pessoa humana como principal capital de uma empresa. Espera-se que um gerente reúna as seguintes habilidades: cognitiva; humana; organizacional; estratégica.

12 Habilidade cognitiva:
Um Novo Conceito de Gerente Habilidade cognitiva: conhecimento especializado; técnicas; normas; e procedimentos, expressos na capacidade profissional

13 Um Novo Conceito de Gerente Habilidade humana:
condições para o perfeito relacionamento interpessoal e intergrupal; a forma como você se relaciona com a sua equipe, com seu cliente, paciente, pessoas que trabalham na organização.

14 Habilidade organizacional:
Um Novo Conceito de Gerente Habilidade organizacional: compreensão da organização como realidade global ou sistêmica, filosofia missão objetivos metas cultura e clima organizacional

15 Habilidade estratégica
Um Novo Conceito de Gerente Habilidade estratégica Condições para fazer funcionar a organização como um todo sistêmico, dentro de uma perspectiva de: Longo; médio: e curto prazos, de maneira a combinar as três habilidades anteriores, considerando: a realidade do negócio; o cenário; as exigências da conjuntura; e as projeções para o futuro.

16 Variam em razão do perfil psicológico do líder.
Estilos de Gerência ou Estilos de Liderança Variam em razão do perfil psicológico do líder. Independe propriamente da função que exerce. Dentre os mais comuns, podemos identificar três estilos: autocrático; liberal; democrático.

17 Autocrático Estilos de Gerência ou Estilos de Liderança Centralizador;
fixa diretrizes sem considerar opiniões da equipe; determina qual a tarefa que cada um deverá executar; define quem será o companheiro de trabalho; é “dominador”dos elogios e “repassador”.

18 Liberal Estilos de Gerência ou Estilos de Liderança
É aquele que dá total liberdade a equipe para tomar decisões; participa minimamente do processo; deixa a divisão de tarefas por conta da equipe; não costuma avaliar ou regular o curso da ações.

19 Estilos de Gerência ou Estilos de Liderança Democrático
É o que provoca e estimula a equipe ao debate. Orienta sem imposições. Deixa que o próprio grupo esboce as providências técnicas para atingimento das metas. Restringe-se ao aconselhamento.

20 As Exigências de um Mercado
Competitivo O desenvolvimento tecnológico e a crescente concorrência têm gerado: alterações significativas nos hábitos das pessoas; o mercado passou a ser mais exigente; essa exigência se reflete em “imposições” sobre o comportamento das organizações; o nível de cobrança é maior e a fidelidade não é garantida.

21 As Exigências de um Mercado
Competitivo Para atender essa nova realidade, as empresas precisam: acelerar o ritmo e se mover com maior destreza no mercado; cada vez mais de gestores eficientes; por outro lado um mercado competitivo não admite um gestor: eficiente ortodoxo; fiel seguidor dos métodos preestabelecidos.

22 As Exigências de um Mercado
Competitivo Hoje, o que se procura: profissionais com duas condições primordiais: criatividade e habilidade para tratar com pessoas de todos os tipos em todos os níveis da organização e em situações bastante especiais.

23 As Exigências de um Mercado
Competitivo As empresas querem gestores que: saibam escolher adequadamente as pessoas que irão trabalhar com ele; é preciso que o líder tenha a medida exata das suas necessidades; saibam educar e desenvolver continuamente os seus liderados; manter a equipe sempre pronta a novos desafios;

24 As Exigências de um Mercado
Competitivo As empresas querem gestores que: consigam o comprometimento sincero dos liderados; Sejam hábeis em motivar, elevando a auto-estima e o sentimento de realização das pessoas da equipe; Saibam monitorar e avaliar as pessoas da equipe com o propósito de assegurar elevados níveis de desempenho;

25 As Exigências de um Mercado
Competitivo As empresas querem gestores que: Saibam como retroagir imediata, segura e corretivamente quando necessário; Saibam recompensar para reforçar o desempenho eficiente dos liderados, usando de critérios justos na distribuição de ganhos de produtividade

26 Mudar para ser Mais Competitivo Programa de Mudança nas organizações ou na empresa, se traduzirá num “pacote” de medidas, cujo objetivo é realinhá-la às exigências de novo ambiente, cada vez mais competitivo.

27 Mudar para ser Mais Competitivo “O homem tende a agarrar-se ao conhecido, quando uma nova proposta significa para ele algo nebuloso e ameaçador.”

28 Resistência a Mudança Mudar para ser Mais Competitivo
A insegurança está por trás de toda a resistência. A sabedoria está em transformar a insegurança em desafio. Despertar no homem a procura do novo, motivando-o à experimentação e à descoberta.

29 Sem ousar não há o realizar.
Mudar para ser Mais Competitivo Sem ousar não há o realizar. Prevenir a resistência à mudança é uma questão de estratégia educacional. Atuar preventivamente sobre as causas da resistência.

30 Mudar para ser Mais Competitivo Crescimento e mudança Condena-se ao declínio a empresa que não cuida de, pelo menos manter-se percentualmente igual à taxa de crescimento do mercado.

31 É essencial planejar o crescimento.
Mudar para ser Mais Competitivo É essencial planejar o crescimento. Fixar objetivos a curto, médio e longo prazo; Manter flexibilidade necessária à observância das peculiaridades conjunturais.

32 É fruto das situações excepcionalmente favoráveis de mercado.
Mudar para ser Mais Competitivo O crescimento não planejado quase sempre redunda em “crescimento ilusório” É fruto das situações excepcionalmente favoráveis de mercado. Oportunidades situacionais que geram “euforia do êxito”.

33 Competências Requeridas
para o Gestor Gestão de Pessoas Gerar no cliente a percepção de qualidade diferenciada. Para isso depende da correta postura e da competência das pessoas da organização. Focalização da eficácia em todas as áreas da organização. A moderna gestão de pessoas deve disponibilizar para todos os mesmos princípios, estratégias e oportunidades compartilhando a responsabilidade pelos sucessos ou fracassos da organização.

34 Competências Requeridas
para o Gestor Comprometimento com o sucesso O compromisso pelo sucesso deve ser compartilhado com todos. A maioria dos fracassos na implementação de medidas gerenciais, pode ser creditado a falta de confiança na equipe. Para a implementação efetiva de qualquer estratégia é necessário um esforço coordenado e abrangente de todos.

35 Conclusão Competir através de diferenciais significa basicamente duas coisas: FOCO NO SEU ALVO (seu cliente ou seu chefe); e FOCO NA DIVULGAÇÃO DESTE DIFERENCIAL. Você deve ter em mente aquilo que é importante pra quem vai comprar o seu produto ou serviço e deve ser muito competente na hora de divulgar o seu diferencial.

36 Conclusão A orientação pra começar a competir deve ser sempre a seguinte: ENTRE NA CABEÇA DAS PESSOAS! PERCEBA O QUE É IMPORTANTE PRA ELAS E INVISTA PESADO EM DESCOBRIR FORMAS DE COMO SER NOTADO.

37 Fim Obrigado!


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