Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGuilherme Cunha Alterado mais de 9 anos atrás
1
Identificar fontes de idéias para empreendimentos
Fontes de novas ideias: Consumidores Prestar atenção no comportamento Monitoramento informal de idéias e necessidades em potencial Formalização de oportunidades para que eles expressem sua opinião; Produtos e serviços existentes Monitorar e avaliar produtos e serviços concorrentes Maneiras de melhorar a oferta resultando em novo produto ou serviço;
2
Identificar fontes de idéias para empreendimentos
Canais de distribuição Familiaridade com as necessidades do mercado Sugestões de novos produtos e serviços Defeitos e carências dos produtos/ serviços existentes Podem ajudar na comercialização dos novos produtos e serviços Governos Pesquisar nos órgãos de registro de patentes Produtos e serviços resultantes de novas leis e regulamentos Outros governos Vantagens para micro e pequenas empresas (simples)
3
Identificar fontes de idéias para empreendimentos
Pesquisa e desenvolvimento Do próprio empreendedor Em Universidades e centros de pesquisa (Spin-off = derivação) Outras Internet Revistas, jornais e livros Observando as próprias necessidades ou do ambiente que vivemos
4
Método de Geração de Ideias
5
“Se uma idéia – à primeira vista – não lhe parece absurda -não gaste muito tempo com ela.”
Einstein
6
Criatividade ORIGINALIDADE RISCO!
7
CRIATIVIDADE
9
CRIATIVIDADE Não vai se ajustar à nossa operação,...
10
CRIATIVIDADE
11
Dicas para desenvolver a criatividade
Faça anotações Desenvolva a sua curiosidade Procure escrever ao menos uma idéia por dia Armazene suas idéias Aprenda a escutar, ouvir e observar. Preste um pouco mais de atenção nas crianças e idosos Compreenda primeiro – depois julgue Aprenda a gostar de problemas Perca o medo de perguntar Coloque as idéias em ação • Evite coisas que Enfraqueçam o cérebro Use o seu tempo ocioso com sabedoria • Divirta-se trabalhando e trabalhe divertindo-se • Mantenha –se sempre de bom humor • Trabalhe duro
12
RE { CRIATIVIDADE Pensar o porquê Definir o quê Sequenciar o quando
Alocar o onde Colocar o quem Inventar o como Duzir o quanto
13
Criatividade
14
Dicas para ser Criativo
15
Criatividade
16
Criatividade seus pressupostos !!!
17
Criatividade
18
Criatividade
19
Criatividade
20
Criatividade
21
Criatividade
22
Criatividade
23
Criatividade
24
Criatividade
25
Criatividade Desenvolva a Intuição!
26
Criatividade
27
Criatividade
28
Métodos de Geração de Idéias
Grupos de discussão Até 14 pessoas Um moderador direcionador ou não Brainstorming Maior parte não tem condições de desenvolvimento Aberta, mas concentrada em um produto ou mercado 4 regras: Nenhuma crítica, nem comentário negativo Improvisação, quanto mais fantástica melhor Maior número de idéias, maior probabilidade de sugestões úteis Reutilização, combinações e evoluções de idéias.
29
Métodos de Geração de Idéias
Análise de inventário de problemas (PIA) de Tauber Método para obter novas idéias e soluções focalizando-se em problemas. São solicitados a identificar e discutir produtos dessa categoria que tenham um determinado problema, objetivando a chegar a uma idéia de um novo produto. Serve para testar a idéia de um novo produto.
30
Solução Criativa de Problemas
Infelizmente a criatividade tende a declinar com a idade, educação, falta de uso e burocracia. A partir do momento que a pessoa começa a freqüentar a escola, na adolescência e nas idades de 30, 40 e 50 anos. Fatores perceptuais, culturais, emocionais e organizacionais também influenciam Ela pode ser desbloqueada com o emprego de alguma técnica de solução criativa de problemas.
31
Solução Criativa de Problemas
Brainstorming Brainstorming inverso: permite críticas Brainwriting: escrito e com mais tempo para reflexão Método Gordon – Os participantes não sabem a natureza exata do problema, revelado na segunda fase da reunião. Método checklist: nova idéia é desenvolvida por meio de uma lista de questões ou sugestões relacionadas Livre associação: uma palavra ou expressão é escrita sobre o problema, seguindo-se mais palavras e expressões criando uma cadeia de idéias resultando em um novo produto, por exemplo.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.