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Conceito de Método de Ensino:

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2 Conceito de Método de Ensino:
Procedimentos de ensino, estratégia, métodos e técnicas. Esses são alguns termos utilizados que podemos relacionar ao tópico como ensinar. Métodos Caminho para se alcançar um fim (objetivo). Podemos conceituar método como sendo um roteiro geral para a atividade.

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4 Conceito de Método de Ensino:
Estratégia Trata-se de uma descrição dos meios disponíveis pelo professor para atingir os objetivos específicos. Técnica É a operacionalização do método. Procedimentos Maneira de efetuar alguma coisa. Consiste em descrever as atividades desenvolvidas pelo professor e as atividades desenvolvidas pelos alunos.

5 Conceito de Método de Ensino:
No processo de ensino se faz necessário a combinação de atividades do professor e dos alunos, para que isso aconteça se faz necessário o planejamento das aulas focando os objetivos, conteúdos e meios para se alcançar os objetivos gerais e específicos do ensino. Em cada ramo do conhecimento se desenvolve métodos próprios.

6 A Relação Objetivo-Conteúdo-Método
Podemos dizer que o conteúdo determina o método, pois é a base informativa concreta para atingir os objetivos. Para escolher os métodos mais adequados, o professor deve seguir alguns critérios como: objetivos educacionais, experiência didática do professor, tipos de alunos, tempo disponível, dentre outros.

7 Os Princípios Básicos do Ensino
São aspectos gerais do processo de ensino que expressam funcionamentos teóricos de orientação ao professor. Que contam com a prática educativa escolar na sociedade, nas características de um processo de conhecimento, nas peculiaridades da aprendizagem conforme a idade do estudante.

8 Os Princípios Básicos do Ensino
Caráter científico e sistemático Recomenda–se ao professor: Buscar a explicação científica de cada conteúdo; Oriente o estudo independente dos alunos na utilização dos métodos científicos; Certificar se a matéria anterior foi consolidada antes de introduzir uma nova; Assegurar a sequência de conceitos e habilidades no plano de ensino e de aula; Aproveitar as possibilidades educativas da matéria no sentido de formar atitudes e convicções.

9 Os Princípios Básicos do Ensino
Ser compreensível e possível de ser assimilado Recomendações práticas: Dosagem do grau de dificuldades no processo de ensino; Diagnostico periódico do nível de conhecimento e de desenvolvimento dos alunos; Analise sistemática da correspondência entre o volume de conhecimentos e as condições concretas dos alunos; Aprimoramento e atualização do professor da matéria que leciona.

10 Os Princípios Básicos do Ensino
Assegurar a relação conhecimento-prática Recomendações para este princípio: Estabelecer vínculos entre os conteúdos escolares, as experiências e os conteúdos da vida prática; Exigir dos alunos que fundamentem com o conhecimento sistematizado, aquilo que realizam em prática; Mostrar com que os conhecimentos de hoje são resultados da experiência de gerações anteriores e servem para criar novos conhecimentos para novos problemas.

11 Os Princípios Básicos do Ensino
Assentar-se na unidade de ensino e aprendizagem Recomendações: Esclarecer aos alunos os objetivos da aula e sobre a importância de novos conhecimentos para a seqüência dos estudos ou para atender necessidades futuras; Criar condições didáticas nas quais os alunos possam desenvolver seus próprios métodos de compreensão e assimilação de conceitos e habilidades;

12 Os Princípios Básicos do Ensino
Assentar-se na unidade ensino-aprendizagem Estimular os alunos a expor e defender seus pontos de vistas; Formular pesquisas e tarefas que exercite o pensamento e soluções criativas; Criar situações didáticas em que os alunos possam aplicar conteúdos a situações novas;

13 Os Princípios Básicos do Ensino
Garantir a solidez dos conhecimentos O professor deve recapitular a matéria freqüentemente com exercícios de fixação, tarefas individuais para alunos que apresentam dificuldades e sistematização dos conceitos básicos da matéria.

14 Os Princípios Básicos do Ensino
Levar à vinculação trabalho coletivo-particularidades individuais O professor deve se empenhar para ensinar toda a sala, tendo em vista o interesse de todos, prestando atenção as diferenças de cada aluno e as peculiaridades do aproveitamento escolar. Explicar com clareza as os objetivos, as tarefas em que os alunos estarão envolvidos e o resultado que almeja;

15 Os Princípios Básicos do Ensino
Levar à vinculação trabalho coletivo-particularidades individuais Desenvolver um ritmo de trabalho de acordo com o nível máximo de exigências de cada grupo; Prevenir a influencia de particularidades desfavoráveis na sala de aula; Ter a consciência que a capacidade de assimilação, motivação para o estudo e os critérios de valorização não são iguais para todos os alunos e que há casos que requerem uma atenção especial do professor.

16 Classificação dos Métodos de Ensino:
1 – Método de Exposição Pelo Professor Nesse método, a atividade dos alunos é receptiva. Cabe ao professor a apresentação dos conhecimentos e habilidades. Podem ser expostos das seguintes formas: Exposição verbal: sua função é explicar um assunto desconhecido. O professor deverá estimular sentimentos, instigar a curiosidade, relatar sugestivamente um fato, descrever com vivacidade uma situação real, fazer leitura expressiva, etc.

17 Vídeos\Tecnologia

18 Classificação dos Métodos de Ensino:
1 – Método de Exposição Pelo Professor Demonstração: o professor utiliza instrumentos que possam representar fenômenos e processos, que podem ser, por exemplo: visitas técnicas, projeção de slides. Ilustração: são utilizadas pelo professor, tal como na demonstração, a apresentação de gráficos, seqüências históricas, mapas, gravuras, de forma que os alunos desenvolvam sua capacidade de concentração e de observação. Exemplificação: é um meio de auxiliar a exposição verbal.

19 Classificação dos Métodos de Ensino:
2 – Método de Trabalho independente É uma técnica de ensino que consiste de tarefas dirigidas e orientadas pelo professor, para que os alunos as resolvam de modo individual e criativo. É preciso que os alunos já possuam determinados conhecimentos, compreendam a tarefa e seu objetivo, dominem o método de solução, apliquem conhecimentos e habilidades sem a orientação direta do professor.

20 Classificação dos Métodos de Ensino:
2 – Método de Trabalho independente O aspecto mais importante do trabalho independente é a atividade mental do aluno. Este método pode ser adotado em qualquer momento da aula, como tarefa preparatória, tarefa de assimilação ou como tarefa de elaboração pessoal. Na tarefa preparatória os alunos respondem um breve teste. Essa tarefa serve para verificar as condições prévias dos alunos.

21 Classificação dos Métodos de Ensino:
2 – Método de Trabalho independente As tarefas de assimilação são exercícios de aprofundamento e aplicação dos temas já tratados. Elas servem para revisar conhecimentos e assimilar a solução correta. As tarefas de elaboração pessoal são exercícios nos quais os alunos produzem respostas surgidas do seu próprio pensamento. Para solicitar esse tipo de tarefa é preciso fazer perguntas que leve o aluno a pensar: para que serve...?, o que devemos fazer quando...?, o que aconteceria se...?.

22 Classificação dos Métodos de Ensino:
2 – Método de Trabalho independente Para que o trabalho independente cumpra a sua função didática o professor precisa: Dar tarefas claras; Assegurar condições de trabalho; Acompanhar o trabalho; Aproveitar o resultado das tarefas para toda a classe.

23 Classificação dos Métodos de Ensino:
2 – Método de Trabalho independente Os alunos, por sua vez, devem: - Saber o que fazer e como trabalhar; - Dominar as técnicas de trabalho; - Desenvolver atitudes de ajuda mútua.

24 Classificação dos Métodos de Ensino:
3 – Método de Elaboração Conjunta Interação entre alunos e professor. É a conversação, aula dialogada, com elaboração de perguntas que leve os alunos a reflexão. A forma mais usual de aplicação da conversação didática é a pergunta. A pergunta deve ser feita com bastante cuidado, para que seja compreendida pelo aluno da pergunta.

25 Classificação dos Métodos de Ensino:
3 – Método de Elaboração Conjunta Esse método é reconhecido como um excelente procedimento para promover a assimilação ativa dos conteúdos, desenvolvendo atividade mental, através da obtenção de respostas pensadas sobre a causa de determinados fenômenos, avaliação crítica de uma situação, busca de novos caminhos para soluções de problemas.

26 Classificação dos Métodos de Ensino:
4 – Método de Trabalho em Grupo Atividade coletiva que visa à integração e a colaboração dos alunos e/ou equipe para a execução de uma tarefa ou projeto. O professor precisa ter claro para trabalhar em grupo: Objetivos Que os conteúdos são meios e não os fins para o desenvolvimento de competências, necessárias na resolução de problemas.

27 4 - Método de Trabalho em Grupo
CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO (ESPAÇO FÍSICO, ILUMINAÇÃO, OUTROS). Ações reflexivas Sucesso na Aprendizagem Mediador Professor Aluno SIGNIFICATIVAS E CONTEXTUALIZADAS (Partir da realidade do aluno)

28 4 - Método de Trabalho em Grupo
ORGANIZAÇAO DOS GRUPOS Professor Grupo de até cinco Diferentes saberes pessoas (sempre com sobre o mesmo tema um aluno coordenando)

29 4 - Método de Trabalho em Grupo
IMPORTANTE! O professor deve deixar claro para a classe os critérios de agrupamentos, para que não encontre resistência na organização dos grupos, não decorrendo assim em equívocos didáticos.

30 4 - Método de Trabalho em Grupo
Diferentes Formas de Apresentação em Grupo: Debate Philips 66 Tempestade mental Grupos de verbalização Seminário

31 Classificação dos Métodos de Ensino:
5 – Atividades Especiais COMPLEMENTAM OS MÉTODOS DE ENSINO CONCORREM PARA ASSIMILAÇÃO ATIVA DOS CONTEÚDOS

32 Classificação dos Métodos de Ensino:
EX. ESTUDO DO MEIO Planejamento Execução Exploração dos resultados e Avaliação RELAÇÕES COM FATOS SOCIAIS (realidade do aluno)

33 Classificação dos Métodos de Ensino:
Aprendemos a aprender nas experiências ao longo da vida, nas relações do homem com o meio. A comunicação entre os grupos é mais clara, facilitando a construção de novos saberes. “Ninguém sabe tudo que não possa aprender e ninguém sabe tão pouco que não tenha nada a ensinar.” Autor desconhecido

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35 “ORIENTAÇÕES SOBRE O ATO DE PLANEJAR”
Formação Continuada da Secretaria de Estado de Educação para Coordenadores Pedagógicos: “ORIENTAÇÕES SOBRE O ATO DE PLANEJAR” (Fragmento) 2010/2012

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37 Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas interfaces com a qualidade da educação e a autonomia da escola.

38 PLANEJAR... É estar pronto para responder aos desafios da mudança.
Dimensão política Planejamento na escola Dimensão técnica Dimensão pedagógica Gestão democrática Comunidade Agentes integradores Processos participativos Estudantes 38

39 BASE LEGAL O artigo 13 da LDB/96, incisos de I ao VI, estabelece aos docentes ações referentes ao ato de planejar; especificamente, referendamos o inciso V: “os docentes incumbir-se-ão de ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.” O capítulo IX, do artigo 81, inciso III da Resolução SED nº de 29/12/2009, trata do planejamento e replanejamento das atividades curriculares, tendo como referência a avaliação da aprendizagem. 39

40 DEFINIÇÃO GERAL DE PLANEJAMENTO
“É um processo vivo e não se resume ao preenchimento de quadros com planos que, sob o pretexto de serem flexíveis, nunca são praticados como foram concebidos.” (Danilo Gandin) “Planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos, que vêm de necessidades criadas por uma determinada realidade, e, sobretudo, agir de acordo com essas ideias antecipadas.” (Celso Vasconcellos)

41 FUNÇÕES DO PLANEJAMENTO
Focalizar e antecipar as atenções em finalidades e ações educativas concretas. Propiciar a organização do trabalho didático do professor.

42 FUNÇÕES DO PLANEJAMENTO
Servir de apoio para tomada de decisões visando o aperfeiçoamento do processo educativo. Dar coerência às ações da escola aproximando os ideais políticos e educacionais descritos na Proposta Pedagógica.

43 CARACTERÍSTICAS DO PLANO
UNIDADE – todas as atividades convergem para a obtenção dos mesmos objetivos. CONTINUIDADE – todas as etapas do trabalho são previstas sequencialmente, uma oportunizando a continuidade da outra.

44 FLEXIBILIDADE - possibilidade de ocorrência de alterações e reformulações sem prejuízo do andamento da ação. OBJETIVIDADE - fundamentação na realidade para o qual foi elaborado. PRECISÃO E CLAREZA - com informações e indicações exatas que não deixam margens a pensamentos dúbios.

45 PLANEJAR ENVOLVE COMO? QUESTIONAMENTO SOBRE MODO DE O QUÊ SERÁ FEITO?
PENSAR POR QUÊ? QUAIS OS RESULTADOS? QUANDO? PARA QUEM? ONDE? COM QUEM? QUANTO? 45

46 PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
“O projeto pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola, assim como a explicitação de seu papel social e a clara definição de caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os envolvidos com o processo educativo.” Ilma Passos de Alencastro Veiga

47 PLANEJAMENTO DO ENSINO
Tomada de decisão sobre a educação em sala de aula possibilitando melhores resultados e, em consequência, maior produtividade. Plano de curso, plano quinzenal, plano semanal ou plano de aula. Unidade nas formas de apresentação do Plano - atentar p/ a sobrecarga do trabalho do professor (evitar burocracia).

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49 ITENS MÍNIMOS DO PLANO DE AULA
Ci. nº 07 de 14 de dezembro de SED/MS Competências e habilidades Conteúdos Atividades a serem desenvolvidas / Metodologia Avaliação da aprendizagem Observações – do professor e do coordenador pedagógico

50 Modelo de Planejamento
Competências e habilidades:

51 Conteúdos

52 Atividades a serem desenvolvidas / Metodologia

53 Avaliação da aprendizagem

54 Observações – do professor e do coordenador pedagógico

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56 COMPETÊNCIA A competência favorece a capacidade de:
MOBILIZAR CONHECIMENTOSHÁBITOS ATITUDES INFORMAÇÕES UTILIZAR ESQUEMAS PARA DESENVOLVER RESPOSTAS INÉDITAS, CRIATIVAS ENFRENTAR DETERMINADAS DIVERSAS SITUAÇÕES

57 HABILIDADES SÃO INSEPARÁVEIS DA AÇÃO, MAS EXIGEM DOMÍNIO DE CONHECIMENTOS; ESTÃO RELACIONADAS: AO SABER FAZER OU A AÇÃO MENTAL A AÇÃO FÍSICA

58 e A INTERDISCIPLINARIDADE
CONTEÚDOS O É NECESSÁRIO QUE O DOCENTE SEJA CRITERIOSO NA SELEÇÃO E NA ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS A SEREM MINISTRADOS EM SALA DE AULA. DOIS PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM A FORMA COMO ELES SERÃO MINISTRADOS: A CONTEXTUALIZAÇÃO e A INTERDISCIPLINARIDADE REFERENCIAIS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO/MS

59 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS/METODOLOGIA
A ORGANIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA AULA PELO PROFESSOR É FUNDAMENTAL PARA QUE AS COMPETÊNCIAS/HABILIDADES E OS CONTEÚDOS SEJAM ABORDADOS DE MANEIRA QUE TODOS OS ESTUDANTES TENHAM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. POR ISSO, É PRECISO DEFINIR COM CLAREZA

60 A METODOLOGIA COMPÕE-SE DE DIFERENTES SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM ESCOLHIDAS PELO PROFESSOR, CONFORME SUA ORIENTAÇÃO TEÓRICA exige a especificação de como o professor irá articular o conhecimento prévio do estudante A metodologia deve ser apresentada com muita clareza Deve indicar os movimentos didático-pedagógicos que estarão presentes no desenvolvimento das atividades. Deve ser realizada conforme sua orientação teórica de grupos, com projetos ou pesquisa

61 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
NO PLANO DE AULA, A AVALIAÇÃO É UM COMPONENTE DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA QUE O PROFESSOR ESTABELEÇA, DE MANEIRA CLARA E PRECISA, INSTRUMENTOS E MECANISMOS QUE PROPICIEM O ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO E SISTEMÁTICO DO PROCESSO, COM VISTAS À APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES E DO ENSINO DO PROFESSOR. SE DIVIDE EM 3 MODALIDADES : DIAGNÓSTICA SOMATIVA FORMATIVA

62 CAMPO DE OBSERVAÇÕES NO PLANO DE AULA
Este campo, de uso do professor, destina-se ao registro de questões relevantes sobre o conhecimento do aluno, levantadas no processo de implementação do planejamento, assim como as alterações didáticas para melhoria do resultado do desempenho dos estudantes. O campo de observação, de uso do coordenador pedagógico, deverá reproduzir as análises feitas por este profissional, quanto ao plano apresentado pelo professor. As sugestões de atividades, de textos complementares ao trabalho docente e a análise das intervenções propostas pelo coordenador, devem ser explicitadas e refletidas com o professor.

63 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 18. ed. São Paulo, Editora Cortez, 2006. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 12. ed. São Paulo, Libertad Editora, 2004. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola- teoria e Prática. 4. ed. Goiânia, Editora Alternativa, 2003. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Projeto político-pedagógico da escola:uma construção possível. 13. ed. Campinas, São Paulo, Editora Papiros, 2001.

64 Professor (a) Coordenação e/ ou Direção
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Plano de Aula Professor (a): _________________________________________________________________________________________ Disciplina: ___________________________________________________________________________________________ Turma (s): ________ Carga horária/Tempo: _______ Ano: ______ Turno: _________________________________________ Período: _____/____/_____ a _____/_____/______ Quantidade de aulas: _________________________________________ Competências/Habilidades: Conteúdos: Atividades a serem desenvolvidas/Metodologia: Avaliação da aprendizagem: Observações: Professor: Coordenador:  Professor (a) Coordenação e/ ou Direção

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