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PublicouÁgata Ferro Alterado mais de 9 anos atrás
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A evolução conceitual Características Teoria Clássica
Teoria das Relações Humanas 1. Abordagem Engenharia humana: - adaptação do homem à máquina e vice-versa Ciência social aplicada: - adaptação do homem à organização e vice-versa 2. Modelo de homem Econômico-racional: - vantagens financeiras Racional-emocional: - motivado por sentimentos 3. Comportamento do indivíduo Animal isolado: - reage como indivíduo - atomismo tayloriano Animal social: - carente de apoio e participação - reage como membro de grupo 4. Comportamento funcional do indivíduo Padronizável: - a melhor maneira Não-padronizável: - diferenças individuais 5. Incentivo Financeira (material): - maior salário Psicológica: - apoio, elogio e consideração 6. Fadiga Fisiológica: - estudo de T&M - monotonia, rotinização 7. Unidade de análise Cargo: - tarefa, T&M Grupo: - relações humanas 8. Conceito de organização Estrutura formal: - conjunto de órgãos e cargos Sistema social: - conjunto de papéis 9. Representação gráfica Organograma: - relações entre órgãos Sociograma: - relações entre pessoas
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Escola de Relações Humanas
Críticas à Escola de Relações Humanas A negação do conflito entre empresas e indivíduos Para a escola de Relações Humanas, os objetivos da empresa e dos indivíduos são os mesmos, o que nega a existência deste conflito. Limitação dos experimentos A escola de Relações Humanas foi baseada em pesquisas com um número pequeno de variáveis, além de se limitar o estudo a Concepção utópica do trabalhador Achava-se que o trabalhador feliz era mais produtivo. Felicidade e produtividade nem sempre andam juntos.
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Escola de Relações Humanas
Críticas à Escola de Relações Humanas Ênfase exagerada nos grupos informais A influência dos grupos representa apenas um dos fatores capazes de alterar a produtividade do trabalhador. Espionagem disfarçada A participação dos trabalhadores era utilizada pela administração para se inteirar dos movimentos trabalhistas reivindicatórios. Ausência de novos critérios de gestão Não indicação de forma mais prática o que deve ou não ser feito para obter melhores resultados empresariais.
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Enfoque manipulativo das Relações Humanas
Administração Incentivos Sistema de Padrões de Sociais Comunicações Liderança Grupo Organização Participação Objetivos da Indivíduo Social Informal nas decisões Organização Formal
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