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Criando uma marca Parte I Profª Patrícia Nascimento.

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Apresentação em tema: "Criando uma marca Parte I Profª Patrícia Nascimento."— Transcrição da apresentação:

1 Criando uma marca Parte I Profª Patrícia Nascimento

2  Criar uma marca é criar uma identidade, é diferenciar uma empresa ou um produto dos demais.  Para isso, é preciso pensar uma marca refletindo nela os anseios e desejos, enfim, o futuro que se quer para a empresa. É preciso sempre pensar que a marca é como se fosse a “alma” da empresa. CRIANDO UMA MARCA

3  Portanto, é interessante evitar as iniciais com nome de sócios.  A sociedade pode se desfazer e a marca irá continuar carregando o “nome” de alguém que não está mais fazendo parte daquele universo, daquela “alma”. CRIANDO UMA MARCA

4  Se alguém for criar uma marca para a empresa, procure transmitir a essência do negócio.  Como você quer ver a empresa e, sobretudo, como você quer que vejam a sua empresa. CRIANDO UMA MARCA

5  A marca nada mais é que um símbolo criado para ser a representação de algo.  Desde os tempos mais remotos já se estabelecia o conceito de marca para a representação, por exemplo, de uma família. (Brasões familiares) CRIANDO UMA MARCA

6 EVOLUÇÃO DA MARCA www.sofia.org.brwww.sofia.org.br – Brasão da família Silva, solicitado por Marcellus Silva

7 EVOLUÇÃO DA MARCA  A suástica adotada por Hitler como o símbolo da supremacia da raça ariana, por exemplo, tem origem por volta de 2500 a 3000 a. C., na Índia e na Ásia Central. (índios hopes, indus, astecas, celtas, gregos)  O nome suástica vem da palavra svastika, que em sânscrito quer dizer bem-estar e boa fortuna.

8  As marcas registradas surgiram no final do século XVI.  Dois séculos mais tarde o conceito de marca se ampliava e, além de identificar, passava a diferenciar os produtos concorrentes. EVOLUÇÃO DA MARCA

9  No princípio do século XX, a diversidade caracterizava a criação das marcas nos Estados Unidos.  A associação à origem geográfica (American Tobacco), ou ainda ao nome do fundador (Ford) eram bastante comuns. Outras características como o processo produtivo e o segmento de atuação também eram incorporadas à marca. EVOLUÇÃO DA MARCA

10  No Brasil, a criação de marca seguia a mesma linha dos Estados Unidos.  Na 2ª metade do século XX, as empresas passaram a adotar marcas com um enfoque mais mercadológico, associando suas marcas a benefícios e atributos que pudessem identificar seus produtos. EVOLUÇÃO DA MARCA

11 Hoje, em pleno século XXI, a marca ganha uma importância imprescindível, graças à globalização e à semelhança nos processos produtivos, que fazem com que os produtos tenham características muito parecidas e poucas diferenças entre si. EVOLUÇÃO DA MARCA DIFERENCIAÇÃO

12 Audi: As quatro argolas representam as marcas alemãs que formaram a Auto Union, fundada em 1947. São elas: Horch, Audi, Wanderer e DKW. No dia 1º de janeiro de 1985, a Auto Union passou a se chamar Audi AG, com sede empresarial em Nekarsulm, na Alemanha. ATRIBUTOS, PERSONALIDADE E SIGNIFICADO

13 Fiat: A sigla em letras brancas em fundo azul significa Fábrica Italiana de Automóveis de Turim ATRIBUTOS, PERSONALIDADE E SIGNIFICADO

14 Subaru: Na língua japonesa, Subaru significa plêiade (conjunto de estrelas). Isso explica a constelação adotada como logotipo da marca. ATRIBUTOS, PERSONALIDADE E SIGNIFICADO

15 Mercedez-Benz: A estrela de três pontas representa a fabricação de motores para uso na terra, no ar e no mar. ATRIBUTOS, PERSONALIDADE E SIGNIFICADO

16 Mitsubishi: Um diamante de três pontas que remete à resistência e à preciosidade. O símbolo surgiu do nome da marca: “Mitsu” significa três em japonês; “Bishi”, diamante. ATRIBUTOS, PERNSONALIDADE E SIGNIFICADO

17 Alfa Romeo: O símbolo é composto pela cruz vermelha (brasão da cidade de Milão) e pela serpente devorando um homem (símbolo da família real milanesa). O nome do fabricante italiano, fundada em 1910, é a combinação da sigla ALFA (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, criador da marca. ATRIBUTOS, PERNSONALIDADE E SIGNIFICADO

18 O QUE É MARCA?  Marca, símbolo ou logotipo? Têm o mesmo significado?  Marca, símbolo ou logotipo? Têm o mesmo significado?

19  Marca é um nome, designação, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que tem o propósito de identificar bens e serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los de concorrentes. O QUE É MARCA?

20 Logotipo é a particularização da escrita de um nome. Toda marca tem um logotipo. O QUE É LOGOTIPO?

21 O QUE É SÍMBOLO? Símbolo é um sinal gráfico que, com o uso, passa a identificar e diferenciar um nome, ideia, produto ou serviço.

22 ENTENDENDO MELHOR

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26 CURIOSIDADE Em 1972, no desejo de ver sua empresa, a Blue Ribbon Sports, inserida no ambiente de consumo global, mudou o nome da empresa e adotou um símbolo criado num concurso em uma escola de ensino médio. A vencedora do concurso, Caroyin Davidson, ganhou US$35 pela criação da singela marca.

27 CURIOSIDADE

28 CURIOSIDADE

29 BRINCADEIRA rssss

30 O QUE SIGNIFICA UMA MARCA?   Uma marca identifica uma organização, seus atributos, benefícios, cultura e valores e, sobretudo, sua personalidade.

31  Esse conjunto de características retrata o que a empresa pretende realizar e implica promessas aos clientes.  Portanto, uma marca sempre identifica e significa algo. O QUE SIGNIFICA UMA MARCA?

32 COMO FAZER UMA MARCA? Por isso, é preciso tomar cuidado com alguns pontos quando se pensa em criar uma marca. Aceitabilidade, os significados existentes, a conotação negativa e a pronunciabilidade.

33 AS MAIORES AGÊNCIAS Fonte: Ibope Medidor Evolution

34 MARCAS DE SUCESSO

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36 MARCAS DE AGÊNCIAS GOIANAS

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38 YUKATAN

39 YUKATAN


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