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Interface Usuário Máquina
Aula 05
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Conteúdo Qualidade do Design de Interfaces Acessibilidade
Comunicabilidade Experiência do usuário Usabilidade Prof. Carmen
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Qualidade em IHC Usar um sistema interativo significa interagir com sua interface para alcançar objetivos em determinado contexto de uso. Prof. Carmen
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Qualidade em IHC A interação e a interface devem ser adequadas para que os usuários possam aproveitar ao máximo o apoio computacional oferecido pelo sistema Prof. Carmen
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Que características a interação e a interface devem ter para serem consideradas adequadas?
Prof. Carmen
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Critérios de Qualidade de Uso
Usabilidade Experiência do Usuário Acessibilidade Comunicabilidade
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Usabilidade O mais conhecido e o mais frequentemente considerado
Está relacionada com a facilidade de aprendizado e uso da interface, bem como a satisfação do usuário em decorrência desse uso (Nielsen,1993). Enfoca como o sistema é afetado por características do usuário Interface Usuário Maquina Prof. Carmen
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Experiência do Usuário
A usabilidade passou a englobar também as emoções e os sentimentos dos usuários. Por vezes essas são denominadas experiência dos usuários. Interface Usuário Maquina Prof. Carmen
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Acessibilidade Remoção das barreiras que impedem que mais usuários sejam capazes de acessar a interface do sistema e interagirem com ele. A intenção é incluir, não excluir. Interface Usuário Maquina Prof. Carmen
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Acessibilidade Durante a interação, o usuário emprega:
sua habilidade motora para agir sobre os dispositivos de entrada, seus sentidos (visão, audição e tato) e capacidade de percepção para identificar as respostas do sistema emitidas pelos dispositivos de saída, e sua capacidade cognitiva, de interpretação e de raciocínio para compreender as respostas do sistema e planejar os próximos passos da interação.
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Acessibilidade Está relacionado com:
a capacidade de o usuário acessar o sistema para interagir com ele, interface não deve impor obstáculos nem no hardware nem no software
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Acessibilidade Mais pessoas possam perceber, compreender e utilizar o sistema
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Acessibilidade Atribui igual importância para pessoas com e sem limitações na capacidade de movimentos, de percepção, de cognição e de aprendizado.
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LIMITAÇÕES Capacidade de movimento Capacidade de percepção
Capacidade de cognição Capacidade de aprendizado
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LIMITAÇÕES PODEM SER: Temporárias Persistentes
causadas por acidentes e superadas algum tempo depois Persistentes Cegueira Paralisia causadas por deficiência congênita
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Acessibilidade Incluir Sim Pessoas com limitações Excluir Nunca
Pessoas sem limitações Atender exclusivamente a uma classe especial de usuários.
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Idade influencia nas capacidades físicas mentais e de aprendizado
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Acessibilidade - Exemplo
GPS (Sistema de Posicionamento Global) Enquanto dirige, o motorista não pode utilizar as mãos para agir sobre o dispositivo, nem ler instruções na tela. Limitações temporárias impostas pelo contexto de uso.
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Acessibilidade Ativar comandos via voz
Utilizar figuras para passar informações – não é reconhecido pelo leitor de tela
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O governo brasileiro fornece vários serviços aos cidadãos via internet.
Deve servir igualmente a todos os cidadãos do país, sem discriminação e respeitando as limitações e diferenças de cada um.
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Esse decreto torna obrigatória a acessibilidade em sites do governo.
Decreto Presidencial Número 5.296 Esse decreto torna obrigatória a acessibilidade em sites do governo.
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Acessibilidade DEPENDE
Características dos usuários que pretendemos atender Dos contextos de uso pretendidos. CONHECER Capacidades e limitações dos usuários Os diferentes contextos de uso
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Comunicabilidade Estratégias de uso mal comunicada = Dificuldade do usuário em usar o sistema Comunicar: os passos necessários para alcançar um objetivo o valor de estratégias inovadoras para realizar atividades
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Comunicabilidade É capacidade da interface de comunicar ao usuário a lógica do design. As intenções do designer Os princípios de interação resultantes das decisões tomadas durante todo o processo de design Entender a lógica utilizada na concepção do sistema interativo = Uso criativo, eficiente e produtivo do sistema
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Lógica do Design conhecimen-tos técnicos de design de um sistema interativo compreensão pragmática e utilitária das relações de causa e efeito
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Recursos que Favorece a Comunicabilidade
Analogia permite ao usuário formular hipóteses com base em suas experiências de interação anteriores com artefatos semelhantes. Não deve induzir o usuário a criar hipóteses erradas.
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Mais Informações Windows XP Windows 2007 apresenta apresenta
Botões da Barra de Ferramentas no Microsoft Office Windows XP apresenta o nome do comando associado ao botão Windows 2007 apresenta o significado do comando, a teclas de atalho a ele associadas, uma estratégia de uso para aplicá-lo em múltiplos locais do documento informações sobre como obter mais ajuda.
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Comunicabilidade Alguns critérios podem ser analisados com o intuito de se melhorar a comunicabilidade. Visibilidade Affordance Bom modelo conceitual Bons mapeamentos Feedback
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Comunicabilidade Visibilidade Affordance
Apenas as coisas necessárias devem estar visiveis. Indicar o que pode ser feito Affordance Propriedades do objeto
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Comunicabilidade Bom modelo conceitual Bons mapeamentos
Permite prever o efeito das ações Bons mapeamentos Denota o relacionamento entre duas entidades Relacionamento entre os controles e seus movimentos
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Comunicabilidade Feedback
Retornar aos usuários informação sobre as ações que foram feitas.
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Um sistema com alta comunicabilidade (usuário consegue compreender como o sistema funciona por que o designer se expressou adequadamente através da interface) é com freqüência um sistema com alta usabilidade (torna-se mais fácil aprender a utilizá-lo).
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