Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRicardo Fonseca Alterado mais de 9 anos atrás
1
Convergência Jornalística COM 126 – Oficina Jornalismo Digital
2
Histórico 1930 - Convergência relacionada a sociedades e culturas 1970 - Casamento entre computadores e telecomunicações 1980 - Multiplicação das referências 1990 - Convergência aplicada ao desenvolvimento tecnológico digital
3
Ithiel de Sola Pool: O 'Profeta da Convergência‘ Nicholas Negroponte: Bits X Átomos e O Conceito de Multimídia
4
Autores JENKINS, Henry NEGROPONTE, Nicholas AVILÉS, José Alberto Garcia SALAVERRIA, Ramon CANAVILHAS, João MICÓ, Sanz PALACIOS, Marcos SAAD, Beth Autores
5
INFORMÁTICA+TELECOMUNICAÇÕES+MICROELETRÔNICA (Criação de dispositivos com múltiplas funções) Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
6
Características Convergência Jornalística Integração entre Meios Produção Contínua de Informação Reorganização das Redações Jornalistas multiplataformas e multitarefas Modelo Pró-Am (audiência ativa – profissionais em parceria com amadores) Interatividade Recursos de Hipertexto e Hipermídia Características Convergência Jornalística
7
CONVERGÊNCIA JORNALÍSTICA TECNOLÓGICAEMPRESARIAL PROFISSIONAL EDITORIAL / CONTEÚDO TECNOLÓGICA Gestão de Conteúdos Produção Difusão Cross-Media Recepção Redação Integrada EDITORIAL / CONTEÚDO Hibridização dos Gêneros Jornalísticos Linguagem Multimídia Participação Ativa (Interatividade) EMPRESARIAL Grupos Alianças PROFISSIONAL Redação Unificada Distribuição Multiplataforma Produção Integrada Jornalistas Polivalentes
8
VELOCIDADE X PROFUNDIDADE Alertas Plataformas móveis, E mail Artigo / Pacote de Conteúdo Publicação ou meios eletrônicos Contexto Hipertexto, Portal Análise / Reflexão Impresso, Eletrônico, Blog e Podcast Interatividade Reportagem Multimídia, Fóruns e Wikis Customização Banco de Dados
9
“Temos que narrar o fato tal como o conhecemos, por meio da melhor plataforma, a mais adequada e instantânea” JUAN SENIOR
10
Foi um dos primeiros jornais a aderirem a convergência. Nov 2009 O Globo Redação: Online + impresso numa única redação; Conteúdo: Não muda, o que muda é o formato em que é apresentado ao leitor – a notícia vai ao encontro do leitor
11
Os Jornalistas: Repórteres 3G - Vão atuar em todas as áreas; Vão poder interagir com os leitores em tempo real. Redes Sociais: Twitter, facebook Versão online dos jornais, tablet, smartphones. O Globo O jornal O Globo lançou no dia 4 de Abril de 2010 uma versão para o tablet da apple
13
Exemplos FOLHA: O jornal a Folha criou uma seção – Folhaleaks, permitindo que os leitores possam enviar documentos que mereçam investigação; DIÁRIO DE PERNAMBUCO: O jornal Diário de Pernambuco elaborou um projecto gráfico e editorial assim como o lançamento da plataforma do “novo” Ipod; CORREIO: O jornal Correio 24 horas inovou e levou a cabo a produção das suas notícias em mais de 250 plataformas digitais espalhadas em pontos estratégicos da Bahia, desde shoppings e hotéis entre outros, o objectivo do jornal é tornar-se o líder de informação.
15
Segundo Salaverria, o mercado nacional ainda se encontra em expansão o que constitui um ótimo mercado de investimento e introdução das novas tecnologias.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.