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Construção da imagem corporativa pelas mídias sociais Marcia Ceschini - Uniara – outubro/2010.

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Apresentação em tema: "Construção da imagem corporativa pelas mídias sociais Marcia Ceschini - Uniara – outubro/2010."— Transcrição da apresentação:

1 Construção da imagem corporativa pelas mídias sociais Marcia Ceschini - Uniara – outubro/2010

2 Imagem Corporativa é a percepção, a tradução psicológica da identidade corporativa, ou, a forma com que a empresa/instituição é vista pelo que o público que a constitui. A imagem corporativa é representada através de: - Logotipo – aplicação em papelaria, fachada e frota - Publicidade - Propaganda - Pontos de venda - Embalagens - Personagens - Relações Públicas, - Marketing de guerrilha, buzz marketing, viral.. etc Conceito:

3 Redes Socias x Mídias Sociais - Qual a diferença? Redes sociais é “quando uma rede de computadores conecta uma rede de pessoas e organizações “ (Garton, Haythornthwaite e Wellman) Já as mídias sociais como twitter, facebook, orkut, precisam das pessoas em rede para promover anunciantes, produtos ou marcas. As mídias sociais são ao mesmo tempo canais de relacionamentos e veículos de exposição institucional ou branding.

4 As redes sociais sociais no mundo:

5 O impacto das redes sociais no marketing

6 Como se cria imagem corporativa nas mídias sociais? 1- Análise de Cenário 2 - Planejamento Estratégico 3- Desenvolvimento 4- Monitoramento das ações 5- Avaliação dos resultados 6 – Novas perspectivas de atuação 2.0

7 Requisitos para ter uma boa imagem corporativa 2.0 1- Engajamento do público-alvo – 90% 2 - Disseminação do conceito da comunicação 2.0 – 30% 3- Ouvir mais do que falar – 70% 4- Comunicar-se com quem está falando de ou com sua marca – 20% 5 - Monitorar a reputação digital da marca – 10% Fonte: DigitalVidya

8 Marcas com boa imagem corporativa 2.0 Segundo Altimeter Group, da pesquisadora Charlene Li, o engajamento social da marca está diretamente ligado ao aumento das receitas no último ano. Pesquisas em blogs, Facebook, twitters, fóruns de discussão e wikis revelaram que as marcas top 10 são: 1 – Starbucks 2 - Dell 3 - eBay 4 - Google 5 - Microsoft 6 - Thomson Reuters 7 - Nike 8 – Amazon 9 – SAP 10 - Tie - Yahoo!/Intel

9 Bons exemplos corporativos 2.0 Espalhou painéis como esse em 6 cidades americanas com objetivo de ver quem seria a primeira pessoa que postaria foto deles no twitter. 1, 5 milhões de fãs no Facebook 1.014.382 seguidores no Twitter Blog para que os consumidores compartilhassem ideias de produtos, experiências.

10 Bons exemplos corporativos 2.0 Ação para a Brightkite, mídia social para o celular: os usuários deviam dar check-in ou postar algo dentro de qualquer loja Starbucks, durante o horário do Frappuccino Happy Hour, (15 às 17h), ganhavam :  desconto de 50% na compra de um Frappuccino  desbloqueavam várias funcionalidades  recebiam logo da Starbucks com o sabor escolhido para adicionar ao perfil Ação no twitter em abril/2010 – quem tivesse uma “tumbler” e fosse com ela em qualquer loja ganharia de graça um café. O objetivo era diminuir o uso de copos descartáveis. Ação de sustentabilidade

11 Bons exemplos corporativos 2.0

12 1) Monitoraram o RT do meu twitter 2) Criaram conversação educadamente 3) Encerraram o contato com cordialidade

13 Maus exemplos corporativos 2.0 Executivo da Locaweb, patrocinadora do São Paulo.

14 Maus exemplos corporativos 2.0 Seriam jogados 16 mil chocolates Twix para 2 mil pessoas na Av Paulista. Ação resultou em viral negativo com as hashtags: #twixfail #porratwix

15 Referências http://www.midiassociais.net/2010/05/starbucks-frappuccino-midia-social-e- geo-localizacao/ http://www.cidademarketing.com.br/2009/n/208/starbucks-a-marca-mais- engajada-em-redes-sociais.html http://www.veiasocial.com.br/ http://www.zueimuito.com/chuva-de-twix-grande-fail/ http://porratwix.tumblr.com/ http://porratwix.tumblr.com/ Obrigada! Marcia Ceschini email: marcia@ceschini.com.brmarcia@ceschini.com.br Twitter: @marciaceschini


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