Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRaquel Ponte Alterado mais de 9 anos atrás
3
Escola de Gestão & Negócios Universidade Autónoma de Lisboa/ UAL Rua de Santa Marta, 47 1º Dto 1169-023 Lisboa Tel. 21 317 76 07 Fax: 21 317 76 38 egnegocios@universidade-autonoma.pt www.universidade-autonoma.pt egnegocios@universidade-autonoma.pt www.universidade-autonoma.pt
4
LIDERAR, INOVAR, EMPREENDER : PESSOAS, PROJECTOS & NEGÓCIOS Mestre Maria Márcia Trigo Directora da Escola de Gestão & Negócios da UAL
5
1 - Quadros Mentais e Competências Globais Os jogos finitos podem ser jogados dentro de um jogo infinito, mas os jogos infinitos não podem ser jogados num jogo finito. PARADIGMA FINITO E) Criação Estratégica PARADIGMA INFINITO Gerir/Gerar Equipas C) Pessoas Gerar e Gerir a Aprendizagem Estratégia/Estrutura B) Gerar e Gerir a Competitividade D) Centrado nos resultados Gerir a Complexidade A) Cultura de Empresa Empreender/Gerar A Inovação Mestre Maria Márcia Trigo Directora da “Business School” da UAL
6
2 - SER INOVADOR, SER EMPREENDEDOR, SER LÍDER? Paradigma Finito E) Criação Estratégica Paradigma Infinito Gerir/Gerar Equipas C) Pessoas Gerar e Gerir a Aprendizagem Estratégia/Estrutura B) Gerar e Gerir a Competitividade D) Centrado nos resultados Gerir a Complexidade A) Cultura de Empresa Empreender/Gerar A Inovação SER INOVADOR SER LÍDER SER EMPREENDEDOR Mestre Maria Márcia Trigo Directora da “Business School” da UAL
7
3 - Estamos Condenados a Ser: LÍDERES? INOVADORES? EMPREENDEDORES? Mestre Maria Márcia Trigo Directora da “Business School” da UAL
8
4 – Liderança – O QUE É? Liderança é a capacidade para criar uma visão compulsiva e traduzi-la em acção. (Warren Bennis, 2003) Mestre Maria Márcia Trigo Directora da “Business School” da UAL
9
5 - Inovação > Tecnologia >Liderança Quem servimos? Como fazemos? O que oferecemos? Como ganhamos dinheiro, fazendo isto? Como sustentamos este modelo? Q: Mestre Maria Márcia Trigo Directora da “Business School” da UAL
10
6 - Omoletes sem ovos? 10 - 100 - 1 - 1000 - IdeiasTestesIniciativasNovos Negócios 1000 100 10 1 Número de opções Mestre Maria Márcia Trigo Directora da “Business School” da UAL
11
7 - Trabalhar do futuro para trás, partindo sempre do consumidor Passado Futuro Aceite Presente Extrapolação Tradicional Futuro por nós criado Caminho de migração baseado no futuro Avançado Aceitável Mestre Maria Márcia Trigo Directora da “Business School” da UAL
12
1865 Engineer Frederick Idestam found a paper mill that later becomes Nokia 1922 Nokia neighbour Finnish Rubber Works, maker of galoshes and tyres, merges with power- and phone-cable maker Finnish Cable Works 1967 Nokia and the combined Finnish Rubber & Cable Works merge to form Nokia Group Company invests heavily in electronics 1992 Jorma Ollila takes the reins and focuses Nokia on telecomms GSM phone production boosted 1994 Nokia lists on the New York Stock Exchange 1996 Nokia sells off cable and colour-TV businesses and grows in cellular 1998 Share price doubles over the first 6 months, and 2nd-quarter net income soars 66% Nokia expands rapidly in China Source: Business Week, August 10,1998. Nokia A share closing price 3/98 - 3/99 8 - Nokia – Das Fábricas de Papel ao Ciber-espaço Mestre Maria Márcia Trigo Directora da “Business School” da UAL
13
9 - Graus de Inovação e Liderança empresarial ExcepçãoProjectoFunçãoCompetênciaChave Produto Negócio - Empresa Indústria Mestre Maria Márcia Trigo Directora da “Business School” da UAL
14
10 – NOKIA: ideias com DNA Action Lab(s) Novos Modelos de Negócio Teste e Validação das Oportunidades Tendências e Descontinuidades Competências Chave Ortodoxias e Crenças Internas Necessidades dos Consumidores Descoberta Desenvolver Novas Perspectivas Desafio Innovation Lab(s) Novos Espaços e Novas Regras Ideias, Domínios, Oportunidades M.M.Trigo EG&N/UAL
15
11 - Da Integração dos Mercados à Desintegração da Produção – Quando e Porquê subcontratar ou deslocalizar? Figura 1. A. - Com Outsoursing: igual valor de produto Figura 2. B. Sem Outsoursing: igual valor do produto Mestre Maria Márcia Trigo Directora da “Business School” da UAL Margem
16
Figura 2. A. Sem Outsoursing: Produtos de Alto Valor Acrescentado Figura 2. B. Com Outsoursing: Produtos de baixo valor acrescentado Mestre Maria Márcia Trigo Directora da “Business School” da UAL Margem
17
12 - OS LÍDERES SÃO ACTORES, EM 3 NÍVEIS: Na linha da frente, como empreendedores; Na linha do meio, como facilitadores e integradores; No topo, como Líderes e construtores do sucesso de uma empresa. Mestre Maria Márcia Trigo Directora da “Business School” da UAL
18
13 - LIDERAR: Porquê e Para quê? A NOVA FONTE DE VANTAGENS COMPETITIVAS CAPITAL HUMANO (1) CAPITAL SOCIAL (2) CAPITAL EMOCIONAL (3) 1. As pessoas certas nos lugares certos 2. Redes e relacionamentos locais/regionais/globais 3. A vontade, capacidade e paixão para AGIR Mestre Maria Márcia Trigo Directora da “Business School” da UAL
19
14 - A LIDERANÇA ESTRATÉGICA É EXTRAORDINARIAMENTE EMOCIONAL E EXIGENTE. PRESSUPÕE E IMPÕE: “SER/TORNAR- SE” ENCANTADOR E ENCANTATÓRIO PARA O INTERIOR E O EXTERIOR DA EMPRESA/NEGÓCIO: SABER “MIMAR” OS STAKEOLDERS E OS SHAREHOLDERS. Mestre Maria Márcia Trigo Directora da “Business School” da UAL
20
15 - PRINCÍPIOS BÁSICOS DA LIDERANÇA EMPREENDEDORA Desafiar o estabelecido; Escolher os melhores para os lugares certos; Apontar o caminho; Investir numa visão partilhada; Encorajar com o coração, com o lado direito e não apenas com a razão, o lado esquerdo do cérebro. Mestre Maria Márcia Trigo Directora da “Business School” da UAL
21
15.1 - Questões: Alguém pode viver/trabalhar/liderar sem os dois Hemisférios? Quem é mais forte no Hemisfério Esquerdo? E no Hemisfério Direito? Mestre Maria Márcia Trigo Directora da “Business School” da UAL
22
16 - A NOVÍSSIMA VANTAGEM COMPETITIVA Pré-Condição – Reinventar-me a mim próprio INOVAR/EMPREENDER / LIDERAR Conhecimento de si, da empresa e do negócio mundial: Agir local e pensar global Mestre Maria Márcia Trigo Directora da “Business School” da UAL Pensar com o cérebro todo e não apenas com o esquerdo Acreditar/Ter Paixão/Coragem/ Persistência/ Resistência/ Criatividade/Poética Destruição Criativa: Saber/coragem canibalizar o seu velho negocio de sucesso
23
17 - INOVAR, EMPREENDER, LIDERAR Reinventar-me continuadamente Acreditar, ter Coragem, ter Paixão, ter Persistência, Criatividade, Resiliência E Poética... Para construir e me encontrar e encantar Com a MAGIA DA VIDA
25
Escola de Gestão & Negócios Universidade Autónoma de Lisboa/ UAL Rua de Santa Marta, 47 1º Dto 1169-023 Lisboa Tel. 21 317 76 07 Fax: 21 317 76 38 egnegocios@universidade-autonoma.pt www.universidade-autonoma.pt egnegocios@universidade-autonoma.pt www.universidade-autonoma.pt
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.