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EDUCAÇÃO EM SAÚDE II Auxiliar em Saúde Bucal – EAD Prof.: Catarine Grisa.

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Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO EM SAÚDE II Auxiliar em Saúde Bucal – EAD Prof.: Catarine Grisa."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO EM SAÚDE II Auxiliar em Saúde Bucal – EAD Prof.: Catarine Grisa

2 OBJETIVO A disciplina de Educação em Saúde I, teve como objetivo principal diferenciar Educação em Saúde de Promoção de Saúde. Para dar continuidade ao tema, a disciplina de Educação em Saúde II tem por objetivo discutir a importância de educar, bem como as consequências de não se realizar ações educativas. Portanto, nesta disciplina iremos discutir sobre as mudanças e as consequências para o sistema de saúde com a realização de ações Educação em Saúde.

3 “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” Constituição da República Federativa do Brasil, Artigo 196. 1988 MUDANÇA NO MODELO ASSISTENCIAL Modelo cirúrgico-restaurador; ineficiente e ineficaz, monopolizador, de tecnologia densa e de alto custo, elitista e mutilador Modelo de atenção com procedimentos de natureza preventiva, educativa e reabilitadora, com um modelo assistencial dentro de uma proposta integral

4 Importância e Consequências da Educação em Saúde: - Educação, promoção e prevenção - Saúde bucal: nº de exodontias; prevalência de cárie e outras doenças bucais; necessidade de reabilitação e mutilação. Saúde geral: controle da diabetes, hipertensão, AIDS, entre outros; taxa de mortalidade; taxa de natalidade (maior nº de pré natal, por exemplo). QUALIDADE DE VIDA

5 NÃO ESQUEÇA!!! ONDE E COMO FAZER EDUCAÇÃO EM SAÚDE??? Fonte: Ascom/SP Fonte: www.pma.es.gov.br/ Fonte: saudecoletivaseropedica.blogspot.com

6 QUEM PODE REALIZAR EDUCAÇÃO EM SAÚDE??? Toda e qualquer profissional que trabalhe na área de saúde ou na área de Educação, desde que tenha experiência ou conhecimento suficiente para esclarecer as principais dúvidas de pessoas com doenças ou com conhecidos atingidos por uma enfermidade. Médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, agentes comunitários de saúde, auxiliares de saúde bucal, professores, entre outros.

7 LEITURAS OBRIGATÓRIAS: Artigo 1: EDUCAÇÃO EM SAÚDE: uma experiência transformadora Artigo 2: Modelos assistenciais em saúde bucal no Brasil Artigo 3: A Importância da Educação em Saúde Bucal para Pré- Escolares Artigo 4: Assistência ao diabetes no Sistema Único de Saúde: análise do modelo atual LEITURAS COMPLEMENTARES: Artigo 5: Sus, Modelos Assistenciais e Vigilância da Saúde Artigo 6: Evolução histórica da Educação em Saúde como disciplina de ensino na Faculdade de Saúde Pública da universidade de São Paulo - 1925 a 1967

8 REFERÊNCIAS AQUILANTE, A. G. et al. A Importância da Educação em Saúde Bucal para Pré- Escolares. Revista de Odontologia da UNESP, São Paulo, v. 32, n. 1, 2003. GUIDONI, C. M. et al. Assistência ao diabetes no Sistema Único de Saúde: análise do modelo atual. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, vol. 45, n. 1, jan./mar., 2009. NICKEL, D. A.; LIMA, F. G.; SILVA, B. B. da. Modelos assistenciais em saúde bucal no Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 24(2):241-246, fev, 2008. OLIVEIRA, H. M. de; GONÇALVES, M. J. F. EDUCAÇÃO EM SAÚDE: uma experiência transformadora. Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 2004 nov/dez;57(6):761-3.


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