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IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

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Apresentação em tema: "IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES"— Transcrição da apresentação:

1 IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

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3 O processo empreendedor
1. Identificar e avaliar a oportunidade Criação e abrangência da oportunidade Valores percebidos e reais da oportunidade Riscos e retornos da oportunidade Oportunidade versus habilidades e metas pessoais Situação dos competidores

4 2. Desenvolver o plano de negócios Sumário executivo
O conceito do negócio Equipe de gestão Mercado e competidores Marketing e vendas Estrutura e operação Análise estratégica Plano financeiro Anexos Muitas vezes, ao elaborar o plano de negócios e passar para a fase seguinte – captação de recursos, o empreendedor pode ter que alterar o plano inicial em função do ajuste do plano à necessidade de algum investidor, chegando muitas vezes a ter que mudar a concepção do negócio.

5 3. Determinar e captar os recursos Recursos pessoais
Recursos de amigos e parentes Angels Capitalistas de risco Bancos Governo Incubadoras Angel – pessoa física que prefere arriscar em novos negócios a deixar todo o seu dinheiro aplicado nos bancos.

6 4. Gerenciar a empresa criada
Estilo de gestão Fatores críticos de sucesso Identificar problemas atuais e potenciais Implementar um sistema de controle Profissionalizar a gestão Entrar em novos mercados

7 Identificando oportunidades
O fato de uma idéia ser ou não única, não importa. As oportunidades é que geralmente são únicas. Idéias revolucionárias são raras, produtos únicos não existem e concorrentes com certeza existirão. Uma idéia sozinha não vale nada. O que importa é saber desenvolvê-la, implementá-la e construir um negócio de sucesso. O que conta não é ser o primeiro a pensar e ter uma idéia revolucionária, mas sim o primeiro a identificar uma necessidade de mercado e saber como atendê-la. Pode-se, por exemplo, identificar a necessidade de uma panificadora em determinado local, etc. Não precisa ser necessariamente algo novo ou revolucionário!

8 A experiência no ramo como diferencial:
Procurar criar negócios em áreas que você conhece, em que já tem alguma experiência, já trabalhou ou tem sócios que já trabalharam no ramo.

9 A informação é a base de novas idéias
Conversar com pessoas de todos os níveis sociais e idade. Pesquisar novas patentes e licenciamentos de produtos nas áreas que o empreendedor tem intenção de atuar. Estar atento aos acontecimentos sociais de sua região, tendências, preferências da população. Visitar institutos de pesquisa, universidades, feira de negócios etc. Participar de conferências e congressos da área, ir a reuniões e eventos de entidades de classe e associações

10 Qualquer oportunidade deve ser analisada, pelo menos, sob os seguintes aspectos
Qual mercado ela atende? Qual o retorno econômico que ela proporcionará? Quais as vantagens competitivas que ela trará ao negócio? Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio? Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?


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