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PublicouBrenda Pero Alterado mais de 9 anos atrás
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A IMPORTÂNCIA DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO Como otimizar o processo de repasse e otimizar a entrada de receitas
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HISTÓRICO DO MERCADO | Estatísticas do Crédito Imobiliário Recursos SBPE cresceu 60x no período Em bilhões de Reais
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Recursos SBPE cresceu 60x no período Em bilhões de Reais HISTÓRICO DO MERCADO | Estatísticas do Crédito Imobiliário Aumento de 18x no número de financiamentos SBPE Número de unidades
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CENÁRIO Demanda crescente Minha Casa Minha Vida Taxa para imóveis de maior valor Necessidade de aperfeiçoamento Retirar o atendimento da agência
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CORRESPONDENTE | O que faz? Atendimento ao cliente Explicações sobre o financiamento Coleta da documentação Montagem do processo Análise e aprovação de crédito Envio ao banco e acompanhamento Geração de minuta e assinatura Remuneração paga pelo banco entre 0,8% à 1,2%
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MODELOS DE GESTÃO Controle através de planilhasInformações desatualizadas 4 MODELOS Cliente busca o crédito e realiza o registro Construtora não tem controle sobre o andamento Gestão informal Legalmente não é permitido a Construtora fazer o papel de Correspondente Foco no ganho financeiro Melhor controle sobre processos Refém de único parceiro de venda e financiamento Não existe concorrência entre correspondentes Cria concorrência Maior agilidade nos processos Construtora não se torna refém Melhor modelo de negócios CLIENTECONSTRUTORAIMOBILIÁRIACORRESPONDENTE(S)
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ÁNÁLISE DE CRÉDITO | Vendas saudáveis No momento da venda é recomendável realizar a análise de crédito completa do(s) cliente(s), considerando: Trabalhar com a aprovação de crédito, que tem validade de seis meses, é uma forma de avaliar a capacidade de obtenção de crédito do(s) cliente(s) Renda dos proponentes Situação cadastral na Receita Federal Pendências financeiras (Serasa) Nível de endividamento (contas futuras) SUGESTÃO
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O PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DE CRÉDITO
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Orientações incorretas no momento da compra, corretor desconhece as regras de financiamento (utilização do FGTS) Nem sempre é liberado 100% do valor simulado, depende do perfil do cliente (score) Dificuldade na comprovação de renda Documentos ilegíveis ou vencidos Não informar o comprometimento de renda Situação irregular na Receita Federal Erros de digitação e falta de atenção (carimbo, rúbricas e assinaturas) ERROS MAIS COMUNS
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Cliente bem informado Análise de crédito consistente no momento da venda Se possível utilizar a pré-aprovação de crédito válida por seis meses Alinhamento de políticas entre comercial e crédito Capacitação periódica dos analistas e corretores Segmentar o processo formando uma esteira de produção Considerar uma etapa de verificação/qualidade Bom relacionamento com Agências e Cartório de Registro DICAS PARA AGILIZAR O REPASSE
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Mapear o processo de contratação de crédito Padronização de processos Assimilação da política instituída Acompanhar a evolução dos processos e identificar pontos de gargalos Definir parcerias estratégicas com correspondentes bancários Promover a concorrência entre os prestadores de serviço Harmonia na relação com área comercial Capacitação de mão de obra (certificação ANEPS) Informações centralizadas e em tempo real DESAFIOS (PARADIGMAS)
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ESTEIRA DE PRODUÇÃO | Etapas com prazo de execução 60 DIAS AGENDAMENTOENTREVISTACOLETAMONTAGEMCONFERÊNCIAAPROVAÇÃOASSINATURAREGISTRO 3 DIAS4 DIAS7 DIAS4 DIAS1 DIA4 DIAS7 DIAS30 DIAS
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ESTEIRA DE PRODUÇÃO | Detecção de gargalos Agendamento Entrevista Coleta Montagem Conferência Aprovação Assinatura Registro
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Agendamento Entrevista Montagem Assinatura
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Agendamento Entrevista Montagem Assinatura Etapas de contratos Clique na barra para detalhar as etapas do grupo 31 21 28 31
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Etapas de contratos Clique na barra para detalhar as etapas do grupo Cliente agendado Aguardando documentação Montando processo Montando pendência 3 Processo pronto 2 9 6 8
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Residencial Jardim das Flores Novembro 3,2 mi DezembroJaneiroFevereiroMarço 8,7 mi 6,8 mi 3,5 mi 1,8 mi
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Ferramenta de gestão para área de crédito imobiliário
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Controla e monitora os processos de financiamento Digitaliza documentos e imprime formulários padrões Registra histórico de tratativas com o cliente Melhora a velocidade de contratação de crédito Reduz o número de inconformidades nos dossiês Agiliza liberação de recursos Facilita a gestão de parceiros com controle centralizado Disponibiliza informações em tempo real FUNCIONALIDADES
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VANTAGENS Registro atendimento Agenda por analista Histórico de evolução Checklist de documentos Digitalização de processos Envio de e-mail e SMS Impressão de formulários
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www.mega.com.br Wilson L. M. Pacheco Jr. Executivo de contas wilson.pacheco@megaconstrucao.com.br (41) 8421 7993
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