Carregar apresentação
1
ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGOCIOS
Organização da Empresa Rio de Janeiro AULA 5
2
- Conhecer o processo de organização;
Nesta aula, você irá: - Conhecer o processo de organização; - Identificar as funções da empresa e as estruturas organizacionais; - Relacionar os critérios de departamentalização; - Entender o organograma linear; e - Compreender a definição de responsabilidades e autoridade. AULA 5
3
PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO
PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO Organizar é definir as responsabilidades de todos que trabalham na empresa, organização quem faz o quê, evitando omissões, retrabalho e confusões. Para organizar a empresa comece pelo plano estratégico, pois a estrutura segue a estratégia. Portanto, o empreendedor, começando pelos objetivos ou missão da empresa, deverá identificar as funções da empresa, transformar as funções em departamentos, definir as responsabilidades das pessoas e desenhar a estrutura organizacional. AULA 5
4
FUNÇÕES DA EMPRESA São as tarefas principais necessárias para realizar os objetivos da empresa, divididas em suprimentos, operações (produção), marketing e vendas, finanças e recursos humanos. A coordenação dessas funções especializadas é o papel do administrador ou gestor geral. AULA 5
5
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL - ORGANOGRAMA
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL - ORGANOGRAMA Conjunto de unidades interligadas através de relações funcionais e hierárquicas, integrando os recursos para alcançar os objetivos. Retrata a configuração dos órgãos da organização, sua interdependência e funcionamento; É a atividade organizadora dos recursos da organização e suas interações; Gráfico que mostra as relações funcionais, os fluxos de autoridade e responsabilidade, e as funções organizacionais da empresa. Emprega todos os recursos disponíveis a fim de alcançar os objetivos determinados. AULA 5
6
Objetivos do Organograma: - Dividir o Trabalho de forma eficiente;
- Determinar os tipos de Relações de Autoridade; - Criar Relações de Comando; - Alinhar os Níveis Hierárquicos; - Coordenar o Processo de Tomada de Decisão; e - Identificar as Relações Funcionais. AULA 5
7
© 2006 by Pearson Education do Brasil Ltda
9
ORGANOGRAMA AULA 5
10
Departamentalização Funcional
DIRETORIA DEPART. DE PRODUÇÃO DEPART. DE VENDAS DEPART. DE FINANÇAS FABRICAÇÃO VENDAS CONTABILIDADE COMPRAS FATURAMENTO TESOURARIA AULA 5
11
Dep. por Produtos e Serviços
AULA 5
12
Dep. por Clientes AULA 5
13
Dep. por Localização Geográfica
AULA 5
14
Dep. por Tempo AULA 5
15
Dep. por Projetos AULA 5
16
Estrutura Matricial AULA 5
17
Dep. por Processo AULA 5
18
LINEAR AULA 5
19
FUNCIONAL AULA 5
20
LINHA-STAFF DIRETOR AUDITORIA GER. FINANCEIRA GER. ADM RESTAURANTE
FUNCIONAL AULA 5
21
Próxima aula, você estudará sobre os seguintes assuntos:
- Importância da função Marketing para o alcance dos objetivos da organização; - Conceito de Marketing e a importância de conhecer o mercado; - Identificar o consumidor ou cliente, identificando os tipos de clientes; - Etapas do planejamento estratégico de marketing; e - Critérios de segmentação e o marketing mix. AULA 5
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.