A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PERFIL EMPREENDEDOR PROF. CAROLINA SPINOLA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PERFIL EMPREENDEDOR PROF. CAROLINA SPINOLA."— Transcrição da apresentação:

1 O PERFIL EMPREENDEDOR PROF. CAROLINA SPINOLA

2 Perfil Empreendedor O empreendedor necessita formar equipes, liderar, esquematizar, definir táticas e estratégias, mas sobretudo dar uma direção.

3 Perfil Empreendedor O empreendedorismo é para aqueles que estão dispostos a lidar com o imprevisto, com o risco e, de certa forma, com uma vida de aventuras. Entender o que não é empreendedorismo também ajuda a determinar o perfil do empreendedor.

4 Perfil Empreendedor Costuma-se confundir empreendedorismo com falta de oportunidade, principalmente em um país como o Brasil.

5 Perfil Empreendedor De acordo com a edição de 2010 do relatório "Doing Business" do Banco Mundial, a posição de nosso país no ranking internacional que avalia a qualidade das condições empresariais de paises, foi a 129º em 2009, atrás da Nigéria (125º), Bangladesh (119º), Etiópia (111º) e Zâmbia (90º). Mesmo dentro da América do Sul, o Brasil só ficou à frente da Venezuela (177º), Bolívia (161º) e Equador (138º). (BANCO MUNDIAL, 2009)

6 Perfil Empreendedor O Brasil ocupou a 13ª posição no ranking mundial de empreendedorismo em O Relatório Empreendedorismo no Brasil (GEM, 2009) calcula que a Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA) brasileira foi de 12,02 no mesmo ano, o que significa, segundo os autores da pesquisa, que de cada 100 brasileiros 12 realizavam alguma atividade empreendedora naquele ano

7 Perfil Empreendedor A primeira qualidade do empreendedor, antes de todas as demais, deve ser a afeição ao risco, seja ele o risco de ousar, de inventar, de propor algo diferente, de apostar numa idéia, de agarrar o sonho. O empreendedor deve ser em primeiro lugar, um especulador – no bom sentido da palavra-, um jogador, um apostador.

8 Perfil Empreendedor O empreendedor deve ser perseverante e otimista, principalmente em um ambiente de negócios desfavorável.

9 Perfil Empreendedor Empreendedores também gostam da independência, de seguir seus instintos e não necessitam de ninguém para dizer-lhes o que fazer.

10 Perfil Empreendedor VISIONÁRIO
Sabe onde quer chegar. Tem a visão de como será o futuro para seu negócio e sua vida. Planeja cada etapa do seu empreendimento. DECISOR COMPETENTE Sabe tomar as decisões corretas na hora apropriada. Tem competência para separar as variáveis fundamentais para a resolução do problema daquelas que não têm importância. DETERMINADO E DINÂMICO É inconformado com a rotina. Faz com que as coisas aconteçam.

11 Perfil Empreendedor DEDICADO
Entende que o sucesso é fruto da dedicação constante. Abdica de momentos de lazer em nome do seu empreendimento. OTIMISTA E ENTUSIASTA É apaixonado pelo que faz. Trabalha em seu empreendimento por prazer e acredita no que faz. INDEPENDENTE Prefere se dedicar a um negócio próprio ao invés de trabalhar para outros e seguir ordens.

12 Perfil Empreendedor LIDER E FORMADOR DE EQUIPES
Tem habilidade para trabalhar com pessoas, liderá-las e formar equipes coesas e colaborativas. BEM RELACIONADO Deve saber construir uma rede de relacionamentos e tirar proveito dela. ORGANIZADO Sabe alocar corretamente os recursos que dispõe.

13 Perfil Empreendedor CURIOSO
Nunca está satisfeito com o que já aprendeu. Sempre está em busca de mais conhecimento. Orientado para "aprender a aprender". CRIATIVO Busca novas maneiras de resolver problemas e enxerga oportunidades onde os outros não percebem. ARROJADO Assume riscos. Gosta de arriscar em suas decisões, de sair na frente dos outros.

14 Perfil Empreendedor PERSISTENTE
Não desanima face às adversidades. É perseverante e acredita em sua idéia. EXIGENTE Perfeccionista e obcecado pela qualidade. AUTOCONFIANTE Acredita em seu julgamento e não se deixa abalar ou desencorajar facilmente.

15 Perfil Empreendedor INFLUENCIADOR Tem grande capacidade de persuasão.
BOM OUVINTE Sabe ouvir e está atento às informações trazidas por seus colaboradores. INFORMADO Busca estar sempre atualizado sobre tudo. Entende que todo tipo de informação é útil e enriquecedora.

16 DESENVOLVENDO UMA VISÃO E UMA MISSÃO PESSOAL
Você já se decidiu sobre o seu futuro? Já sabe o que deseja para sua vida profissional?

17 VISÃO Ter uma visão de futuro significa antecipar mentalmente uma situação desejável. Em seguida, se pergunte: o que você tem feito para concretizar a sua visão de futuro?

18 VISÃO A visão serve para isso: indicar o destino, o ponto de chegada. Como um norte para as bússolas. De posse desse direcionamento, cabe a cada um de nós buscar os elementos necessários para ir ao seu encontro. Ser visionário é ser planejador.

19 VISÃO A visão deve retratar um estado futuro desejado;
A visão deve ser de longo prazo. O que se entende por longo prazo varia de autor para autor e, no nosso caso, variará de indivíduo para indivíduo. O que ele quer dizer é que não se deve estabelecer uma visão para o fim do ano mas, para o fim de um ciclo de nossas vidas;

20 VISÃO A visão deve ter uma descrição clara. Collins e Porras (1995) complementam que é essencial "pintar um quadro" do cenário futuro desejado. Para eles, a imagem propicia uma tangibilidade que as palavras não tem; A visão deve estar alinhada com os nossos valores centrais;

21 VISÃO A visão deve ser inspiradora e impulsionadora. Para Senge (1998) o "gap" entre o estágio atual de nossas vidas e aquele desejável no futuro deve ser capaz de gerar uma energia criativa; A visão deve prover focalização e alinhamento e com isso direcionar todos os esforços da pessoa; A visão deve confrontar padrões atuais. O estabelecimento de uma visão implica em vislumbrar uma situação além das nossas capacidades atuais.

22 VISÃO

23 Missão A missão é um caminho para se alcançar a visão. Enquanto a visão nos direciona para o futuro, a declaração de missão nos posiciona em relação a questões mais profundas e intimas. Ela se torna o critério pelo qual o empreendedor passa a medir tudo em sua vida e, de posse dessa compreensão, coloca-se a trabalhar.

24 Missão Missão de O Boticário : Contribuir para um mundo mais belo.
Missão do Grupo Pão de Açúcar - Garantir a melhor experiência de compra para todos os nossos clientes, em cada uma das nossas lojas. Missão da Gol : popularizar o transporte na América Latina

25 Missão Missão da Tecnisa: Ser, em cada detalhe, mais construtora por metro quadrado Missão da Natura: criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar-Bem. Bem- Estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo. Estar-Bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa do individuo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo.

26 Visão x Missão

27 O LÍDER EMPREENDEDOR O líder empreendedor deve desenvolver condições e ferramentas para despertar as habilidades de seus colaboradores

28 O LÍDER EMPREENDEDOR O líder empreendedor deve desenvolver condições e ferramentas para despertar as habilidades de seus colaboradores

29 O LÍDER EMPREENDEDOR Aquisição - a atração de novos talentos para a organização Construção - desenvolvimento contínuo da equipe. Benchmarking - adote em sua organização as melhores técnicas de gestão de pessoas do mercado.

30 O LÍDER EMPREENDEDOR Busca de Recursos - faça parcerias com consultores, vendedores, clientes e fornecedores da organização para reunir novas idéias. Cuidado com o Feedback - Critique em particular e elogie em público


Carregar ppt "O PERFIL EMPREENDEDOR PROF. CAROLINA SPINOLA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google