A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quem Governa o mundo? Que Desafios tem de Enfrentar?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quem Governa o mundo? Que Desafios tem de Enfrentar?"— Transcrição da apresentação:

1 Quem Governa o mundo? Que Desafios tem de Enfrentar?
A Governação Global Quem Governa o mundo? Que Desafios tem de Enfrentar?

2 A Superpotência O mundo actual é dominado por uma única superpotência, os USA, com ascendente indiscutível nas esferas política, económica, militar, tecnológica e cultural. Neste quadro, qual o papel da ONU, G7, OCDE, OMC, FMI e Banco Mundial? E o papel dos média, dos lobbies, das ONG e das ETN? E o papel dos Estados nacionais, cujo poder está a enfraquecer?

3 O Mundo Actual A globalização afirma-se;
As uniões económicas regionais multiplicam-se; O nacionalismo, os movimentos de origem étnica ou religiosa reaparecem; Voltou a surgir a guerra em solo europeu e em territórios da antiga União Soviética; O crime organizado reafirma-se como uma realidade internacional; Etc,.

4 O Progresso Predador O modelo de desenvolvimento económico adoptado com a Revolução Industril, se trouxe inegáveis e valiosíssimos benefícios para a Humanidade é responsável, também, pela inacreditável depradação do meio ambiente que coloca a Humanidade ante uma crise ecológica de consequências apocalíticas. No concreto, e actualmente, podem apontar-se como causas da degradação do meio ambiente, a produção em excesso, a explosão demogáfica e a poluição urbana.

5 O Crescimento das Desigualdades e das Descriminações.
Cerca de 20% da população mundial, dos países do norte, apodera-se de mais de 80% da riqueza mundial. Nos países do norte as desigualdades são também gritantes: na UE há dezenas de milhões de pobres e desempregados; Os USA são o mais desigual dos países ricos: (Se me perguntar se eu aprovo que 1% da população americana seja dona de quase toda a riqueza, que 19% estejam a dar-se bem porque trabalham para os proprietários e que 80% se encontrem numa situação ruim, é claro que a minha visão é negativa." Gore Vidal, Visão, 2 a 8 de Novembro  2000.) Ressurge o nacionalismo e a xenefobia.

6 Gore Vidal

7 A Urbanização Excessiva. Os Guetos
A urbanização, particularmente no Sul, cresce a ritmos acelerados, de forma desordenada e incontrolada, dando origem a megacidades, onde se concentram problemas gravíssimos, de muito díficil resolução. No Norte, nos subúrbios das grandes cidades, surgem as cidades-guetos, com populações, geralmente de minorias étnicas sem perspectivas de futuro…

8 As Comunicações Globais
Vivemos hoje a revolução das comunicações, o telemóvel, a internet, com profundo impacto em toda a sociedade, a sociedade da informação. No entanto, o acesso aos computadores e à internet é extremamente desigual, em desfavor dos países pobres, podendo criar-se uma nova divisão: os info-ricos e os info-pobres. A indústria espacial é uma das mais promissoras e das maiores alavancas ao desencolvimento tecnológico. No entanto, apenas um grupo restrito de países é capaz de dominar a tecnologia necessária…

9 A Mundialização da Economia
A mundialização das economias coloca as economias dependentes umas das outras. A mundialização é particularmente visível na área financeira, com os mercados bolsistas, abertos 24 horas por dia em todo o mundo. Ao informática e a “política de liberdade do movimento de capitais” tornou possível que, em questão de segundos, somas fabulosas se desloquem duma ponta à outra do planeta, saltando de bolsa em bolsa à procura da aplicação mais rentável, sem qualquer conexão com a economia real. O que podem fazer os Estados? O que vai acontecer à democracia, quando decisões tão importantes podem ser tomadas por pessoas e entidades sem a legitimação do voto popular? As transnacionais mandam no mundo. Estão intimamente ligadas aos organismos de coordenação económia a nível internacional e procuram criar regras que permitam o alargamento do seu domínio, visando a obtenção de lucros fabulosos e cada vez maiores.


Carregar ppt "Quem Governa o mundo? Que Desafios tem de Enfrentar?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google