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GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

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Apresentação em tema: "GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO DE PESSSOAS GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

2 A função Recursos Humanos
Lidar com pessoas nas organizações é uma responsabilidade que atualmente, se reveste de complexidade muito maior do que há poucos anos. A área de Recursos Humanos tem como objetivo administrar as relações da organização com as pessoas que a compõe, consideradas, hoje em dia, parceiras do negócio, e não mais meros recursos empresariais. Esse passou a ser o mais importante desafio interno das empresas, em plena era da informação. O profissional de Recursos Humanos o poder de diferenciar as pessoas com as quais lida em seu dia-a-dia, pois seres humanos são dotados de personalidades próprias a Gestão de Pessoas passa por alocar os conhecimentos, habilidades, destrezas e capacidades, indispensáveis à adequada gestão dos recursos organizacionais. PAPEL DE RECURSOS HUMANOS: 1) Atrair 2) Reter 3) Desenvolver = Pessoas

3 Funções do Recursos Humanos
Recrutamento Treinamento Motivação Planos de Benefícios Avaliação de Desempenho Endomarketing Higiene, medicina e Segurança do Trabalho Departamento Pessoal Sistemas de Informações Gerenciais Desenvolvimento Organizacional Qualidade de vida no trabalho Responsabilidade Social

4 Desenvolvimento Organizacional – Uma Questão de Sobrevivência.
É muito comum ouvir , nas rodas de empresários, queixas relativas ao desempenho da suas organizações, acompanhadas de lamentações dirigidas quase sempre à lentidão dos processos, qualidade dos resultados e às relações interpessoais. Não há como duvidar de que enfrentar uma situação nova exige, do poder decisório, uma forte dose de coragem , pois, entre outras razões, a questão da competência pessoal de quem decide está em jogo.

5 O Receio de Mudar É comum ouvir de empresários, queixas relativas ao desempenho das suas organizações , da qualidade dos resultados e às relações inter-pessoais, isso demonstra que a sensibilidade do empresário é capaz de detectar os problemas que o afligem. Enfrentar uma situação nova exige uma forte dose de coragem do poder decisório, porque sempre estará em dúvida se a mudança será para a melhor. É interessante observar que toda mudança só acontece historicamente quando as razões rompem a fronteira do comodismo ou do conservadorismo, a mudança em si seja vista como grande alternativa de solução.

6 Teorias de Motivação HERSBERG: Motivação e satisfação das pessoas, aborda dois fatores importantes da satisfação: Fatores Higiênicos: Condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, englobando condições físicas e ambientais de trabalho. Fatores Motivacionais: Sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional.

7 Teorias de Motivação MASLOW: Define que as necessidades mais baixas devem ser satisfeitas antes das necessidades mais altas. Pirâmide de Maslow: 1. Necessidades Fisiológicas 2. Necessidades Segurança 3. Necessidades Sociais 4. Necessidade de Auto Estima 5. Necessidade de Auto Realização

8 Atuação da Gestão de Pessoas
A área de Recursos Humanos deve estar voltada, permanentemente, para ajudar a organização a alcançar seus objetivos e a realizar suas missões, tornando-a competitiva. A missão de Recursos Humanos, entre outras coisas, deve: A) dimensionar e planejar as necessidades de pessoal, no longo, médio e curto prazos, para atender às exigências do negócio e aos objetivos da empresa; B) Criar, atualizar e manter uma estrutura organizacional adequada aos objetivos empresariais e às suas relações com o ambiente; C) atender às necessidades de recursos humanos da organização, no longo, médio e curto prazo prazos, além de manter todos os cargos e funções adequadamente preenchidos; D) prover a qualificação profissional dos recursos humanos da empresa; E) remunerar o pessoal, competitiva e equivalentemente, considerando as características e as peculiaridades do negócio empresarial que impactam a relação do profissional com seu cargo e a contribuição para o desenvolvimento da empresa; F) assegurar o bom relacionamento da empresa com o empregado, em todos os níveis da organização.


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