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GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE

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Apresentação em tema: "GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE"— Transcrição da apresentação:

1 GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
DISCIPLINA GESTÃO DE PROJETOS UNIDADE III - SEMANA 11 GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE

2 “ O QUE É GERIR PROJETOS”

3 OBJETIVOS Nesta semana daremos continuidade ao estudo de gerenciamento da qualidade, visualizando as demais ferramentas existentes para a aplicação de determinado conceito.

4 REALIZAR O CONTROLE DA QUALIDADE
O PMBOK (2008) possui a seguinte definição realizar o controle da qualidade é o processo de monitoramento e registro dos resultados da execução das atividades de qualidade para avaliar o desempenho e recomendar as mudanças necessárias. O controle da qualidade monitora a aplicação dos processos da qualidade, verificando se está sendo efetiva nos processos do projeto e as metas do produto.

5 REALIZAR O CONTROLE DA QUALIDADE
A equipe do projeto deve ter um bom conhecimento de controle estatístico da qualidade, principalmente amostragem e probabilidade visando auxiliar na avaliação das saídas do controle de qualidade. Todas as fontes de informações citadas produzem dados suficientes para ser trabalhado pelo gerente de projetos ou o recurso disponível para controlar a qualidade do projeto.

6 REALIZAR O CONTROLE DA QUALIDADE
Para a realização do controle de qualidade é necessário obter informações para ser trabalhadas e gerar processos que realizam o controle de qualidade, segundo o PMBOK (2008) são: Plano de gerenciamento do projeto Métricas da qualidade Listas de verificação da qualidade Medições de desempenho do trabalho Solicitações de mudanças aprovadas Entregas e Ativos de processos organizacionais

7 REALIZAR O CONTROLE DA QUALIDADE TÉCNICAS DE FERRAMENTAS
Neste tópico iremos analisar as técnicas utilizadas para atuar em conjunto com as informações citas no capítulo anterior, na qual produzirá saídas que são processos específicos para a realização do controle da qualidade. Segundo o PMBOK (2008) as técnicas e ferramentas utilizadas são:

8 DIAGRAMAS DE CAUSA E EFEITO
Conhecido também como Diagrama de ISHIKAWA OU DIAGRAMA DE ESPINHA DE PEIXE, mostra como diversos fatores estão ligados a problemas ou efeitos potenciais. Uma possível causa raiz pode ser revelada ao persistir na pergunta “ por quê?” ou “ como” seguindo uma das linhas.

9 GRÁFICOS DE CONTROLE Os gráficos de controle ilustram como um processo se comporta com o passar do tempo e quando um processo está sujeito a uma variação com causa especial, resultando em uma situação fora de controle.

10 FLUXOGRAMAS A elaboração de fluxogramas é usada durante o processo de realizar o controle da qualidade para determinar as etapas do processo que não estão em conformidade e identificar oportunidades potenciais de melhoria do processo.

11 HISTOGRAMA Histograma é um gráfico de barras verticais que mostra com que frequência ocorreu um determinado estado de uma variável.

12 DIAGRAMA DE PARETO Conhecido também como Gráfico de Pareto é um tipo específico de histograma, ordenado por frequência de ocorrência. Mostra quantos defeitos foram gerados por tipo ou categoria de causa identificada.

13 GRÁFICO DE EXECUÇÃO É um gráfico sem a exibição dos limites mostrando o histórico e o padrão de variação. O gráfico de execução é um gráfico de linhas que mostra os pontos de dados plotados na ordem em ocorreram.

14 DIAGRAMA DE DISPERSÃO Mostra o relacionamento entre duas varáveis, permitindo que a equipe de qualidade estude e identifique o relacionamento possível entre as mudanças observadas em duas variáveis.

15 AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA
Seleciona as amostras e testa conforme definido no plano de qualidade.

16 INSPEÇÃO Examina um determinado produto para determinar se está em conformidade com os padrões documentados. Os resultados de uma inspeção geralmente incluem medições e podem ser obtidos em qualquer nível.

17 REVISÃO DAS SOLICITAÇOES DE MUDANÇAS APROVADAS
Todas as solicitações de mudanças aprovadas devem ser revisadas para verificar se foram implementadas conforme haviam sido aprovadas. Após o tratamento das informações através das técnicas e ferramentas, é gerado saídas que são processos que auxiliam o processo de realização do controle da qualidade.

18 PROCESSOS QUE AUXILIAM NO CONTROLE DA QUALIDADE
Medições do controle da qualidade. Mudanças validadas e Entregas validadas. Atualizações dos ativos de processos organizacionais: listas de verificação concluídas e documentação de lições aprendidas. Solicitações de mudanças. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto. Atualizações dos documentos do projeto.

19 QUALIDADE DE PRODUTO E PROCESSO
Nos dias atuais não há como pensar em um processo de fabricação de um produto sem associar a palavra qualidade. Alguns autores afirmam que a garantia de qualidade é uma maneira preventiva de pensar, minimizando os erros e o retrabalho nos processos.

20 DEFINIÇÕES SOBRE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS
“Qualidade é a condição necessária de aptidão para o fim a que se destina” (EOQC – ORGANIZAÇÃO EUROPÉIA DE CONTROLE DE QUALIDADE 1972) “ Qualidade é adequação ao uso” ( Juran e Gryna, 1991) “O grau na qual um conjunto de características inerentes satisfaz requisitos” ISO 9001:2000

21 QUALIDADE NOS PROCESSOS DOS SERVIÇOS
Os benefícios gerados com a inclusão da qualidade nos processo são diversos benefícios: Eliminados os defeitos, garante-se um produto em condições efetivas de uso. Eliminadas as causas, garante-se maior confiabilidade ao produto. O processo otimizado garante um produto com a máxima eficiência e eficácia. A qualidade no processo reflete no produto e facilita o atendimento dos objetivos bem definidos e fácil de alcançar.

22 AUDITORIA DE PROJETOS A auditora de projetos é uma prática frequente, visto que alguns projetos possuem recursos escassos para a prática. A prática da auditoria garante o cumprimento das normas de qualidade, durante a execução do projeto e seu processo, garantindo que não haja desperdício de recursos.

23 “GERENCIAMENTO DE UM PORTIFÓLIO DE PROJETOS”
FILME “GERENCIAMENTO DE UM PORTIFÓLIO DE PROJETOS”

24 ATIVIDADES DE AUTOAVALIAÇÃO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES Nos dias atuais a busca pela qualidade total está cada vez mais frequente, elabore sugestões de como pode se chegar a qualidade total no ambiente de projetos e debata as ideias apresentadas. SÍNTESE Ao final desta semana fechamos o estudo em gerenciamento da qualidade, porém, o término desta semana não limita o aluno a buscar mais conhecimento. Sugiro ao aluno que busque mais informações com o intuito de agregar seu conhecimento e chegar a excelência na qualidade total no ambiente de projetos. .


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