A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comércio Internacional Capítulo 5 Avaliação e Selecção do País International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comércio Internacional Capítulo 5 Avaliação e Selecção do País International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1."— Transcrição da apresentação:

1 Comércio Internacional Capítulo 5 Avaliação e Selecção do País International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1

2 Objectivos Discutir estratégias para a penetração sequencial de países e recursos comprometedores Discutir estratégias para a penetração sequencial de países e recursos comprometedores Explicar pistas de ambientes climatizados que ajudam os gestores a limitar as alternativas geográficas Explicar pistas de ambientes climatizados que ajudam os gestores a limitar as alternativas geográficas Examinar que variáveis a empresa deve considerar quando decidir se e onde expandir para o estrangeiro Examinar que variáveis a empresa deve considerar quando decidir se e onde expandir para o estrangeiro Rever métodos e problemas de colher e comparar informação internacionalmente Rever métodos e problemas de colher e comparar informação internacionalmente Descrever ferramentas simplificadas para determinar estratégia geográfica global Descrever ferramentas simplificadas para determinar estratégia geográfica global Apresentar como os gestores decidem o investimento final, reinvestimento, e desinvestimento Apresentar como os gestores decidem o investimento final, reinvestimento, e desinvestimento 2

3 2004, Prentice Hall, Inc Decisões Locais 3

4 2004, Prentice Hall, Inc Escolha de Novos Locais Procurar alternativas Procurar alternativas Escolher e pesar as variáveis Escolher e pesar as variáveis OportunidadesOportunidades Tamanho do mercadoTamanho do mercado Facilidade e compatibilidadeFacilidade e compatibilidade Disponibilidade de custo e recursoDisponibilidade de custo e recurso Colher e analisar dados para as variáveis Colher e analisar dados para as variáveis Usar ferramentas para comparar variáveis e estreitar alternativas Usar ferramentas para comparar variáveis e estreitar alternativas 4

5 2004, Prentice Hall, Inc Restrições Comerciais As empresas têm falta de recursos de modo a usufruir de todas as oportunidades internacionais As empresas têm falta de recursos de modo a usufruir de todas as oportunidades internacionais As empresas têm de determinar a ordem de entrada dos países As empresas têm de determinar a ordem de entrada dos países As empresas têm de estabelecer as taxas de locação de recursos entre os países As empresas têm de estabelecer as taxas de locação de recursos entre os países 5

6 2004, Prentice Hall, Inc Diversificar ou Concentrar infra- estruturas Internacionais Analisar a taxa de crescimento e a estabilidade das vendas em cada mercado Analisar a taxa de crescimento e a estabilidade das vendas em cada mercado Pesquisar expected lead time over competitors Pesquisar expected lead time over competitors Determinar quais os efeitos do spillover Determinar quais os efeitos do spillover Medir o grau de necessidade de um produto e a localização do marketing para vários países Medir o grau de necessidade de um produto e a localização do marketing para vários países 6

7 2004, Prentice Hall, Inc Locatários entre os Locais Analisar efeitos de reinvestimento versus colher nas operações locais existentes Analisar efeitos de reinvestimento versus colher nas operações locais existentes Avaliar a interdependência dos locais em desempenho interdependence of locations on performance Avaliar a interdependência dos locais em desempenho interdependence of locations on performance Examinar necessidades de diversificação versus concentração em operações estrangeiras Examinar necessidades de diversificação versus concentração em operações estrangeiras 7

8 2004, Prentice Hall, Inc

9 Selecção do País As empresas são atraídas pelos países que: As empresas são atraídas pelos países que: Estão localizados pertoEstão localizados perto Partilham a mesma linguagemPartilham a mesma linguagem Têm condições de mercado semelhantes à do seu próprio paísTêm condições de mercado semelhantes à do seu próprio país As empresas fazem propostas aos países que: As empresas fazem propostas aos países que: Oferecem tamanho, tecnologia, e outros factores familiares ao pessoal da empresa Permitem uma percentagem aceitável de propriedade Permitem lucro suficiente para ser facilmente remetido 9

10 2004, Prentice Hall, Inc Assuntos com Economias Emergentes As vantagens podem efémeras As vantagens podem efémeras Os competidores seguem os lideres para áreas de baixo salário Os competidores seguem os lideres para áreas de baixo salário Little first-in vantagem para este tipo de produção migratória Little first-in vantagem para este tipo de produção migratória Problemas comparativos Problemas comparativos 10

11 2004, Prentice Hall, Inc Assuntos com Economias Emergentes, cont Custos estrangeiros crescem depressa devido às pressões salariais e taxas de câmbio Custos estrangeiros crescem depressa devido às pressões salariais e taxas de câmbio Extensão red tape Extensão red tape Risco e incerteza Risco e incerteza Falta, ausência, ou dados/informações imprecisas em que se possam basear decisões Falta, ausência, ou dados/informações imprecisas em que se possam basear decisões 11

12 2004, Prentice Hall, Inc Fontes de Informação Relatórios individualizados Relatórios individualizados Estudos especializados Estudos especializados Empresas de serviços Empresas de serviços Agências governamentais Agências governamentais Agências e organizações internacionais Agências e organizações internacionais Associações de transacções Associações de transacções Empresas de serviços de informação Empresas de serviços de informação Internet Internet 12

13 2004, Prentice Hall, Inc Data Analysis Table 13.2

14 2004, Prentice Hall, Inc Matriz Oportunidade-Risco 14

15 2004, Prentice Hall, Inc Matriz Força da Empresa – Atractividade do País 15

16 2004, Prentice Hall, Inc Tomar Decisões Finais do País Fazer visitas ao site Fazer visitas ao site Construir estimativas detalhadas dos custos e despesas Construir estimativas detalhadas dos custos e despesas Decidir se investir sozinho ou com um sócio Decidir se investir sozinho ou com um sócio Examinar as afirmações financeiras em detalhe para aquisições Examinar as afirmações financeiras em detalhe para aquisições Observar constrições de análise como: Observar constrições de análise como: TempoTempo CustosCustos 16

17 2004, Prentice Hall, Inc Revisão do Capítulo Discutir estratégias para a penetração sequencial de países e recursos comprometedores Discutir estratégias para a penetração sequencial de países e recursos comprometedores Explicar pistas de ambientes climatizados que ajudam os gestores a limitar as alternativas geográficas Explicar pistas de ambientes climatizados que ajudam os gestores a limitar as alternativas geográficas Examinar que variáveis a empresa deve considerar quando decidir se e onde expandir para o estrangeiro Examinar que variáveis a empresa deve considerar quando decidir se e onde expandir para o estrangeiro Rever métodos e problemas de colher e comparar informação internacionalmente Rever métodos e problemas de colher e comparar informação internacionalmente Descrever ferramentas simplificadas para determinar estratégia geográfica global Descrever ferramentas simplificadas para determinar estratégia geográfica global Apresentar como os gestores decidem o investimento final, reinvestimento, e desinvestimento Apresentar como os gestores decidem o investimento final, reinvestimento, e desinvestimento 17


Carregar ppt "Comércio Internacional Capítulo 5 Avaliação e Selecção do País International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google