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10. O plano de marketing estratégico

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Apresentação em tema: "10. O plano de marketing estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 10. O plano de marketing estratégico
Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004

2 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004
Objectivos A utilidade formal de um plano estratégico A estrutura e conteúdo de plano de marketing estratégico A auditoria interna e externa Os objectivos operacionais e um programa de acção O processo para elaborar uma conta de exploração previsional A robustez de um plano estratégico Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004

3 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004
Capítulos 10.1. As razões de ser 10.2. O conteúdo de uma auditoria em MK estratégico 10.3. A escolha dos objectivos e do caminho estratégico 10.4. A análise do risco e a planificação estratégica Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004

4 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004
10.1. As razões de ser A estrutura geral de um plano A importância de um plano As objecções à planificação formal Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004

5 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004
10.1. As razões de ser A estrutura geral de um plano Qual o mercado de referência e a missão No mercado de referência qual a diversidade e o seu posicionamento Quais os atractivos intrínsecos dos produtos mercados e as ameaças e oportunidades do ambiente Quais os trunfos e as fraquezas Qual é a estratégia de cobertura Como traduzir os objectivos estratégicos para MK operacional Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004

6 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004
10.1. As razões de ser A importância de um plano estartégico Um chefe mesmo sendo hostil à ideia da planificação, é levado a planificar nos seguintes domínios: Dos investimentos Programa de produção tesouraria Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004

7 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004
10.1. As razões de ser As objecções à planificação formal A falta de informação A futilidade da previsão A rigidez do plano Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004

8 10.2. O conteúdo de uma auditoria em marketing estratégico
*A definição da missão estratégica A história da empresa A definição do campo de actividade Os objectivos prioritários e as condições As opções estratégicas de base Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004

9 10.2. O conteúdo de uma auditoria em marketing estratégico
*A definição da missão estratégica *A auditoria externa: análise da atractividade do ambiente *A auditoria interna: análise da competitividade Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004

10 10.3. A escolha dos objectivos e do caminho estratégico
* A definição dos objectivos * A escolha do caminho estratégico * A noção de estratégia definida * O orçamento de marketing Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004

11 A definição dos objectivos
Extra-económicos De marketing Objectivos de venda Objectivos de lucro Objectivos - consumidores Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004

12 A escolha do caminho estratégico
Estratégia de defesa Estratégia de penetração Estratégia de desenvolvimento pelos mercados Estratégia de extensão de gama Estratégia de desenvolvimento internacional Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004

13 A noção de estratégia definida
Os critérios de escolha de uma via estratégica: Praticável Força Concentração Sinergia Flexibilidade Parcimónia Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004

14 O orçamento de marketing
A negociação do orçamento de marketing A análise dos desvios Concentração Sinergia Flexibilidade Parcimónia Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004

15 O teste de robustez de um plano estratégico
Oportunidade Validade Viabilidade Coerência Vulnerabilidade Flexibilidade Rendibilidade Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004

16 O teste de robustez de um plano estratégico
Análise do risco a da vulnerabilidade Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004

17 O teste de robustez de um plano estratégico
Análise do risco a da vulnerabilidade Importância do risco Zona de Vulnerabilidade Factores de Importância estratégica Grau de Controlo Hipótese possível Problemas operacionais Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004

18 A planificação de urgência
Situações (4) Acontecimento imprevisto Provoca problemas para os quais a empresa não tem experiência A incapacidade de reagir rapidamente acarreta perdas financeiras importantes A resposta é urgente e não pode ser gerida rapidamente pelas instâncias e pelos processos habituais Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 2004


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