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APRESENTAÇÃO GERAL DO CURSO

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Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO GERAL DO CURSO"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO GERAL DO CURSO
DISCIPLINA Metodologia Científica Aplicado à Engenharia 1 º Semestre de 2009 Monitores : Em fase de Recrutamento Prof.ª Orientadora: Andréia Sarmento e Professora Convidada Prof.ª Lourdes Brazil

2 1 - Objetivo do Curso O curso tem por objetivo oferecer aos alunos conhecimentos metodológicos para a elaboração de um projeto de pesquisa, bem como, familiarizá-los com as diversas formas de pesquisa, oferecendo alguns conceitos que poderão auxiliar em suas atividades profissionais e incentivando a auto aprendizagem; além de proporcionar a oportunidade de desenvolvimento prático de uma pesquisa.

3 2 – Metodologia O curso será ministrado sob a forma de aulas expositivas, palestras e trabalhos internos. Serão apresentados vídeos institucionais : Sunscreen / Tony Menendez / Quem mexeu no meu queijo Mudança de Paradigma Sucesso – Jogo de Futebol

4 3 - Desenvolvimento O curso está estruturado em módulos:
1ª etapa: Palestras Técnicas 2ª etapa: Teoria Básica e Conceitos de Metodologia Científica e Elaboração do Projeto Final de Curso

5 4 – Referências bibliográficas Livros sobre metodologia encontrados na Biblioteca da Engenharia
Castro, Cláudio de Moura. A prática da pesquisa [Livro] / Cláudio de Moura Castro. São Paulo, SP : : McGraw-Hill do Brasil, , p Engenharia C355 ( r , t.3197/84, Disponível) 1.Metodologia científica 2.Pesquisa científica . [43709] Salomon, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia : elementos de metodologia do trabalho científico [Livro] / Délcio Vieira Salomon. 4. ed. Belo Horizonte, MG : : Interlivros, , p Engenharia S174 ( r , t.9389/86, Disponível) 1.Metodologia científica 2.Documentação - Normalização 3.Métodos de estudos . [43800]

6 4 – Referências bibliográficas Livros sobre metodologia encontrados na Biblioteca da Engenharia
Educação em engenharia : metodologia [Livro] / Organizadores Danilo Pereira Pinto, Jorge Luiz do Nascimento. São Paulo, SP : : Mackenzie, , c p ISBN Engenharia E24 ( r , Disponível ; , Disponível) 1.Engenharia - Estudo e ensino 2.Métodos de estudos 3.Metodologia científica . I.Pinto, Danilo Pereira II.Nascimento, Jorge Luiz do [141688] Cervo, Amado Luiz, Bervian, Pedro Alcino. Metodologia científica : para uso dos estudantes universitários [Livro] / Amado Luiz Cervo, Pedro Alcino Bervian. 3. ed. São Paulo, SP : : McGraw-Hill do Brasil, , p Engenharia C419 ( r , t.3195/84, Disponível) 1.Metodologia científica 2.Pesquisa científica . [43711]

7 5 – Normalização do Tema Terminologia de documentos técnicos científicos - TB Informação e documentação – referência e elaboração - NBR6023 / NB /2002 Apresentação de relatórios técnico-científicos -NBR10719 / NB887 – 08/1989 Informação e documentação – citações em documentos – apresentação - NBR10520/ NB /2002 Métodos para a análise de documentos – Determinação dos seus assuntos e seleção de seus termos de indexação -NBR /1992 Abreviação na descrição bibliográfica -NBR10522/ NB938 – 10/1988

8 5 – Normalização do Tema Catalogação na publicação de monografias BR /1993 Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos –Apresentação -NBR /2002 Resumos -NBR6028 – 05/1990 Informação e documentação – livros e folhetos – Apresentação NBR6029NB /2002 Apresentação de ofício ou carta formato A4 - NBR6030NB /1980 Catalogação na publicação de monografias -NBR12899 – 08/1993

9 CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO A CADEIRA NÃO BUSCA REPROVAÇÃO
DE ALUNOS MAS TENTARÁ APRESENTAR UM CADEIRA COM PLANEJAMENTO E CRITERIO DE AVALIAÇÃO JUSTO E PARTICIPATIVO

10 1. Aprovação do aluno A nota final dos alunos será composta da média aritmética da Média dos Relatórios de Palestras Técnicas com a Nota do Projeto Final desenvolvido pelos alunos. A presença é obrigatória. O aluno que tiver mais de 25% de faltas será reprovado por faltas, conforme o regulamento do universidade. As mesmas estarão sempre atualizadas no site da Cadeira , para o controle dos alunos.

11 1. Aprovação do aluno Além da reprovação por falta, o aluno poderá ser reprovado caso apresente média menor que 6,0 (seis). Deverão ser entregue os relatórios referentes as 4 ( quatro ) palestras técnicas. Caso um aluno falte deverá fazer um trabalho extra. A ser detalhado posteriormente. Por se tratar de uma matéria de avaliação contínua, não haverá Verificação Suplementar –VS.

12 2. Critérios na avaliação dos relatórios das palestras
Os relatórios deverão ser entregues na semana seguinte à apresentação da palestra, com exceção do segundo relatório, que poderá ser entregue duas semanas após a palestra, juntamente com o terceiro relatório, para que o grupo possa fazer as devidas correções a partir da correção do primeiro relatório. Caso o relatório seja entregue com atraso, será descontado 1,0 (um) ponto por semana de atraso. Se forem detectados relatórios iguais na mesma turma ou em turmas diferentes, a nota será dividida pelo número de relatórios iguais.

13 2. Critérios na avaliação dos relatórios das palestras
Os relatórios serão elaborados em grupos de no máximo 7 alunos. Estão previstos 4 ( quatro ) Relatórios sobre as Palestras Técnicas, sendo que os alunos que por ventura não assistirem uma das quatro palestras deverão entregar um trabalho resumo , que será orientado de forma individual.

14 2. Critérios na avaliação dos relatórios das palestras
Só poderão assinar cada relatório os alunos que assistiram a palestra sobre o tema. Na 4ª aula (2 e 3 / Abril ) a Profa Andréia e os monitores deverão apresentar detalhadamente como deverão ser FORMATADOS os Relatórios das Palestras Técnicas .

15 2. Critérios na avaliação dos relatórios das palestras
Todas as palestras deverão ser avaliadas pelos alunos, cuja formatação desta avaliação estará no site e deverá ser enviada a todos os alunos pelo nosso site de comunicação do YAHOO. Logo, todos os alunos que enviarem a sua avaliação via Yahoo, de TODAS as palestras serão agraciados com + 1(um) ponto da primeira parte da cadeira.

16 2. Critérios na avaliação dos relatórios das palestras
AVALIAÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AS PALESTRAS Técnica de apresentação do palestrante. O tema foi do seu interesse. Tens interesse de saber mais sobre o tema apresentado. Nota geral da palestra ( 1 a 5 ).

17 3. Assuntos que deverão ser abordados nas Palestras Técnicas:
Meta Consultoria -Processo Seletivo de Estagiários CIEE - Entidade que viabiliza a entrada do estagiário no mercado de trabalho. INPI - Propriedade Industrial – Marcas e Patentes Diversas : Automação Predial - Gerenciamento de Projetos - Visita as Instalações na AMPLA. A SER CONFIRMADO PELA PROFª ANDREIA NA 3ª AULA COM MAIS DETALHES.

18 4. Segunda Parte do Curso Projeto Final /Seminário
Esta etapa esta sendo a mais esperada pelos alunos até então. Cada vez a coordenação da Cadeira surpreende- se com a dedicação e o sucesso deste Desafio, nesta fase em que os alunos encontram-se na Engenharia. Estará disponível no nosso site os últimos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 1º semestre de

19 4 - Segunda Parte do Curso Projeto Final /Seminário
Projeto Final será pela segunda vez desenvolvido de forma diferente dos semestres anteriores. Deverá ser composto em 3 (três)etapas distintas: 1 ª Parte – Levantamento Bibliográfico/ Escolha do tema 2 ª Parte – Apresentação do Resumos dos capítulos 3 ª Parte – Apresentação do Projeto Final

20 4 - Segunda Parte do Curso Projeto Final /Seminário
Cronograma de trabalho : 1 ª Parte – Inicio do Levantamento Bibliográfico em 19 e 20 de Março Escolha do tema em 26 e 27 de Março 2 ª Parte – Entrega do Sumario Provisório em 21 e 29 de Maio 3 ª Parte – Apresentação do Projeto Final em 4 e 5 de junho

21 4 - Segunda Parte do Curso Projeto Final /Seminário
CRITERIO DE AVALIAÇÃO : Será fornecido para cada etapa uma nota. 1 ª Parte – Entrega do Sumario Provisório – Nota Máxima – 2,0. 2 ª Parte –Apresentação do Projeto Final – Nota Máxima - 8,0. +1,0 – p/ aqueles alunos que não tiverem falta nesta etapa do curso.

22 4. Critérios na Desenvolvimento do Projeto Final /Seminário
Nos dias 19 e 20 de Março será orientado as informações do desenvolvimento do Projeto Final Nos dias 26 e 27 de março faremos a escolha dos temas dos grupos para início dos trabalhos. A continuidade do trabalho será detalhada na aula 10 ª aula – dias 14 e 22 de Maio , pela coordenadora para as três turmas.

23 5 - Sites Operacionais da Cadeira
Segue o nosso novo endereço no Site da UFF: Segue o nosso contato via yahoo : metodologiaeng

24 5 - Sites Operacionais da Cadeira
SOLICITAMOS QUE TODOS OS ALUNOS SE CADASTREM NO SITE DO YAHOO E COM A MAIOR BREVIDADE POSSIVEL PARA QUE HAJA COMUNIÇÃO EFETIVA ENTRE A COORDENAÇÃO E TODOS ALUNOS. LEMBRANDO QUE PARA GANHAR UM PONTO EM RELAÇÃO A 1ª FASE DO CURSO , TODOS DEVEM ENVIAR AS AVALIAÇÕES DAS PALESTRAS VIA YAHOO.

25 6- INFORMAÇÕES DOS MONITORES E TÉCNICO
Monitores – a ser definido posteriormente TÉCNICO ADINELSON . Cel

26 6 – FIM da 1 ª Parte da Aula Inaugural
Agora vamos a apresentações: Quem mexeu no meu queijo Força de Vontade !!! Tony Menendez Vídeos Diversos ... Prof ª Andréia Sarmento Cel. :


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