Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO
Associação Industrial Portuguesa / Câmara de Comércio e Indústria CONFERÊNCIA MARCAS, DESIGN E INOVAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO Carlos Melo Brito Centro de Congressos de Lisboa, 30 de Novembro de 2005
3
A PRESSÃO PARA INOVAR CONDIÇÕES DE CONCORRÊNCIA
Globalização dos mercados Redução dos ciclos de vida Mudanças rápidas / incerteza Flexib. estratégica com baixos custos MERCADO Proximidade em relação ao cliente Individualização do marketing Primazia do consumidor final TECNOLOGIA Tecnologias emergentes Informação & comunicação Transportes & logística
4
A INOVAÇÃO EM PORTUGAL O investimento em I&D é baixo...
5
A INOVAÇÃO EM PORTUGAL ... mas tem vindo a aumentar.
6
A INOVAÇÃO EM PORTUGAL Por outro lado, a I&D é realizada fundamentalmente pelo Estado...
7
A INOVAÇÃO EM PORTUGAL ... e, em especial, nas universidades.
8
Inovação ao nível do modelo de negócio
INOVAÇÃO EMPRESARIAL PRODUTOS PROCESSOS INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Inovação ao nível do modelo de negócio
9
Redefinição do modelo negócio
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio Mercado Empresa vs Concorrência Identificar áreas de negócio atractivas: rentáveis estratégicas Conhecer as vantagens competitivas: eficiência valor Definir uma Estratégia Competitiva
10
Redefinição do modelo negócio ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS Preço Diferenciação Focalização
11
Redefinição do modelo negócio
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio Produtos / Mercados Competências Relacionamentos Identificar áreas de negócio atractivas: rentáveis estratégicas Apostar e dominar as competências críticas – i.e. aquelas que asseguram o controlo da cadeia de valor: + valor + eficiência (Ex., economias de escala) Externalizar as outras actividades – i.e. aquelas onde se consegue: + eficiência + flexibilidade apesar do eventual dos custos de transacção
12
Redefinição do modelo negócio
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio Apostar nas COMPETÊNCIAS CENTRAIS que agregam mais valor Engenharia de desenvolvimento Design Marca Comercialização Serviço (...) A Inovação é um factor de criação de valor Externalizar as ACTIVIDADES onde se consegue Maior flexibilidade Valor Ganhos de eficiência (...)
13
Redefinição do modelo negócio
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio KNOW WHAT KNOW HOW KNOW WHO Produtos / Mercados Competências Relacionamentos Identificar áreas de negócio atractivas: rentáveis estratégicas Apostar e dominar as competências críticas – i.e. aquelas que asseguram o controlo da cadeia de valor: + valor + eficiência (Ex., economias de escala) Externalizar as outras actividades – i.e. aquelas onde se consegue: + eficiência + flexibilidade apesar do eventual dos custos de transacção
14
Redefinição do modelo negócio GESTÃO DE RELACIONAMENTOS
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio GESTÃO DE RELACIONAMENTOS E C F c
15
Redefinição do modelo negócio GESTÃO DE RELACIONAMENTOS
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio GESTÃO DE RELACIONAMENTOS c C F c E F c c F C c
16
Redefinição do modelo negócio GESTÃO DE RELACIONAMENTOS
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio GESTÃO DE RELACIONAMENTOS c C F c E F c c F C c
17
Redefinição do modelo negócio GESTÃO DE RELACIONAMENTOS
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio GESTÃO DE RELACIONAMENTOS E C F c
18
Redefinição do modelo negócio
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio COOPERAÇÃO COMPRADOR-VENDEDOR E C F c RELAÇÃO TÍPICA CONFLITO Mas também há... COOPERAÇÃO
19
Redefinição do modelo negócio
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio E C F c COOPERAÇÃO ENTRE CONCORRENTES COOPTIÇÃO COMPETIÇÃO RELAÇÃO TÍPICA COOPERAÇÃO Mas também pode haver...
20
Redefinição do modelo negócio
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio Empresas Universidades Cooperação para a competitividade Atracção de IDE Desenvolvimento regional e local CLUSTERS Organismos públicos Associações empresariais Outros
21
Globalização dos negócios
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Globalização dos negócios FALSA VERDADE Uma empresa internacionalizada é aquela que opera em mercados externos.
22
Globalização dos negócios
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Globalização dos negócios VERDADE VERDADEIRA
23
Globalização dos negócios
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Globalização dos negócios A internacionalização não é uma opção. É, fundamentalmente, uma questão de competitividade em mercados alargados.
24
Globalização dos negócios
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Globalização dos negócios CONTEXTO INTERNACIONAL Cadeias de valor globais Clusters / empresas nacionais CONTEXTO NACIONAL Políticas governamentais e sectoriais Infra-estruturas
25
Factor Crítico de Sucesso
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA VISÃO Factor Crítico de Sucesso
26
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Visão de Longo Prazo
27
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Visão Criativa Gertrude Stein
28
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Visão Estratégica
29
Visão Disruptiva INOVAÇÃO ESTRATÉGICA
Há pessoas que, observando as coisas tal como elas existem, perguntam: “Porquê?”. Eu sonho com coisas que não existem e pergunto: “E porque não?” Robert Kennedy
30
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Trabalho Fazer mais do que falar!
31
Muito obrigado. E bom trabalho!
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Muito obrigado. E bom trabalho!
32
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO
Associação Industrial Portuguesa / Câmara de Comércio e Indústria CONFERÊNCIA MARCAS, DESIGN E INOVAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO Carlos Melo Brito Centro de Congressos de Lisboa, 30 de Novembro de 2005
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.