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PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

2 CONCEPÇÃO, CONCEITOS E CONSTRUÇÃO DE EAD

3 CONTEXTUALIZAÇÃO Segundo Georges Anderla:
De 50 mil a 1 d. C. - 1 unidade de conhecimento humano; Em 1500, a humanidade duplica seu conhecimento; Em 1750, nova duplicação; Em 1900, 8 unidades; Em 1973, 128 vezes; e Hoje, estima-se uma duplicação a cada 8 meses (Ex: computadores )

4 A SITUAÇÃO PÓS-MODERNA
 novo grau de fragmentação, pluralismo e individualismo.  mudanças no mundo do trabalho e na tecnologia.  declínio do estado nação e das culturas nacionais dominantes.  a vida política, econômica e cultural influenciada por fatos que ocorrem em nível global.  renovada importância do local e uma renovada importância do local e uma tendência para estimular culturas subnacionais e regionais. KUMAR, Krishan. Da sociedade pós-industrial à sociedade pós-moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

5 As identidades coletivas de classe e experiências compartilhadas dissolvem-se em formas mais pluralizadas e específicas. Sociedades multiculturais e multiétnicas. A política da diferença  a identidade não é unitária nem essencial, mas fluida e mutável, alimentada por fontes múltiplas e assumindo formas múltiplas. Associação do global e do local. Um novo ambiente que exige uma nova epistemologia social. Uma nova sociedade, uma nova época?

6 HISTÓRICO DA EAD 1833 - SUÉCIA - Curso de Contabilidade.
1840 / 1856 / Ing , Fra e EUA. Destaques no mundo: Open University ( Ing ), Venezuela, Costa Rica, Espanha, Portugal e EUA. Brasil - 1º Curso por Correspondência.

7 Conceitos Amplos em EAD
Segundo Romiszowski, “EAD é qualquer metodologia de ensino que elimina as barreiras da comunicação criadas pela distância ou tempo” Para Willis, “A EAD ocorre quando o professor e o aluno estão separados por distância e meios tecnológicos são utilizados para facilitar a comunicação.”

8 IDÉIAS PRINCIPAIS Distintas formas de estudo: permanente e continuada;
Sem imediata supervisão do professor; Exigência de planejamento, guia e acompanhamento; Distância superada pelos meios; e Comunicação de dupla via.

9 Conceito de EAD - DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005.
Caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

10 Conceitos Clássicos Tutoria
Equipe de professores que atende às questões e dúvidas pedagógicas dos alunos. É também a responsável pela elaboração de trabalhos, avaliações e outros materiais didáticos que sejam necessários. Tutor Professor que atua na tutoria de EAD. Coordenador É o responsável pela condução administrativa e pedagógica dos trabalhos de uma equipe de EAD. Monitor Profissional ou estudante capacitado para atuar em Cursos de EAD, facilitando a ação da tutoria e reforçando a interatividade entre tutor e aluno.

11 Conceitos Clássicos Facilitador
Pessoal voluntário ou contratado cujo objetivo é prestar apoio sobre o conteúdo a ser trabalhado nas diferentes disciplinas, complementando a ação da tutoria. Normalmente, ocorre quando há projetos de ação que pretendam atingir grandes parcelas da população e pessoas da própria comunidade se dispõem a auxiliar. Conteudista Profissional de todas as ciências e especialidades que, sendo conhecedor dos princípios básicos da EAD, produz material didático apropriado para o uso em curso a distância.

12 EVOLUÇÃO DA EAD

13 1ª Geração - Ensino por Correspondência
- Aluno e professores separados pela distância geográfica; - Material impresso, distribuído pelo correio; - Modelo fechado possibilitando maior controle do sistema, sem opções para os alunos ( Ex. provas de múltipla escolha); - Interação lenta, infreqüente e inadequada; - Medido por tarefas resolvidas

14 2ª Geração - Educação pela TV
- Alunos e professores separados pela distância; - Centros ou núcleos de recepção organizada e/ou controlada; - Módulos impressos, TV; - Medido pelo número de participantes.

15 3ª Geração - Sistemas Integrados
- Os alunos estudam nos locais em que os meios necessários estejam disponíveis; - Utilizam-se Multi-meios ( material impresso, software e vídeo) e Multimídia ( CD-ROM , interação eletrônica via rede); - Centrado no aluno ( aberto, pois permite decisões do aluno) ; - Medido pelo desempenho profissional.

16 4ª Geração - Escolas Virtuais
- A interação aluno/ prof. pode ser feita de maneira convencional, mas é controlada pelo aluno; - A telecomunicação é feita mediante internet, redes locais, Tv interativa; - Trabalhos em grupos colaborativos em rede; - Medido pelo valor/benefício do trabalho.

17 POSSIBILIDADES DA EAD Liberdade ampla para que o aluno estude de acordo com suas possibilidades. Superação das dificuldades impostas pela distância e pelo tempo. Interatividade. Democratização do acesso ao conhecimento.

18 BARREIRAS À QUALIDADE DA EAD
A EAD não deve estar ligada a uma idéia de separação, mas a uma forma peculiar de presença. O EAD requer habilidades para o estudo independente e o trabalho responsável. A personalização do processo de aprendizagem deve obedecer ao ritmo de cada aluno. Uma logística adequada é muito importante para a viabilidade do processo( impressos ou outros meios).

19 BARREIRAS À QUALIDADE DA EAD
Improvisação versus previsão: RH e Mat. Didático; Programas inadequados ( fora das necessidades); Insuficiente visão de limites ( gigantismos ); Estrutura curricular inflexível (avaliações e conteúdos nos mesmos moldes do presencial ); Resistência conservadora.

20 CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

21 CED (CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA)
ASPECTOS BÁSICOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DIDÁTICOS ADMINISTRATIVOS

22 ASPECTOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS
Concepções Diagnóstico da realidade Utopia / Futurições Cursos Legislação

23 DIDÁTICOS TUTORIA ENCONTROS PRESENCIAIS AVALIAÇÃO
MATERIAL DE ESTUDO AUTÔNOMO TUTORIA ENCONTROS PRESENCIAIS AVALIAÇÃO

24 ADMINISTRATIVOS ESTRUTURA MATERIAL E FINANCEIRA
EQUIPE DE PROFISSIONAIS GERENCIAMENTO

25 SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Segundo R. Erdos
PROGRAMA EDUCACIONAL GERENCIAMENTO FINANÇAS E A D MATERIAL DE ENSINO ATENDIMENTO AO ESTUDANTE AVALIAÇÃO

26 EAD NA AMAZÔNIA

27 EAD NA AMAZÔNIA ASPECTOS IMPORTANTES Limitações Orçamentárias
Quantidade de profissionais Logística para se atingir toda a Amazônia Pouca experiência de EAD Cultura Local x Necessidade Real Acesso Tecnológico Interesses na Amazônia

28 Segundo Armengol (1986), o tutor realiza as seguintes atividades:
COMENTAR TRABALHOS ESCRITOS; COLABORAR PARA A COMPREENSÃO DO MATERIAL INSTRUCIONAL, ATRAVÉS DA DISCUSSÃO E LEVANTAMENTO DE QUESTÕES; ESCLARECER PONTOS OBSCUROS; RESPONDER ÀS PERGUNTAS DOS ESTUDANTES; E

29 TUTOR ESTIMULAR O PLANEJAMENTO DE ESTUDOS;
ORIENTAR TRABALHOS PRÁTICOS E PROJETOS; PARTICIPAR DE ENCONTROS PRESENCIAIS; FAZER DEVOLUÇÕES SOBRE O PROGRESSO DOS ESTUDANTES; INTERMEDIAR RELAÇÕES ENTRE OS ESTUDANTES E O CED.

30 Quem sonha o absurdo, alcança o impossível !!!
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Quem sonha o absurdo, alcança o impossível !!! (autor)


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