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PublicouAlana Anzures Alterado mais de 9 anos atrás
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MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de distribuição de venda, comercialização e preços de venda.
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MERCADO Conceitos básicos Procura e oferta Procura e renda
Elasticidade Preço Renda
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MERCADO Estrutura mercadológica Concorrência perfeita Monopólio
Concorrência monopolista Oligopólio Monopsônio Oligopsônio Concorrência monopsonística
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ESTUDO DE MERCADO DEFINIÇÃO:
É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de distribuição de venda, comercialização e preços de venda.
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Didaticamente dividi-se o estudo de mercado em duas partes:
Levantamento estatístico e identificação do produto Estudo de mercado (propriamente dito)
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Fase I (levantamento estatístico e identificação do produto):
Produção (mercado interno e externo); Importação, Exportação e Variação de Estoque; Preço do produto, da Matéria-Prima (mercado interno e externo), se importado: preço FOB e CIF; Produto Interno Bruto, renda Per-capta, Renda Regional;
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Fase I (levantamento estatístico e identificação do produto):
População, distribuição por regiões, faixa etária, sexo e nível cultural; Consumo Per-capta; e Capacidade nominal instalada e efetiva atual e futura (empresas já instaladas e aquelas que pretendem se instalar).
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Fase II (estudo de mercado):
Identificar seus concorrentes; Tipo de concorrência; Verificar a demanda aparente e efetiva (esta quando for possível) do produto a ser comercializado; Analisar o produto do ponto de vista local;
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Fase II (estudo de mercado):
Fornecimento de matérias-primas, condições de suprimento e preço; e Sempre implantar uma unidade produtiva compatível com a adequação do mercado consumidor.
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Evolução do Consumo Consumo Aparente (Ca) Ca = P + M – X Onde:
Ca = Consumo Aparente P = Produção M = Importação X = Exportação
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Evolução do Consumo Consumo Efetivo (Ce) Ce = P + M – X +Ve Onde:
Ce = Consumo Efetivo P = Produção M = Importação X = Exportação Ve = Variação de Estoque
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MÉTODO DE MODELOS MATEMÁTICOS:
Média Aritmética (juros simples) VF = VP (1 + i.n) Logo: VF -1 VP i = n
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MÉTODO DE MODELOS MATEMÁTICOS:
Média Geométrica (juros compostos) VF = VP (1 +i) Logo: n VF i = VP
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TAMANHO OU ESCALA
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TAMANHO É definido pela capacidade de produção, assim como, em termos das unidades ou do valor produzido.
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TAMANHO Capacidade de produção
Conceito técnico: Identifica a capacidade com o máximo de produção obtenível de determinados equipamentos. Conceito econômico: a capacidade é definida com o nível de produção que reduz ao mínimo os custos unitários, ou seja eleva ao máximo os lucros.
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TAMANHO O TAMANHO ÓTIMO
A mais alta rentabilidade, ou a maior diferença entre os custos e benefíçios privados do ponto de vista do empresário privado.
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TAMANHO Tamanho e mercado LIMITAÇÕES PRÁTICAS DO ESTUDO
A magnitude do mercado estabelece o limite máximo para o tamanho do projeto.
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TAMANHO Tamanho mínimo da fábrica seja maior que o mercado (o projeto não pode ser executado) Igual ao mercado (possível executar, mas pouco seguro) Menor que o mercado (o mercado não é fator limitante).
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TAMANHO Tamanho e tecnologia
A tecnologia estabelece escalas mínimas de produção, abaixo dos quais os custos seriam excessivamente altos.
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LOCALIZAÇÃO
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LOCALIZAÇÃO A localização ótima é aquela que dá maior diferença entre receitas e custos, ou seja , que dá maior lucro possível para a empresa num prazo de tempo compatível com a vida útil do empreendimento no local.
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LOCALIZAÇÃO O método dos orçamentos comparados Fatores locacionais
Quantitativos Qualitativos
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LOCALIZAÇÃO Fatores quantitativos mais relevantes
Tornam a localização dependentes das entradas Tornam a localização dependentes das saídas Tornam a localizaçào dependentes do processo Impostos, fatores legais e incentivos
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LOCALIZAÇÃO Fatores qualitativos
Dizem respeitos as preferências pessoais.
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LOCALIZAÇÃO Aplicação do método dos orçamentos comparados
Seleção dos fatores locacionais mais importantes Escolha das zonas Pesquisas locais nas zonas pré-qualificadas Atribuição de pesos Comparação final.
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LOCALIZAÇÃO Localização e expansão
A localização de um processo de produção envolve um horizonte de planejamento relativamente longo (em geral, de 10 a 30 anos), é necessário que a empresa tenha em mente este caráter de permanência.
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Exercício
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