A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nutrição: Prevenção e Indução do Câncer Monitora Andressa Michels Monitora Ester Zoche Orientadora Profa Tatiana Roman.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nutrição: Prevenção e Indução do Câncer Monitora Andressa Michels Monitora Ester Zoche Orientadora Profa Tatiana Roman."— Transcrição da apresentação:

1 Nutrição: Prevenção e Indução do Câncer Monitora Andressa Michels Monitora Ester Zoche Orientadora Profa Tatiana Roman

2 Epidemiologia Pulmão, estômago, cólon e reto, próstata, boca e faringe, são os locais acometidos de maior freqüência em homens; As mulheres são mais atingidas pelos cânceres de mama, colo de útero, cólon e reto, estômago e pulmão.

3 Segundo a OMS, a mortalidade total acarretada por cânceres foi de 12,6% em 2000; 21,6% e 9,8% nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, respectivamente. Não existe um padrão global para a ocorrência de câncer.

4 Câncer Doença multifatorial: causas endógenas e ambientais; 70-80% dos casos sofrem grande influência de causas ambientais; A dieta é o principal agente ambiental, estando envolvido em até 35% dos diversos tipos de cânceres.

5 Influências da Dieta O dano oxidativo ao DNA pode ser alterado por alguns fatores dietéticos: Aumentado pela presença de gorduras poliinsaturadas; ou Reduzido por antioxidantes.

6 O risco para mutações pode ser acentuado no caso de baixa ingestão de componentes necessários para a síntese de DNA; Os níveis de hormônios endógenos podem influenciar o ciclo celular e resultar em uma ação potencial na incidência de câncer.

7 Outros fatores Tabagismo; Obesidade; Atividade física; Exposição a vírus, bactérias e parasitas; Contato freqüente com substâncias carcinogênicas como produtos de carvão e amianto.

8 A nutrição pode modificar o processo carcinogênico em qualquer estágio, incluindo metabolismo carcinogênico celular e defesas do hospedeiro, diferenciação celular e crescimento do tumor.

9 Fatores de Risco A gordura como fator de risco para os cânceres de cólon, mama, próstata, reto, endométrio e pulmão; Peso corpóreo e calorias como fatores de risco para cânceres de cólon, mama, próstata e endométrio.

10 Álcool como fator de risco para câncer de boca, esôfago, mama e reto; Alimentos queimados, defumados, em conserva e salgados como fatores de risco o câncer de esôfago e estômago.

11 O benzopireno nos alimentos defumados ou assados no carvão; Conservas em sal e farináceos ou grãos contaminados com aflatoxina.

12 Fatores de Proteção Frutas e vegetais como fatores protetores para o câncer de pulmão, cólon, mama, próstata, boca e estômago. Fibras com fatores protetores para câncer de cólon; Legumes e grãos como fatores de proteção para câncer de estômago e pâncreas.

13 Prevenção do Câncer Ingerir uma variedade de alimentos saudáveis, com ênfase em alimentos de origem vegetal. Consumir cinco ou mais porções de uma variedade de vegetais e frutas por dia. Escolher sucos de frutas ou de vegetais frescos, em detrimento aos refrigerantes e sucos industrializados.

14 Limitar o consumo de fritura. Preferir grãos inteiros em relação aos processados e açucarados. Limitar o consumo de carboidratos refinados, incluindo massas, cereais adoçados e açúcar.

15 Escolher grãos inteiros, como arroz, pão, massas e cereais. Limitar o consumo de carnes vermelhas, especialmente as ricas em gordura e processadas. Preferir carnes brancas à carne vermelha.

16 Quando consumir carne, selecionar cortes magros. Preferir carnes assadas, grelhadas ou ensopadas em vez de frituras.

17 Tabela

18 Conclusão Por ser uma doença multifatorial, o aparecimento do câncer pode ser decorrente de diversas causas. Como os fatores genéticos não podem ser modificados, a prevenção deve ser realizada no que diz respeito aos fatores exógenos, sendo a nutrição atuante como fator de prevenção para diferentes tipos de câncer.

19 É importante lembrar também que nenhum alimento isolado é capaz de prevenir ou induzir ao câncer. Depende de fatores internos e externos, dentre os quais, a dieta como um todo.

20 No entanto, depois de a doença estar instalada, a dieta toma dimensões diferentes, devendo ser concomitante ao tratamento terapêutico, a fim de minimizar os prejuízos decorrentes da doença, bem como aumentar a defesa imunológica do organismo.

21 Bibliografia Livro: Nutrição em oncologia; Autores: Eloísa Ikemori, Tatiana de Oliveira, Issabel Serralheiro, Edna Shibuya, Tatiana Cotrim, Ligia Tritin, Luciene Assaf Artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid =S1415-52732004000400009&lng=pt&nrm=iso http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid =S1415-52732004000400009&lng=pt&nrm=iso Artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid =S0102-311X1996000100016&lng=pt&nrm=iso http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid =S0102-311X1996000100016&lng=pt&nrm=iso

22 Site:http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/010618_n ut_alimentos_funcionais.htmhttp://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/010618_n ut_alimentos_funcionais.htm Site:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.phphttp://www.abcdasaude.com.br/artigo.php Site:http://www.saudenarede.com.br/?p=av&id=Aliment os_X_Cancerhttp://www.saudenarede.com.br/?p=av&id=Aliment os_X_Cancer Site:http://www.nutrimais.com/nutri/patol/cancer.asphttp://www.nutrimais.com/nutri/patol/cancer.asp


Carregar ppt "Nutrição: Prevenção e Indução do Câncer Monitora Andressa Michels Monitora Ester Zoche Orientadora Profa Tatiana Roman."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google