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A qualidade de vida nas empresas

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Apresentação em tema: "A qualidade de vida nas empresas"— Transcrição da apresentação:

1 A qualidade de vida nas empresas
Qualidade na produção Da marca Da imagem Dos processos Dos procedimentos Das condutas

2 Dia-a-dia Exige concentração total, decisões arriscadas que, muitas vezes, são tomadas de imediato e sob pressão. O medo de perder o emprego exige ações que não condizem com as verdadeiras atitudes e os pensamentos dos funcionários.

3 Pesquisa – 223 empresários de diversos setores.
Fora do trabalho. 34 % nunca praticaram esportes. 14 % possui alguma atividade esportiva diária. 59 % dos empresários dormem até 7 horas por noite No trabalho. 38 % trabalham entre 10 a 12 horas, 14 % chegam a trabalhar mais de 12 horas por dia. 62 % acreditam possuir uma alimentação balanceada 7 % possuem uma hora de almoço.

4 Resultado da Pesquisa Essa pesquisa demonstra que o empresariado brasileiro dorme pouco, come mal e às pressas, além de não praticar esportes.

5 Visão das Empresas. Até pouco tempo atrás, as empresas não viam esse fato como um problema, acreditando que isso poderia “atrapalhar”apenas o próprio funcionário. Somente de uns anos pra cá, as empresas perceberam que a qualidade de vida dos funcionários está intimamente relacionada com o alcance dos objetivos da organização.

6 Ações práticas x Consumismo
O importante é não confundir ações práticas com consumismo, sofisticação “imagem social”para vender seu produto. A questão está focada nos funcionários.A melhoria na qualidade da produção e na prestação de serviços é uma consequência natural. Pergunta: Nas empresas que vocês trabalham já é utilizada esta prática.

7 BemViver - Programa de qualidade.
O principio deste programa é fazer com que as pessoas mudem o comportamento, através destes três pilares: Educação alimentar Estímulo as atividades físicas Orientações como combater e evitar o estresse.

8 Dicas Para ajudar os profissionais a terem hábitos alimentares mais saudáveis, a empresa Schering do Brasil, recorre a canais de comunicação interna como a Intranet, quadros de avisos localizados em pontos estratégicos e distribuição de folhetos educativos.Através desses meios, os colaboradores passaram a ter acesso a informações básicas, porém úteis para a saúde como, por exemplo, dietas específicas para quem sofre de obesidade, diabetes, hipertensão, entre outros problemas que afetam a saúde.

9 Dicas No que se refere ao estímulo à prática de atividades físicas, a empresa firmou convênios com algumas academias de ginásticas, para que os colaboradores tenham direito a descontos diferenciados. Além disso, a empresa também institui a prática de ginástica laboral que é realizada diariamente durante o expediente.

10 Dicas Promover palestras para o combate ao estresse, incluindo promoção de massagens nos funcionários. Criação de um coral que irá proporcionar momentos de descontração entre os colaboradores. Criar uma central de 0800, onde eles têm acesso a uma assistência psicosocial. Esse trabalho pode contar com o suporte de psicológos e permite que os colaboradores possam obter informações, tirar dúvidas e pedir conselhos de como agir diante de problemas com cônjuges, filhos, colegas de trabalho, entre outros. Espaço Zen ( ouvir barulho de agua) Sala de descompressão ( Call Center muito utilizado devido a pressão do ambiente).

11 Dicas Dependência química: programa que pode ser atendido tanto o funcionário como seus dependentes, para superar o vício, as pessoas são acompanhadas semanalmente por uma psicóloga, realizando um trabalho similar ao desenvolvido pelo AA.

12 Schering do Brasil Estes exemplos foram retirados do programa bem estar desenvolvido pela Empresa Schering do Brasil, e é bom salientar que este programa vai mais além e, ao todo, possui doze ações distintas, mas que visam um único objetivo: a melhoria da qualidade de vida profissional e social das pessoas.

13 São elas: Adoção de horário flexível;
Campanha de vacinação anual contra a gripe; Programa anti – tabagismo ; Prática da ginástica laboral; Instituição do bando de horas; Check-up periódico para executivos; Programa “eu sou mais eu”- dependentes químicos; Distribuição de medicamentos Schering, mediante receita médica; Orientação nutricional; Distribuição de informativos através dos canais de comunicação interna; Promoção de lazer ( cinema, parques, teatros) Programa “Novo Tempo”- ação voltada para preparar os funcionários pra a pré – aposentadoria. Resultados: diminuição acima de 25% de absenteísmo, doenças, desmotivação, etc...

14 Fim.

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