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Promoção da Diversidade Febraban – junho 07. Diversidade A diversidade é uma riqueza brasileira Etnia Nacionalidade Gênero Religião Pessoas com deficiência.

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1 Promoção da Diversidade Febraban – junho 07

2 Diversidade A diversidade é uma riqueza brasileira Etnia Nacionalidade Gênero Religião Pessoas com deficiência Estilo Orientação sexual Atitude Idade Cultura

3 Diversidade – Gênero, Raça e Deficiência OBJETIVOS Posicionar o setor em tema sensível à cidadania Promover a equidade e igualdade de oportunidades Definir planos de ação dotados de razoabilidade Ter a co-responsabilidade nas soluções com os atores relacionados ao tema Obter maior presença da diversidade humana no mercado de trabalho bancário Gerar metodologia e ações que sensibilizem os demais setores da sociedade

4 Diversidade – Gênero, Raça e Deficiência REQUISITOS Contar com consultorias externas com credibilidade e representatividade Garantir isenção, equilíbrio e legitimidade através dos atores externos Divulgar e expandir as melhores práticas do setor Priorizar ações efetivas junto aos bancos Minimizar barreiras relativas a auto-declaração no censo Procurar convergência dos conceitos do censo junto aos órgãos competentes Obter o suporte dos órgãos competentes na elaboração dos planos de ação

5 Diversidade – Gênero, Raça e Deficiência PRINCIPAIS ATIVIDADES Promover o levantamento das melhores práticas Identificar “cases” incipientes e orientar mecanismos de valorização Identificar elementos que possam obstaculizar a cultura da diversidade Mobilizar lideranças bancárias Interagir e considerar a contribuição dos atores externos Especificar processos de coleta, tratamento e construção do banco de dados Realizar mapa da diversidade Definir e testar comunicação e sensibilização para a auto-declaração Monitorar e avaliar resultados com participação dos atores externos Dialogar com os atores externos sobre o plano de ação

6 Comissão de Recursos Humanos Sub-Comissão de Diversidade Comissão de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Técnicos da Febraban CEERT I-Social EQUIPES Diversidade – Gênero, Raça e Deficiência

7 GERENCIAR EXPECTATIVAS Diversidade – Gênero, Raça e Deficiência É um processo e não um programa Não é um processo exato, é multifacetado com potencial de instabilidade Envolve relações humanas possibilitando situações delicadas e imprevistas Expõe conteúdos subjetivos e conflitivos Políticas de promoção da igualdade de oportunidades interferem na cultura das organizações Estudos mostram que é necessário uma média de 3 a 5 anos para que sejam registrados resultados consistentes

8 Cronograma de atividades 1º. Módulo (abril/maio) Construção compartilhada dos conceitos e conteúdo do projeto -reuniões com a Sub-Comissão de Diversidade e com o grupo de trabalho (Febraban / Ceert). -elaboração de documento norteador acerca de conceitos relativos à valorização da diversidade. Elaboração do instrumento base do Mapa da Diversidade (censo) -apresentação à Sub-Comissão de Diversidade, MPT, I-social, sindicato e estatístico. Especificação tecnológica do banco de dados e do processo de coleta -pesquisa e entrevista junto à Febraban e elaboração de questionário para envio aos bancos. Proposta e discussão do projeto de comunicação -elaboração do plano de comunicação. -apresentação para Sub-Comissão de Diversidade. Elaboração da primeira versão do instrumento de coleta dos programas de valorização da diversidade - pauta da próxima reunião da Sub-Comissão de Diversidade (13/07).

9 Valorização da Diversidade 1. Programas de valorização da diversidade destinam-se à inclusão e à promoção da igualdade de oportunidades e de tratamento aos membros de grupos discriminados em função da cor, raça, etnia, origem, sexo, deficiências, idade, credo religioso e orientação sexual; 2. A valorização da diversidade encerra valores éticos fundados na busca da igualdade e da justiça; e além de um aspecto de responsabilidade social, trata- se igualmente de interesse corporativo conectado com o objetivo do negócio; 3. A experiência demonstra que programas de valorização da diversidade envolvem atores internos e externos à empresa, que de maneira compartilhada desenvolvem o processo de implementação e monitoramento das ações, aglutinando inovação, criatividade, versatilidade e agilidade, que favorecem a realização do negócio e a imagem da empresa; 4. Programas de diversidade visam contribuir para a promoção de um mundo mais justo, solidário e sustentável, no qual as instituições funcionem, de fato, para os diferentes segmentos sociais.

10 Plano de comunicação Conteúdo básico: -Destacar a riqueza que a diversidade possibilita ao Brasil; -Discutir o sistema classificatório brasileiro; -Sensibilizar para o preenchimento do censo; -Dialogar com todo o segmento. Metas: -Atingir a totalidade dos colaboradores do segmento; -Comprometer os executivos e gestores sobretudo das áreas de RH, Marketing e Responsabilidade Social com a implementação da política. Ações: - apresentação do projeto para as comissões: tecnologia e automação; marketing e relação com cliente; jurídico; comunicação social; recursos humanos; relações institucionais.

11 Plano de comunicação Ações: - carta do presidente aos colaboradores da Febraban: divulgação do projeto; justificativa geral, valores éticos e coorporativos; ênfase no Mapa, na diversidade e na classificação racial, busca do comprometimento pessoal. -carta do presidente aos presidentes dos bancos associados: divulgação; valores éticos e corporativos, áreas estratégicas, co-responsabilização; -ato solene para lançamento público do projeto; -consulta aos bancos sobre as especificidades da comunicação interna.

12 Plano de comunicação -emprego de meios diversos, escritos, audiovisuais, tecnológicos; -elaboração e distribuição de folder, cartaz e cartilha; -realização de dois vídeos: -Vídeo 1: linguagem ficcional - demonstrar a diversidade como componente essencial da brasilidade e informar, superar resistências e incentivar a participação no processo de auto-classificação de raça/cor. -sugestão de atores: Caio Blat ou Caco Ciocler / Elisa Lucinda / Daniela Suzuki / Lázaro Ramos / Fidélis Baniwa -Vídeo 2: linguagem de documentário - será destinado aos multiplicadores - gerentes, diretores de RH e formadores de opinião dentro do sistema bancário. A sua intenção é aprofundar conceitos sobre a diversidade e esclarecer dúvidas fundamentais relativas ao processo de coleta do quesito raça/cor e a implementação de políticas de promoção da igualdade racial no setor bancário.

13 Cronograma de atividades 2º. Módulo (junho/julho) Pré-teste e implementação do projeto de comunicação Pré-teste do sistema de coleta de informações e banco de dados Elaboração de critérios para projetos de promoção da diversidade Aplicar especificações para identificar práticas dos bancos e outros setores

14 Cronograma de atividades 3º. Módulo (agosto/setembro) Início do processo de comunicação e orientação para o censo Início do censo e da construção do banco de dados Classificação, divulgação e suporte às práticas do setor

15 Cronograma de atividades 4º. Módulo (outubro/novembro) Finalização do censo Análise dos dados

16 Cronograma de atividades 5º. Módulo (dezembro/janeiro 08) Desenvolvimento de sugestões, ações afirmativas e mecanismos de avaliação Sistematização das alternativas e sugestões apresentadas Sistematização das metodologias para demais setores da sociedade

17 Cronograma de atividades 6º. Módulo (fevereiro/março 08) Documento final do Projeto com análise e planos de ação


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