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Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2011 ENADE 2011

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Apresentação em tema: "Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2011 ENADE 2011"— Transcrição da apresentação:

1 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2011 ENADE 2011
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2011 ENADE 2011 FORUM DE GESTORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE ENGENHARIA ABENGE E UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE – SÃO PAULO - SP JUNHO/2011

2 1. O ENADE no contexto do SINAES
SEMINÁRIO – ENADE 2011 1. O ENADE no contexto do SINAES 2. ENADE Legislação Operacionalização Banco Nacional de Itens Grupos da Engenharia Instrumentos de avaliação e análise de resultados 3. ENADE 2011 – Portaria Normativa MEC no 8/2011 [Portaria Normativa MEC no 40/2007, em sua atual redação]

3 1. O ENADE no contexto do SINAES
Constituição da República Federativa do Brasil – 1988 Art O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: [...] VII - garantia de padrão de qualidade; Art O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: I – cumprimento das normas gerais da educação nacional II – autorização e avaliação de qualidade pelo poder público; [...]

4 Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB)
Art. 9o - A União incumbir-se-á de: [...] V - coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação; VI - assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino; VII - baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação; VIII - assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino; IX - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

5 Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
O ENADE no contexto do SINAES (cont.) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - - Instituído pela Lei no , de 14 de abril de 2004 (Lei do SINAES) - Objetivo Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos seus estudantes, nos termos do art. 9o, VI, VIII e IX da LDB.

6 1. O ENADE no contexto do SINAES (cont.)
- Avaliação das IES Objetivo: identificar o perfil da instituição, sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando diferentes dimensões institucionais. Na avaliação institucional, são usados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais a auto-avaliação e a avaliação externa in loco, constituída por visitas de comissões de especialistas.

7 - Avaliação dos cursos de graduação
1. O ENADE no contexto do SINAES (cont.) - Avaliação dos cursos de graduação Objetivo: identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica. São usados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais as visitas in loco por comissões de especialistas das respectivas áreas do conhecimento.

8 - Avaliação do desempenho dos estudantes
1. O ENADE no contexto do SINAES (cont.) - Avaliação do desempenho dos estudantes Objetivo: aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, suas habilidades no que se refere às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Realizada por meio da aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE.

9 1. O ENADE no contexto do SINAES (cont.)
- Os resultados da avaliação de IES, de cursos e de desempenho dos estudantes constituem-se referencial básico para regulação e supervisão da educação superior. REGULAÇÃO, SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO REGULAÇÃO: - Atos administrativos autorizativos de funcionamento de IES e de cursos de graduação. SUPERVISÃO: - Conformidade da oferta de educação superior no sistema federal de ensino com a legislação aplicável. AVALIAÇÃO: - Referencial para os processos de regulação e supervisão da educação superior.

10 Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior CONAES
1. O ENADE no contexto do SINAES (cont.) Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior CONAES Submete anualmente à aprovação do Ministro de Estado da Educação a relação dos cursos a cujos estudantes será aplicado o ENADE. Propõe e avalia dinâmicas, procedimentos e mecanismos da avaliação institucional, de cursos e de desempenho dos estudantes

11 2. ENADE – Principais aspectos
Legislação básica: Lei no , de 14/04/04 – Institui o SINAES e dá outras providências Portaria Normativa MEC no 40, de 12/12/2007, em sua atual redação – Institui o e-MEC, o Cadastro e-MEC de IES e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, Basis e ENADE Portarias de designação de Comissões Assessoras de Área Portarias de diretrizes para a prova – por área avaliada ENADE 2011: Portaria Normativa MEC no 8, de 15/04/2011 - Editais de Chamada Pública – BNI-ENADE

12 2. ENADE – Principais aspectos (cont.)
- Objetivos básicos Contribuir para a avaliação dos cursos de graduação por meio da verificação das competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes em sua formação, em consonância com características do perfil profissional da área; Aferir o desempenho dos estudantes no que se refere ao uso, síntese e integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso; Possibilitar aos cursos o acompanhamento dos resultados de suas ações pedagógicas; Avaliar comparativamente a formação oferecida pelas IES aos estudantes das respectivas áreas avaliadas.

13 - É admitida a utilização de procedimentos amostrais.
2. ENADE – Principais aspectos (cont.) - Aplicado periodicamente a estudantes das áreas e cursos superiores de tecnologia selecionados a cada ano, garantida uma nova aplicação em tais áreas em um prazo máximo de três anos. - É admitida a utilização de procedimentos amostrais. Em 2011, o ENADE será censitário.

14 - É vedada a identificação nominal do resultado do estudante avaliado.
2. ENADE – Principais aspectos (cont.) - Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Será inscrito no histórico escolar do estudante somente sua situação regular em relação ao ENADE, atestada pela sua efetiva participação ou dispensa oficial pelo MEC, na forma estabelecida em regulamento. - É vedada a identificação nominal do resultado do estudante avaliado. - O resultado individual é fornecido exclusivamente ao estudante.

15 2. ENADE – Principais aspectos (cont.)
- A inscrição dos estudantes habilitados ao ENADE é responsabilidade do dirigente da IES. - A não-inscrição de estudantes habilitados pela IES poderá ensejar a aplicação das sanções previstas na legislação, como, por exemplo, a suspensão temporária de abertura de processo seletivo de cursos de graduação.

16 - Instrumentos de avaliação e questionários aplicados:
2. ENADE – Principais aspectos (cont.) - Instrumentos de avaliação e questionários aplicados: Prova 10 questões de Formação Geral (8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas) 30 questões do Componente Específico da área avaliada (27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas) Questionário de percepção sobre a prova

17 Questionário do Estudante
2. ENADE – Principais aspectos (cont.) -Instrumentos de avaliação e questionários (cont.) Questionário do Estudante Busca levantar, junto aos estudantes, informações socioeconômicas e acadêmicas (preenchimento via Internet) Questionário destinado ao Coordenador Busca reunir informações que contribuam para a definição do perfil do curso (coletado nos quinze dias subseqüentes à prova via Internet).

18 ENADE 2011 – OPERACIONALIZAÇÃO
ELABORAÇÃO DE DIRETRIZES PARA A PROVA E MATRIZES DE AVALIAÇÃO ELABORAÇÃO DAS PROVAS IMPRESSÃO, DISTRIBUIÇÃO E RECOLHIMENTO DAS PROVAS APLICAÇÃO E CORREÇÃO

19 2. ENADE – Principais aspectos (cont.)
O ENADE é desenvolvido com o apoio técnico das Comissões Assessoras de Área. As Comissões são compostas por professores de IES públicas e privadas, buscando contemplar as diversas regiões do País. Atribuição principal: definir as diretrizes para as provas do Enade e especificações necessárias à elaboração da prova a ser aplicada no ENADE (matrizes de avaliação). - As provas não são elaboradas pelas Comissões Assessoras de Área.

20 Diretrizes para a prova
2. ENADE – Principais aspectos (cont.) Diretrizes para a prova Exemplo: Engenharia – Grupo VI - Portaria Inep no 146, de 04/09/2008 Objetivos da prova do ENADE 2008 para Engenharia – Grupo VI (Art. 4o) (...) III - estimular as instituições de educação superior a: c) b) utilizar as informações para avaliar e aprimorar seus projetos pedagógicos de curso, visando à melhoria da qua lidade dos cursos de graduação do Grupo VI da Engenharia

21 Características do perfil profissional (art. 5o)
2. ENADE – Principais aspectos (cont.) Diretrizes para a prova de Engenharia – Grupo VI Características do perfil profissional (art. 5o) No componente específico da área de Engenharia - Grupos I, II, III, IV, VI e VII, a prova tomará como referência o perfil do profissional expresso nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia, a saber, o engenheiro c o m formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando os seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

22 Recursos a serem mobilizados (Competências/Habilidades) - art 6o
Exemplos Recursos a serem mobilizados (Competências/Habilidades) - art 6o ... Em adição ao perfil genérico descrito no §1o do art. 5o, é desejável que o Engenheiro de Produção (Grupo VI) tenha competência para: I - projetar, implantar, operar, analisar, manter, gerir e melhorar produtos, processos e sistemas de produção de bens e serviços, envolvendo a gestão do conhecimento, do tempo e dos demais recursos produtivos (humanos, econômico- financeiros, energéticos e materiais - inclusive, naturais); Objetos do conhecimento (conteúdos) específicos da área (art. 8o) No componente específico da área de Engenharia - Grupo VI, a prova do Enade 2008 terá um Núcleo de Conteúdos Profissiona lizantes Específicos, que tomará como referencial os conteúdos de Gestão da Produção Lo gística Pesquisa Operacional; Engenharia da Qualidade; Engenharia do Produto; Ergonomia; Engenharia do Trabalho ; Engenharia Organizacional; Engenharia Econômica e Gestão Ambiental.

23 Banco Nacional de Itens (BNI) - ENADE
Edital de Chamada Pública Elaboradores/Revisores Banco Nacional de Itens (BNI) - ENADE Convocação Capacitação Elaboração e revisão De itens Comissão de Assessoramento Técnico (CAT/BNI-ENADE) Revisores de Língua Portuguesa Comissão de Revisão Final (CRF/BNI-ENADE)

24 Fluxo dos itens - Modelo
ELABORAÇÃO BNI – ENADE Fluxo dos itens - Modelo APROVAÇÃO CAT/BNI-ENADE REVISÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA REVISÃO FINAL (CRF/BNI-ENADE) REVISÃO TÉCNICO- PEDAGÓGICA - Pagamentos via AAE Termo de Compromisso e Sigilo BNI INEP - BNI web BNI - ENADE COOORDENAÇÃO DO BNI-ENADE INEP/DAES/CGENADE

25 ENADE 2008 – PARTICIPANTES CONCLUINTES % ENGENHARIA (GRUPO I) 4.673 18,2 ENGENHARIA CARTOGRÁFICA 85 0,3 ENGENHARIA CIVIL 4.114 16,0 ENGENHARIA DE AGRIMENSURA 219 0,9 ENGENHARIA HÍDRICA 22 0,1 ENGENHARIA SANITÁRIA 233 ENGENHARIA (GRUPO II) 7.729 30,1 COMPUTAÇÃO 982 3,8 CONTROLE E AUTOMAÇÃO 1.549 6,0 ELETRÔNICA 915 3,6 ELETROTÉCNICA 3.335 13,0 TELECOMUNICAÇÕES 948 3,7 ENGENHARIA (GRUPO III) 3.174 12,4 ENGENHARIA (GRUPO IV) 2.583 10,1 ENGENHARIA BIOQUÍMICA E ENGENHARIA DE BIOTECNOLOGIA 61 0,2 ENGENHARIA DE ALIMENTOS 947 ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL QUÍMICA 1.507 5,9 ENGENHARIA TÊXTIL 68 ENGENHARIA (GRUPO V) 551 2,1 ENGENHARIA (GRUPO VI) 3.878 15,1 ENGENHARIA (GRUPO VII) 1.841 7,2 ENGENHARIA 20 ENGENHARIA AMBIENTAL 1.502 ENGENHARIA DE MINAS 132 0,5 ENGENHARIA DE PETRÓLEO 75 ENGENHARIA INDUSTRIAL 112 0,4 ENGENHARIA (GRUPO VIII) 1.228 4,8 ENGENHARIA AGRÍCOLA 272 1,1 ENGENHARIA DE PESCA 171 0,7 ENGENHARIA FLORESTAL 785 3,1 Grand Total 25.657 100,0

26 Engenharia de produção 4.391 10.771 12,2 29,9 3 522E06
OCDE Curso Nome Concluintes acumulado % % acum Total geral (CENSO 2009) 36.075 100,0 1 582E03 Engenharia civil 6.380 17,7 2 520E05 Engenharia de produção 4.391 10.771 12,2 29,9 3 522E06 Engenharia elétrica 4.237 15.008 11,7 41,6 4 521E05 Engenharia mecânica 4.015 19.023 11,1 52,7 5 520E02 Engenharia ambiental 2.248 21.271 6,2 59,0 6 524E07 Engenharia química 2.011 23.282 5,6 64,5 7 523E11 Engenharia de controle e automação 1.869 25.151 5,2 69,7 8 521E01 Engenharia de produção mecânica 1.432 26.583 4,0 73,7 9 541E01 Engenharia de alimentos 1.202 27.785 3,3 77,0 10 523E09 Engenharia eletrônica 1.174 28.959 80,3 11 623E01 Engenharia florestal 1.109 30.068 3,1 83,3 12 523E12 Engenharia de telecomunicações 866 30.934 2,4 85,7 13 523E10 Engenharia mecatrônica 738 31.672 2,0 87,8 14 521E03 Engenharia industrial mecânica 449 32.121 1,2 89,0 15 520E04 Engenharia de materiais 442 32.563 90,3

27 Engenharia cartográfica 74 1,1 582E04 Engenharia de construção 19 0,3
OCDE Grupo Curso Nome (Censo 2009) Concluintes % 582E03 1 Engenharia civil 6.380 92,5 582A02 Agrimensura 224 3,2 582E12 Engenharia sanitária 182 2,6 582E02 Engenharia cartográfica 74 1,1 582E04 Engenharia de construção 19 0,3 582E08 Engenharia de recursos hídricos 16 0,2 Total 6.895 100,0 522E06 2 Engenharia elétrica 4.237 45,7 523E11 Engenharia de controle e automação 1.869 20,2 523E09 Engenharia eletrônica 1.174 12,7 523E12 Engenharia de telecomunicações 866 9,3 523E10 Engenharia mecatrônica 738 8,0 522E07 Engenharia industrial elétrica 234 2,5 522E09 Engenharia eletrotécnica 127 1,4 523E05 Engenharia de comunicações 9.264

28 Engenharia industrial mecânica 449 9,5 525E08 Engenharia naval 119 2,5
OCDE Grupo Curso Nome (Censo 2009) Concluintes % 521E05 3 Engenharia mecânica 4.015 85,4 521E03 Engenharia industrial mecânica 449 9,5 525E08 Engenharia naval 119 2,5 525E04 Engenharia aeronáutica 91 1,9 525E03 Engenharia aeroespacial 21 0,4 525E05 Engenharia automotiva 9 0,2 TOTAL 4.704 100,0 524E07 4 Engenharia química 2.011 57,7 541E01 Engenharia de alimentos 1.202 34,5 524E02 Engenharia de biotecnologia 82 2,4 542E03 Engenharia têxtil 76 2,2 524E05 Engenharia industrial química 73 2,1 524E01 Engenharia bioquímica 22 0,6 542E02 Engenharia industrial têxtil 17 0,5 3.483

29 Engenharia de materiais 442 59,7 521E06 Engenharia metalúrgica 217
OCDE Grupo Curso Nome (Censo 2009) Concluintes % 520E04 5 Engenharia de materiais 442 59,7 521E06 Engenharia metalúrgica 217 29,3 543E03 Engenharia de materiais - plástico 57 7,7 520E07 Engenharia física 24 3,2 TOTAL 740 100,0 520E05 6 Engenharia de produção 4.391 70,7 521E01 Engenharia de produção mecânica 1.432 23,0 582E09 Engenharia de produção civil 196 522E05 Engenharia de produção elétrica 112 1,8 524E04 Engenharia de produção química 63 1,0 543E05 Engenharia de produção de materiais 15 0,2 521E02 Engenharia de produção metalúrgica 4 0,1 6.213 520E02 7 Engenharia ambiental 2.248 75,5 520E01 Engenharia 313 10,5 544E01 Engenharia de minas 172 5,8 544E07 Engenharia de petróleo 134 4,5 520E06 Engenharia industrial 109 3,7 2.976 623E01 8 Engenharia florestal 1.109 64,1 621E03 Engenharia agrícola 387 22,4 624E01 Engenharia de pesca 233 13,5 1.729

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34 NF = 0,75 x NC,CE + 0,25 x NC,FG Conceito ENADE
2. ENADE – Principais aspectos (cont.) Conceito ENADE O conceito final de um determinado curso é a média ponderada da nota padronizada dos concluintes no componente específico e da nota padronizada dos concluintes em formação geral, conforme a expressão abaixo: NF = 0,75 x NC,CE + 0,25 x NC,FG Onde: N  média padronizada; C  concluintes; CE  componente específico e FG  formação geral Para mais detalhes, consultar “Nota Técnica - Conceito ENADE”, disponível em:

35 Os cursos podem ainda ter SC (sem conceito) como resultado final
2. ENADE – Principais aspectos (cont.) O conceito ENADE - expresso em uma escala de cinco níveis CONCEITO 1 – DESEMPENHO INFERIOR ... CONCEITO 5 – DESEMPENHO SUPERIOR Os cursos podem ainda ter SC (sem conceito) como resultado final

36 Principais relatórios
2. ENADE – Principais aspectos (cont.) Principais relatórios Relatórios de IES Traz informações detalhadas acerca do desempenho geral dos cursos avaliados de uma IES. Relatórios de Curso - Apresenta informações detalhadas sobre o desempenho dos estudantes na prova e resultados do questionário de impressões sobre a prova e do questionário do estudante (QE). Disponíveis em:

37 Relatórios-Síntese de Área
2. ENADE – Principais aspectos (cont.) Principais relatórios (cont.) Relatórios-Síntese de Área Apresenta resumidamente os resultados nacionais ENADE em cada área avaliada no Exame. Boletim de Desempenho do Estudante Apresenta a nota detalhada obtida pelo estudante e quadros comparativos de seu desempenho. Relatório de regularidade junto ao ENADE (presença) Apresenta os estudantes em situação regular junto ao ENADE.

38 BOLETIM DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE

39 INFORMAÇÕES QUE FAZEM PARTE DO RELATÓRIO DO CURSO - EXEMPLOS

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46 As informações geradas a partir do ENADE são usadas por diversos públicos:
• Instituições de educação superior (dirigentes, coordenadores e estudantes) que podem usar as informações para, por exemplo, analisar questões pedagógicas e reorientá-las – se for o caso; • Secretarias do MEC que cuidam da regulação e supervisão da educação superior (Secretaria de Educação Superior, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e Secretaria de Educação a Distância); • Gestores públicos – podem usar os dados para orientar ações e políticas públicas educacionais; • Pesquisadores - usam os dados em seus trabalhos acadêmicos; • Sociedade em geral – as pessoas buscam, nas informações colocadas a sua disposição, elementos para conhecer melhor um curso de seu interesse.

47 3. ENADE 2011 Portaria Normativa MEC no 8, de 15/04/2011
Serão avaliados pelo ENADE 2011 os estudantes dos cursos que conferem diploma de: bacharel em ARQUITETURA E URBANISMO e ENGENHARIA; bacharel ou licenciatura em BIOLOGIA, CIÊNCIAS SOCIAIS, COMPUTAÇÃO, FILOSOFIA, FÍSICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LETRAS, MATEMÁTICA e QUÍMICA; licenciatura em PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ARTES VISUAIS e MÚSICA; tecnólogo em ALIMENTOS, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL, MANUTENÇÃO INDUSTRIAL, PROCESSOS QUÍMICOS, FABRICAÇÃO MECÂNICA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, REDES DE COMPUTADORES e SANEAMENTO AMBIENTAL.

48 3. ENADE 2011 (cont.) O enquadramento dos cursos de graduação nas respectivas áreas de abrangência do ENADE 2011 será responsabilidade da instituição de educação superior, a partir das informações constantes do Sistema e-MEC. As instruções e os instrumentos necessários às IES para o enquadramento de cursos e inscrição eletrônica dos estudantes habilitados ao ENADE estão disponíveis no endereço eletrônico e MANUAL DO ENADE. O Manual do ENADE define os procedimentos técnicos indispensáveis à operacionalização do Exame.

49 Inscrições (Responsabilidade da IES)
3. ENADE 2011 (cont.) É responsabilidade da IES divulgar amplamente junto aos estudantes todas as informações concernentes ao ENADE. Inscrições (Responsabilidade da IES) Período: 20 a 30 de junho de 2011: apenas estudantes em situação irregular de anos anteriores Período: 18 de julho a 19 de agosto de 2011: apenas estudantes habilitados dos cursos avaliados em 2011 Processamento das inscrições: exclusivamente por meio da página da Internet Não serão admitidas inscrições fora do prazo estabelecido pela Portaria Normativa MEC no 8/2011

50 3. ENADE 2011 (cont.) Estudantes habilitados ao ENADE 2011 (Cursos ref. art. 1o da Portaria Normativa MEC no. 8/2011) Ingressantes: Estudantes que tenham iniciado o curso com matrícula no ano de realização do ENADE Concluintes: Estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso no ano de realização do ENADE, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES.

51 Estudantes dispensados (inscrição) do ENADE 2011:
3. ENADE 2011 (cont.) Estudantes dispensados (inscrição) do ENADE 2011: Estudante de curso não avaliado em 2011 Estudante que colar grau até 31 de agosto de 2011 - Estudante oficialmente matriculado e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data do Exame, em instituição conveniada com a IES de origem Estudante que se enquadra nas situações acima não deve ser inscrito pela IES.

52 3. ENADE 2011 (cont.) É responsabilidade da IES divulgar amplamente junto aos estudantes todas as informações concernentes ao ENADE. Lista de estudantes inscritos pela IES será disponibilizada pelo INEP para consulta pública. Período: 22 a 31 de agosto de 2011 Inclusões ou retificações identificadas por meio da consulta pública da lista de estudantes inscritos pela IES devem ser solicitadas à própria IES. É responsabilidade da IES a solicitação, ao INEP, de inclusão ou retificação na lista de estudantes habilitados e inscritos para o ENADE 2011.

53 Período: 07 outubro a 06 de novembro de 2011
3. ENADE 2011 (cont.) O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de participação obrigatória, exclusivamente por meio do endereço eletrônico Período: 07 outubro a 06 de novembro de 2011 A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante. À IES será oferecido mecanismo eletrônico de acompanhamento gerencial do número de estudantes com respostas parcial e total ao Questionário do Estudante.

54 Alteração de município de prova (responsabilidade da IES)
3. ENADE 2011 (cont.) Alteração de município de prova (responsabilidade da IES) - Para estudantes em desenvolvimento de estágio curricular fora da sede do curso ou estudantes de curso na modalidade de educação a distância (EAD). Período: 22 a 31 de agosto de 2011 - O estudante de curso na modalidade de educação a distância (EAD) poderá realizar o ENADE 2011 no município em que a IES credenciada para a EAD tenha pólo de apoio presencial discriminado, até o dia 18 de agosto de 2011, no Sistema e-MEC, observada a responsabilidade da IES em proceder a alteração do município de prova, nos termos do art. 6o, § 5o da Portaria Normativa MEC no 8/2011.

55 3. ENADE 2011 (cont.) Estudantes ingressantes dos cursos determinados no art. 1º da Portaria Normativa MEC no. 8/2011, inscritos no ENADE 2011, serão dispensados da prova a ser aplicada em 2011. Estudantes em situação irregular de anos anteriores, inscritos no ENADE 2011, serão dispensados da prova a ser aplicada em 2011. Para o cálculo do conceito ENADE 2011, a ser atribuído aos cursos descritos no artigo 1º desta Portaria Normativa, será considerado apenas o desempenho dos concluintes habilitados, regularmente inscritos pela IES e participantes do ENADE 2011. Diretrizes para as provas (Comissões Assessoras de Áreas) – 30 de junho de 2011.

56 Início: 13h – horário oficial de Brasília
Data e horário da prova do ENADE 2011 06 de novembro de 2011 Início: 13h – horário oficial de Brasília

57 OBRIGADO! Webster Spiguel Cassiano
Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais Coordenador-Geral do ENADE Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES Coordenação-Geral do ENADE Setor de Rádio e TV Sul 701 - Q. 3 - Bl. M - Ed. Dário Macedo - 4º andar  Asa Sul - Brasília - DF Telefone:  ;


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