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PublicouRenan Napoles Alterado mais de 9 anos atrás
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Software e Educação para o Desenvolvimento do Pensamento UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Iª Oficina "Educação e Software Livre Brasília - março 2004 Léa Fagundes - leafagun@vortex.ufrgs.br Daniel Lopes - dqlopes@psico.ufrgs.br Marcus Vinicius Basso - mbasso@vortex.ufrgs.br Marcos Flávio Paim - paim@psico.ufrgs.br LABORATÓRIO DE ESTUDOS COGNITIVOS
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AÇÃO - INTERAÇÃO - OPERAÇÃO Interação Tipo 1A Ms: movimento do sujeito imposto ao objeto Ps: impulso exercido pelo sujeito sobre o objeto Ro: resistência do objeto Mo: movimento do objeto
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AÇÃO - INTERAÇÃO - OPERAÇÃO Interação Tipo 1B As: exprime a atividade ou operação do sujeito (seriação, classificação, correspondência, etc.) Fs: aplicação da operação pelo sujeito aos objetos Ro: resistência do objeto Mo: movimento do objeto
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AÇÃO - INTERAÇÃO - OPERAÇÃO Interação Tipo 2A Obs. S: observáveis relativos a ação do sujeito Obs. O: observáveis relativos aos objetos Coord. S: coordenações inferenciais das ações (ou operações) do sujeito Coord. O: coordenações inferenciais entre objetos
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AÇÃO - INTERAÇÃO - OPERAÇÃO Interação Tipo 2 - Modelo geral
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PENSAR REFLEXÃO - ABSTRAÇÃO - METACOGNIÇÃO Estimular curiosidade - Imaginar Sustentar motivação - Interagir Construir conhecimento - Subverter Subverter o quê? ENSINO PARA UTILIZAR em UTILIZAÇÃO PARA APRENDER
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SOFTWARE e EDUCAÇÃO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM Inovar - enriquecer o ambiente Objetos para pensar - ação e reação dos sujeitos e objetos CONTEÚDO? Onde está o conhecimento? Como usar as informações? Conhecimento empacotado para o aluno consumir?
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SOFTWARE PROPRIETÁRIO SOFTWARE LIVRE Software proprietário - equipes planejam, desenvolvem de acordo com definições e especificações pré-determinadas. Software livre - comunidades de desenvolvedores trabalham em múltiplos níveis, criam oportunidades para inserção de novos usuários e programadores. Motivação Social - criação e autoria CRIAR PARA APRENDER APRENDER PARA CRIAR Motivação - consumo ENSINAR PARA CONSUMIR consumidor desenvolvedor
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Formação do Cidadão para a Sociedade em Rede Conectividade Rede Física Rede Virtual Rede Social
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