A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PITÁGORAS ACADÊMICA: Denise Raquel Cereser Curso de Direito / UNIJUI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PITÁGORAS ACADÊMICA: Denise Raquel Cereser Curso de Direito / UNIJUI"— Transcrição da apresentação:

1 PITÁGORAS ACADÊMICA: Denise Raquel Cereser Curso de Direito / UNIJUI
Professor: Djalmo Cremonese Disciplina: Ciência Política Junho/2008

2 PITÁGORAS DE SAMOS Filósofo e Matemático grego;
Nasceu em Samos pelos anos de 571 a .C e 570 a .C; Morreu por volta de 496 a .C em Metaponto; Biografia cercada por lendas.

3 PITÁGORAS E AS DESCOBERTAS NA MATEMÁTICA
Considerado o primeiro matemático puro; A classificação dos números em: primos e compostos, pares e ímpares, amigos, perfeitos e figurados; Se um polígono tem n lados, então a soma dos ângulos internos do polígono é igual a (2n - 4) ângulos retos.

4 IMAGEM DE PITÁGORAS

5 SEGUNDO PITÁGORAS... A essência, o princípio essencial de que são compostas todas as coisas, é o número, ou seja, as relações matemáticas; A palavra Matemática (Mathematike, em grego) surgiu com Pitágoras, que foi o primeiro a concebê-la como um sistema de pensamento, fulcrado em provas dedutivas.

6 A ESCOLA DE PITÁGORAS Pitágoras foi o fundador de uma escola de pensamento grega chamada em sua homenagem de pitagórica; A escola pitagórica era conectada com concepções e a moral pitagórica enfatizava o conceito de harmonia, práticas ascéticas e defendia a metempsicose.

7 FORMAÇÃO DOS PITAGÓRICOS
Recebiam uma educação formal, onde constavam quatro disciplinas: Geometria, Aritmética, Astronomia e Música, que constituíram as artes liberais e cujo conteúdo tornou-se conhecido na Idade Média como Quadrivum, que era considerado a bagagem cultural necessária de uma pessoa bem educada.

8 OS PITAGÓRICOS Os pitagóricos não distinguem forma, lei, e substância, considerando o número o elo entre estes elementos. Para esta escola existiam quatro elementos: terra,ar ,água e fogo; Pitágoras e os pitagóricos investigaram as relações matemáticas e descobriram vários fundamentos da física e da matemática.

9 O símbolo utilizado pela Escola de Pitágoras era o PENTAGRAMA.
ALÉM DISSO... Os pitagóricos acreditavam na esfericidade da Terra e dos corpos celestes, e na rotação da Terra, com o que explicavam a alternância de dias e noites. Sua filosofia baseou uma doutrina chamada Filosofia Explantória Cristo-Pitagórica; O símbolo utilizado pela Escola de Pitágoras era o PENTAGRAMA.

10 CONCEITOS DEFENDIDOS PELOS PITAGÓRICOS
· Lealdade entre os seus membros e distribuição comunitária dos bens materiais; · Austeridade, ascetismo e obediência à hierarquia da Escola; · Purificação da mente pelo estudo de Geometria, Aritmética, Música e Astronomia.

11 PITÁGORAS E SUAS IDÉIAS INOVADORAS
NA ASTRONOMIA - a Terra é esférica, os planetas movem-se em diferentes velocidades em suas várias órbitas ao redor da Terra. Pela cuidadosa observação dos astros, cristalizou-se a idéia de que há uma ordem que domina o Universo; Aos pitagóricos deve-se provavelmente a construção do cubo, tetraedro, octaedro, dodecaedro e a bem conhecida "seção áurea";

12 OUTRAS IDÉIAS... Na Música, uma descoberta notável de que os intervalos musicais se colocam de modo que admitem expressões através de proporções aritméticas.

13 IDÉIAS NA FILOSOFIA Na filosofia pitagórica afirmava-se que Tudo é número, ou seja, na concepção cosmogônica dos primeiros pitagóricos, a extensão era descontínua, constituída de unidades indivisíveis separadas por um intervalo.

14 IDÉIAS NO DIREITO Pitágoras foi o primeiro filósofo a criar uma definição que quantificava o objetivo final do Direito: a Justiça. Definiu que um ato justo seria a chamada "justiça aritmética", na qual cada indivíduo deveria receber uma punição ou ganho quantitativamente igual ao ato cometido.

15 TEOREMA DE PITÁGORAS

16 Significado do Teorema de Pitágoras
Talvez a obra mais famosa de Pitágoras seja seu teorema, relacionando os lados de um triângulo equilátero; Segundo este teorema “o quadrado construído sobre a hipotenusa é igual a soma dos quadrados construídos sobre os catetos”.

17 SIMBOLISMO DOS NÚMEROS PITAGÓRICOS
Um é a razão, dois a opinião, quatro a justiça, cinco o casamento, dez a perfeição, etc.; Um é o ponto, dois é a linha, três a superfície, quatro o volume.

18 O Universo e os planetas esféricos;
COSMOGONIA O Universo e os planetas esféricos; A harmonia das esferas.

19 DITOS PITAGÓRICOS “Tudo são números”;
“Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las”; “A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus”.

20 BIBLIOGRAFIA PADOVANI, Umberto; CASTAGNOLA, Luís. História da Filosofia. 10.ed. São Paulo: Melhoramentos, VERGEZ, André; HUISMAN, Denis. História da Filosofia Ilustrada pelos textos. 4.ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1990. Coleção Os Pensadores. Os Pré-socráticos. São Paulo: Abril Cultural, vol.I, agosto 1993.


Carregar ppt "PITÁGORAS ACADÊMICA: Denise Raquel Cereser Curso de Direito / UNIJUI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google