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Encontro Nacional de Letramento - UFPB/UnB - 22 a 24 de maio de 2008

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Apresentação em tema: "Encontro Nacional de Letramento - UFPB/UnB - 22 a 24 de maio de 2008"— Transcrição da apresentação:

1 Encontro Nacional de Letramento - UFPB/UnB - 22 a 24 de maio de 2008
LETRAMENTO DIGITAL E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO Emannuel C. Lopes Filho, Samara D. P. Guimarães e João Wandemberg G. Maciel Curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba -UEPB gehaete.uepb.edu.br / UEPB LETRAMENTO DIGITAL: MUDANÇAS E CONSEQÜÊNCIAS A implantação do letramento digital nas redes de ensino de todo o país seria de grande ajuda para o desenvolvimento da nossa educação. É importante sempre ter em mente que a tecnologia não é um meio que veio para substituir a figura do professor ou revolucionar a educação, mas sim, para ampliá-la. A educação não é estável, por isso precisa sempre acompanhar todas as mudanças que possam vir a acontecer. O computador, juntamente com a Internet vinculará o estudante a um mundo diferente, onde as oportunidades aparecerão com mais freqüência, e o acesso a qualquer tipo de informação será bem mais fácil, devido à expansão do acervo. O letramento digital vai dar um novo sentido ao estudo e inserir a região onde foi implantado no mapa-múndi. O letramento digital deve ser uma forma de auxiliar o professor, dotando-o de conhecimento, para que ele possa auxiliar o aluno no seu desenvolvimento, enquanto cidadão em um mundo digitalizado. O PAPEL DO PROFESSOR NO LETRAMENTO DIGITAL Pensar em letramento digital sem pensar no papel do educador qualificado é inviável, visto que a implementação de um novo processo de ensino-aprendizagem requer que os professores estejam preparados para isso. Os países mais desenvolvidos - aqueles que investem na educação de base - devem servir de exemplo para outros, como o Brasil, que dispõe de grande potencial para pôr em evidência o tão necessário letramento digital. Para isso, precisa capacitar seus professores para atuarem nas salas de informática, os quais devem desempenhar as seguintes funções: - Selecionar o material adequado; - Providenciar um espaço ou ambiente adequado; - Atualizar seus conhecimentos em relação aos conteúdos e valorizar as realizações dos alunos. COSIDERAÇÕES FINAIS As classes altas ainda são as que têm mais facilidade de navegar pela Internet, por isso a instalação de telecentros, as oficinas ministradas por técnicos ou estudantes voluntários, as parcerias entre organizações sociais e o governo e os investimentos em educação de base são tão importantes para a expansão do letramento digital na sociedade e, conseqüentemente, para a formação de uma comunidade mais esclarecida. PALAVRAS-CHAVE: Letramento digital. Ensino. Ciberespaço. Internet. A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL NAS ESCOLAS A implantação do letramento digital nas escolas é de extrema importância, pois tanto crianças quanto adul tos precisam se familiarizar com a tecnologia dos com putadores e com a internet. As escolas não devem pro porcionar às crianças apenas aulas de informática básica, porque elas têm que aprender aos poucos que o computador é um livro repleto de informações úteis, não apenas um mundo de joguinhos e de diversão. Nos dias de hoje, ainda existem muitos professores não letrados digitalmente, que não sabem como lidar com o computador nem extrair dele novas maneiras de ensinar, equilibrando a teoria das matérias vistas em sala com a prática. A geração atual, que teve condições de adquirir um computador com Internet, desde criança, não raras vezes sabe lidar com a máquina mais do que o professor, que não deve se sentir inferiorizado, mas sim, reconhecer que é melhor se relacionar com a máquina o quanto antes e até pedir ajuda ao seu aluno. No seu dia-a-dia de sala de aula, o professor letrado digitalmente pode criar aulas mais dinâmicas, atraindo a atenção da criança para o assunto em questão, usando jogos interativos, slides com figuras para ilustrar conteúdos diversos, músicas e tantos outros recursos que podem envolver o aluno. OS INVESTIMENTOS EM LETRAMENTO DIGITAL NO BRASIL O Brasil é um país em desenvolvimento, que necessita de grandes investimentos nos setores mais básicos, inclusive na educação pública. Não é sensato pensar na instalação de salas de informática com Internet em rede como um projeto de curto prazo, pois é preciso antes expandir os investimentos em educação, qualificando os professores do ensino fundamental ao médio. Grande parte da população ainda não tem acesso à Internet - os chamados “excluídos digitais” – e, por isso, são excluídos da sociedade. Aos poucos, o governo investe em centros de acesso públicos, as chamadas “bibliotecas digitais”, resultado de políticas públicas dos governos federal, estadual e municipal, que disponibilizam computadores com Internet para pesquisa. Por todo o Brasil, oficinas para inclusão digital vêm ocorrendo com freqüência, geralmente realizadas por grupos de pesquisa e extensão das universidades públicas. Marcos Dantas, secretário nacional de Educação a Distância, afirmou que a política de “infoinclusão” deve estimular a participação popular nas ações do governo. Mas ainda faltam recursos para isso. O número de computadores ainda é muito pequeno no país, mas o governo considera o equipamento de escolas e de telecentros uma das prioridades dessa gestão. Outra novidade é o projeto Computadores para a Inclusão, criado pelo governo, que consiste no reaproveitamento das máquinas, selecionando peças, o que pode diminuir os custos e expandir as salas de informática das escolas públicas. Referências: MAGDALENA, Beatriz Corso e COSTA, Íris Elisabeth Tempel. Internet em sala de aula: com a palavra, os professores. Porto Alegre: Artmed, Letramento digital. Disponível em: bcdie.html Acesso em: 21 de abr. 2008 O Papel do Professor. Disponível em: pegue_leve/O%20Papel%20do%20Professor.htm . Acesso em: 20 de abr Revista do Terceiro Setor. Disponível em: notitia.apresentacao.ServletDeSecao?codigoDaSecao=3&dataDoJornal= Acesso em: 23 de abr. 2008 SP Notícias. Disponível em: Acesso em 23 de abr. 2008 Encontro Nacional de Letramento - UFPB/UnB - 22 a 24 de maio de 2008


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