A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lembretes: Dias 16 e 17 de julho – 2º etapa do treinamento dos monitores e operadores locais dos Telepostos na Caju. Não esqueçam de trazer a ficha de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lembretes: Dias 16 e 17 de julho – 2º etapa do treinamento dos monitores e operadores locais dos Telepostos na Caju. Não esqueçam de trazer a ficha de."— Transcrição da apresentação:

1 Lembretes: Dias 16 e 17 de julho – 2º etapa do treinamento dos monitores e operadores locais dos Telepostos na Caju. Não esqueçam de trazer a ficha de avaliação; Continue mandando a foto do seu Teleposto;

2 Lembretes: Continuem fazendo as tarefas da disciplina de Psicologia;
Acessem a nossa Página na Internet: Dúvidas e sugestões fale conosco através do

3 O VALOR QUALIFICA O SER HUMANO Prof. José Antônio Meister

4 PROGRAMA 1) Valores e a realidade do mundo 2) Os valores na educação
3) Os valores na educação e no educador marista

5 VALOR É tudo o que: elegemos e preferimos

6 Escolhemos sempre o que consideramos mais valioso.
Ao escolher o ser humano se faz, se constitui, humaniza-se.

7 Valorar uma situação ou acontecimento
É inserí-los numa relação de forças, linhas de sentido. Os valores se realizam a cada encontro

8 Para realizar um valor é preciso uma série de exigências:
* Ações * Conhecimento * Sentimentos * Relações, etc.

9 Ajuste ao que ele nos exige.
Despertar e assumir um valor significa: Disponibilidade para buscá-lo com: Amor, Sintonia, Ajuste ao que ele nos exige.

10 A BUSCA DE VALOR PARA O SER HUMANO É ESSENCIAL

11 PORQUE ELE É: OS VALORES SÃO UM GUIA.
LIVRE OS VALORES SÃO UM GUIA.

12 Quando aceito um valor de forma livre, não o faço somente porque quero, mas porque estou persuadido do que é justo.

13 A participação num mesmo valor cria uma unidade de espírito.

14 O ser humano é um ser diferenciado Daí a importância dos valores
porque se constitui se aperfeiçoa. Daí a importância dos valores

15 RELAÇÃO DESCOBERTA QUALIDADES

16 A descoberta de valores nos permite detectar as diferentes
possibilidades que a realidade nos oferece.

17 com as coisas, seres inanimados, quando vistos somente como objetos.
Nossas relações podem ser: SUPERFICIAIS com as coisas, seres inanimados, quando vistos somente como objetos.

18 EDIFICANTES Porque resultantes de um encontro, do crescimento, da maturidade, da reciprocidade que pode ser plena.

19 uma relação, mais valores terá.
Quanto mais íntima uma relação, mais valores terá. A intimidade nos leva a ver que tudo na vida tem valor.

20 Termos valores iguais não é estarmos uns diante dos outros, mas olharmos na mesmo direção.

21 Quando se assume um valor tem-se uma abertura criadora,
vinculada, comprometida.

22 O valor dá sentido à vida

23 O olhar valioso é o olhar de relação.

24 1) Acender uma fonte de luz 3) Ter entusiasmo criador
Aceitar um valor é: 1) Acender uma fonte de luz 2) Provocar vibração 3) Ter entusiasmo criador

25 Os valores se apresentam em nossa vida, de modo único:
pela forma como vemos o mundo

26 Ao perceber que o que se busca não realiza, a frustração  angústia
surge a tristeza, a frustração  angústia O sentimento de desespero des + espero = não esperar

27 Desespero, angústia, tristeza, conduzem à
destruição própria e dos outros. A acolhida a um valor, impulsiona, energiza

28 Quando há felicidade há festa,
alegria, paz. sentimentos que vêm de dentro se exteriorizam em símbolos e gestos

29 O valor provoca uma sã inquietude, uma tensão interna impulsiona aquilo que leva a agir e à realização pessoal.

30 Devemos dar- nos conta: quando se invertem os valores
ocorre a manipulação

31 Manipular é inverter os valores
Manipular é inverter os valores. Em vez de gerar vida, a destrói, pondo-a em segundo plano.

32 onde os valores mais apregoados são:
É o que se vê muito hoje, onde os valores mais apregoados são: poder, drogas, embriaguês, jogos de azar, erotismo... Em detrimento do amor, da paz, relações edificantes, afetos, etc.

33 Diante do valioso, sentimos:
Emoção Transcendência, Inquietude Exultação festiva.

34 O sentimento é intencional pois nos remete a resultados
criadores, melhores.

35 Os valores são fenômenos despertam o sentimento.
originários, porque despertam o sentimento.

36 Não se tem o máximo de um valor porque se diminui a distância, mas porque se realiza
uma ação criadora

37 Para chegar ao máximo, é preciso
cultivo, despojamento, para que sobressaia a força, a admiração do valor e sua capacidade criadora.

38 Os valores devem estar em estreita relação com o sentido.

39 Ter sentido é ordenar os valores, a vida ludicamente para a plenitude.
A plenitude só é alcançada quando desenvolvemos nossa capacidade de escutar o apelo do valor.

40 O contrário de uma vida com sentido, é a vida:
Absurda, desarticulada, desmoronada existencialmente, sem criatividade, sem capacidade relacional

41 A ação valiosa eleva o fato, acima dos atos vulgares

42 É PRECISO DISTINGUIR O DESEJO DO DESEJÁVEL.

43 O desejo nos instiga a sair de nós.
É preciso buscar o desejável, a plenitude. Na busca dos valores o ser humano busca o valor absoluto: DEUS

44 ”Meu coração está inquieto enquanto não repousa em ti”.
SANTO AGOSTINHO ”Meu coração está inquieto enquanto não repousa em ti”.

45 CLASSIFICAÇÃO HÁ MUITAS Vitais Morais Espirituais Materiais Estéticos Intelectuais

46 EXIGÊNCIAS DA CLASSIFICAÇÃO
CRITÉRIOS Social Pessoal

47 Hierarquia é um modo de unidade onde uma realidade se configura com outras,
orientando-as.

48 Valores só podem ser considerados positivos
quando conduzem o ser humano ao encontro de pessoas e de seres.

49


Carregar ppt "Lembretes: Dias 16 e 17 de julho – 2º etapa do treinamento dos monitores e operadores locais dos Telepostos na Caju. Não esqueçam de trazer a ficha de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google