Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Português Brasileiro: Questões atuais
TEMA DA OFICINA Português Brasileiro: Questões atuais
2
OBJETIVO DA AULA Compreender o funcionamento da linguagem do Português Brasileiro, para adquirir consciência nas práticas de produção oral e escrita bem como nas situações de ensino.
3
Momento inicial: Leitura do texto O gigolô das palavras, de Luis Fernando Veríssimo
4
Gramática Normativa Versus gramática do uso
Atualmente existem dois núcleos de índios Tupinambá, no litoral da Bahia: Olivença, município de Ilhéus, com 20 aldeias e 3864 indígenas; e a aldeia Patiburi, município de Belmonte, com 199 pessoas.
5
Comunhão Milton Nascimento e Fernando Brant
Eu quero paz, eu não quero guerra quero fartura, eu não quero fome quero justiça, eu não quero ódio quero a casa de um bom tijolo
6
quero a rua de gente boa quero a chuva na minha roça quero o sol na minha cabeça quero a vida, não quero a morte não.
7
O que dizem os PCN? As atividades de análise lingüística são aquelas que tomam determinadas características da linguagem como objeto de reflexão.
8
Essas atividades apóiam-se em dois fatores:
a capacidade humana de refletir, analisar, pensar sobre os fatos e os fenômenos da linguagem; e a propriedade que a linguagem tem de poder referir-se a si mesma, de falar sobre a própria linguagem. (p. 48).
9
Atividade: Vocês irão produzir, em grupos, textos no gênero que julgarem mais adequado e na linguagem de acordo com a situação proposta.
10
Situações: a) necessidade de comunicar um adiamento de reunião e os motivos desse adiamento para um colega; b) necessidade de saber das novidades sobre a ida de um amigo para o Salvador; c) necessidade de divulgar sua opinião sobre o consumo no dia das crianças para um jornal local; d) necessidade de informar como se usa um produto; e) necessidade de contar uma fofoca do seu bairro.
11
Atividade de variação... Leitura das versões de “O fax do Nirso...” e de “Quem não tem emelho, ximba!”. Comentários...
12
Avaliação da oficina. Leitura do texto “Janela sobre a palavra V”, de Eduardo Galeano, escritor uruguaio.
13
Avalição Que palavras ainda ficaram por dizer?
Que sugestões vocês fariam? No que a oficina contribuiu?
14
Atividade Leitura dos capítulos 1 e 2 do livro “Nada na língua é por acaso”, de Marcos Bagno e elaboração de um texto, no gênero de sua preferência, abordando os seguintes temas:
15
Atividade Em que o texto de Bagno auxilia a sua prática em sala de aula; como você percebia a variação antes da oficina; como pensa em trabalhar com esse tema agora (citando exemplos de variação que encontra em sua sala de aula).
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.