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PublicouIsabella Barco Alterado mais de 10 anos atrás
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A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo
Década de 90 A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo
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RIO 92 ou ECO 92 De 3 a 14 de junho de 1992.
Seu objetivo principal foi buscar meios de conciliar o desenvolvimento sócio econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da terra;
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Preservar Crescer
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AGENDA 21 Foi uma ação muito importante e fundamental tendo ações e metas para a melhoria ambiental do planeta. Foi elaborada estratégias que tenha como objetivo o desenvolvimento sustentável.
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Passos para a construção e implementação da Agenda 21:
Avaliação Discussão Mobilização Ação
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Programa Nacional de Educação Ambiental)
PRONEA Programa Nacional de Educação Ambiental) Ações Capacitação de gestores e educadores Desenvolvimento de ações educativas formal ou não. Desenvolvimento de instrumentos e metodologias.
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REBEA Rede Brasileira de Educação Ambiental.
Foi criada em 1992, durante o RIO 92. Adotou como carta de princípios o tratado de Educação Ambiental para sociedades mais sustentáveis. Desde 1997, a REBEA organiza fóruns brasileiros de educação Ambiental. 7° fórum Brasileiro de Educação Ambiental. Salvador - BA
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RIO +5 Realizado cinco anos depois da ECO 92.
Seu principal objetivo foi revisar a agenda 21 e analisar os avanços da ECO 92. Reuniu no Rio de Janeiro mais de 80 países e 500 representantes. Não houve avanços.
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I CNEA - Tendências Perspectivas Estratégias
I Conferência Nacional de Educação Ambiental - Brasília: gerou o doc. “Declaração de Brasília”, consolidando sugestões de diretrizes políticas para a EA no Brasil. I CNEA - Tendências Perspectivas Estratégias Sustentabilidade Qualidade de vida REFLEXÃO Desafios Cidadania Conservação
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1998 – Mec publica os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais em ação ao Meio ambiente.
Transversalidade da questão ambiental nas diversas áreas do conhecimento.
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1999 – Aprovação da Lei 9.797/99, que institui a Politica Nacional de Educação ambiental. (PNEA)
Período em que o Mec e as Secretarias Estaduais de Educação discutiram e atuaram as diretrizes para definir a politica de educação ambiental. Visa articular ações educativas de proteção e recuperação dos recursos naturais e conscientizar o cidadão a se relacionar melhor com esses recursos.
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“Apenas no dia em que o ser humano poluir o último rio, matar o último peixe, e cortar a última árvore, verá que não pode alimentar-se de dinheiro” Satle.
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