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Gestão de Marketing IST - Alameda

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Apresentação em tema: "Gestão de Marketing IST - Alameda"— Transcrição da apresentação:

1

2 Gestão de Marketing IST - Alameda 03-06-2009
Plano de Marketing Gestão de Marketing IST - Alameda Oradores: Pedro Santos, Carlos Fraga, Camillo Lopes, Ricardo Dias, Pedro Alves, 55452

3 Introdução

4 Análise da Situação Económico-Cultural Mencionar recessão económica
Aumento do desemprego Subidas nas vendas do fast-food

5 O Mercado Fast food Descrever o mercado do fast food focando nestes pontos: Preço baixo Confecção rápida Zonas de restauração com muitos concorrentes Especialização n1 determinado tipo de comida

6 Tendências do Mercado Vem nos slides seguintes:
exercício físico e alimentação cuidada mais preocupação pela estética dos sítios

7 Tendências do Mercado Preocupação com a alimentação
Pessoas têm mais consciência do tipo de vida sedentário e tentam combater isso Com exercício e uma alimentação mais saudável

8 Tendências do Mercado Aparência dos estabelecimentos
Com a evolução dos tempos os logotipos e as próprias marcas Têm uma imagem cada vez mais forte e apelativa, de modo a concorrer com os rivais das redondezas

9 Mercado Alvo Cliente típico: 18-30 urbano sexo e irrelevante
trabalha/estuda na zona almoça fora com frequência mas na quasi-pronti no máx 2x /semana

10 Mercado Alvo Entre os 18 a 30 e reside em zona urbana Cliente típico:
18-30 urbano sexo e irrelevante trabalha/estuda na zona almoça fora com frequência mas na quasi-pronti no máx 2x /semana

11 A companhia QuasiPronti
1999 Aveiro 2003 Loures Foi criada no norte de portugal, Família Ribeiro, usando os hábitos Italianos na gastronomia Brasileira. Refeição preparada no momento, sabor caseiro e à satisfação do cliente; Novo restaurante acrescentou a liberdade de escolha do cliente da massa e molho e ingredientes.

12 A companhia QuasiPronti
Crescimento moderado Seguro e cauteloso Franchising A partir da abertura da nova loja com o novo formato a expansão aumentou de ritmo com o novo modelo; A empresa continua pertencente aos criadores que propõem um crescimento cauteloso e seguro; Assim aceitam investidores interessados e com perfil adequado à cultura de trabalho QuasiPronti; Isto aplica-se ao franchising

13 A companhia QuasiPronti
- Missão “Servir bem para servir sempre.” Servir bem implica oferece a um preço justo uma refeiçao de excelente qualidade, serviço e ambiente; Servir sempre para garantir a continuidade, criar riquezas e garantir a satisfação de todos os stakeholders;

14 A companhia QuasiPronti
- Produtos Spaghetti Penne Rigate Penne Tricolori Fusilli Massas disponíveis Tagligatelle Farfalle

15 A companhia QuasiPronti
- Produtos 9 molhos diferentes Bebida self-service Pratos do dia Molhos, cada um com os seus ingredientes e ainda podem ser personalizados... Bolhonesa, carbonara, cogumelos e natas, 4 queijos, bechamel, cogumelos, molho à sicilliana, arrebiata, fiambre e natas Pratos do dia: bolonhesa, atum frango, vegetais ou bacalhau

16 A companhia QuasiPronti
- Positionamento Restauração rápida Alternativa Próximo do cliente restauração rápida e como tal os clientes pretendem tomar uma refeição rápida, leve e sem grandes despesas

17 A companhia QuasiPronti
- Análise SWOT S Pioneira na oferta de masas; Cliente pode intervir na confecção; Aposta na higiene e bom ambiente Marca pioneira na oferta de massas em modo fast-food A comida é confeccionada á vista do cliente podendo este inclusive intervir Aposta na higiene e bom ambiente

18 A companhia QuasiPronti
- Análise SWOT Pouca bebida; Sem multibanco; Alternativa a comida italiana? Preço superior; W As refeições contêm pouca bebida Impossibilidade de pagar por multibanco Não há alternativa para quem não goste de gastronomia Italiana. Preço ligeiramente mais alto que fast-food típico

19 A companhia QuasiPronti
- Análise SWOT O Fast-food mais saudavel; Não está saturado; Aumento de clientes; Aumento de centros comerciais; Procura do mercado por comidas rápidas mas mais saudáveis Fast-food "americano" saturado... Aumento dos clientes de comidas rápidas Aumento dos centros comerciais onde estes restaurantes se podem inserem tipicamente

20 A companhia QuasiPronti
- Análise SWOT T Novos restaurantes Italianos; Baixa de poder de compra; Hábito de consumo; Aparição de mais restaurantes Italianos Baixa do poder de compra leva clientes a procurar o restaurante mais barato Hábito de consumo da fast-food americana

21 Concorrência Directa Pasta house Mille paste Pasta mix
Il Mercatto di Pasta Capri

22 Concorrência Indirecta McDonalds Vitaminas Pateo Assuka
Casa das Sandes Restaurante Alentejo

23 Análise de Mercado Forças de Porter

24 Análise de Mercado Forças de Porter: Rivalidade entre os concorrentes
Grande número concorrentes Produtos similares Preço similar

25 Análise de Mercado Forças de Porter: Poder negocial dos clientes
Grande disponibilidade de produtos Variedade de restaurantes Obrigam à uniformização de preços

26 Análise de Mercado Forças de Porter: Poder negocial dos fornecedores
Vários fornecedores Preços semelhantes

27 Análise de Mercado Forças de Porter: Ameaça de produtos substitutos
Várias empresas com produtos similares Mesmo preço Facilidade de obter produtos similares

28 Análise de Mercado Forças de Porter:
Ameaça de entrada de novos concorrentes Espaço limitado em superfícies comerciais Boa taxa de expansão Investimento avultado, inicialmente

29 Análise de Mercado Forças de Porter:

30 Marketing Mix

31 Marketing Mix Produto Sabor caseiro; • Refeição feita no momento;
• Segundo os gostos dos clientes; • Preços competitivos; • Ambiente agradável; • Seguidos pelo programa de Higiene alimentar – HACCP.

32 Marketing Mix Produto Massas, Pizzas, Canelones Qualidades
Excelente qualidade; Excelente serviço; Excelente limpeza; Garantir um preço justo; Garantir a segurança alimentar.

33 Marketing Mix Preço Melhor preço/qualidade possível
Nivelação com os concorrentes mais próximos

34 Marketing Mix Distribuição 12 restaurantes próprios
15 restaurantes franchisados mesmo design, estrutura e apresentação, controlados pela gestão

35 Marketing Mix Promoção Presencial
Participação em campanhas de solidariedade

36 Questionário Objectivos:
Compreender o perfil dos clientes do Quasi Pronti Perceber pontos fracos e possíveis melhoramentos para os estabelecimentos Quasi Pronti Descobrir potenciais novos produtos (ou melhoramento dos já existentes) O questionário foi realizado apenas on-line, porque o Quasi Pronti não respondeu aos nossos pedidos. Como tal as pessoas inquiridas, ou as pessoas que constituem o nosso espaço amostral, estavam condicionadas aos nosso próprios contactos e afins. Número final de inquiridos: 63 Estrutura – 3 partes: Características demográficas Perfil de consumo e desempenho dos restaurantes apresentados (análise Importance/Performance) Sugestões e críticas

37 Características Demográficas
Característica demográficas dos inquiridos Sexo: Masculino (mas balanceado) Faixa etária: 19 a 25 anos Profissão: Estudantes Local de residência: essencialmente em Lisboa Local de trabalho: essencialmente em Lisboa Faixa etária, Profissão, etc Justificação: limitação na amostra da população inquirida, devido ao factor já referenciado. (confirma o que já tinha sido referido)

38 Perfil de consumo Factores que levam a frequentar o Quasi Pronti
Gosto pelo tipo de comida Rapidez no fornecimento do serviço Porque comem fora Convívio social e Conveniência

39 Perfil de consumo Comportamento no restaurante Formas de pagamento
Olham primeiro para o menu Formas de pagamento Multibanco é um factor essencial Massas são a predilecção dos consumidores Pizzas e cannelloni são consumidas com pouca frequência

40 Importance / Performance
Análise Importance / Performance Metodologia Escolha de um conjunto de critérios de avaliação (28 critérios), organizados em categorias: Comida, Serviço, Ambiente, Conveniência Avaliar um conjunto de restaurantes segundo o desempenho para os critérios identificados Determinar a importância de cada critério para o consumidor Cruzar a informação de importância/desempenho para extrair conclusões

41 Importance / Performance
Análise Importance / Performance Resultados principais - Comida: Na variedade da comida (ex: ingredientes) existe a necessidade de melhorar, bem como na frescura dos ingredientes

42 Importance / Performance
Análise Importance / Performance Resultados principais - Serviço: Qualidade/Preço também existe a necessidade de melhorar

43 Importance / Performance
Análise Importance / Performance Resultados principais – Ambiente/Conveniência: Legibilidade dos elementos textuais é boa (apenas superado pela MacDonalds) Critério com pior desempenho: promoções Factor que deve ser claramente melhorado

44 Outras informações Os consumidores estão satisfeitos na globalidade com o serviço e produtos da marca Quasi Pronti Maior concorrente actualmente do Quasi Pronti não é nenhum dos apontados pela administração Principal concorrente: Inevitável MacDonalds Razões: serviço é fornecido rapidamente, a preços competitivos, com variedade de produtos, e de boa qualidade no geral

45 Medidas Correctivas Variedade de ingredientes;
Quantidade de ingredientes a usar nos menus; Cordialidade dos empregados; Aspecto dos estabelecimentos; Etc… Proposta: Introdução de um menu próprio para crianças Descrição: a Quasi Pronti é conhecida por servir pratos em média, maiores que a restante concorrência. Tal facto resulta muitas vezes em comida desperdiçada quando esta é comprada para menores. Assim sendo sugerimos um teste piloto num estabelecimento, onde sirvam refeições menores em termos de tamanho e preço para crianças.

46 Controlo Kid Menu Proposta: Introdução de um menu próprio para crianças Descrição: a Quasi Pronti é conhecida por servir pratos em média, maiores que a restante concorrência. Tal facto resulta muitas vezes em comida desperdiçada quando esta é comprada para menores. Assim sendo sugerimos um teste piloto num estabelecimento, onde sirvam refeições menores em termos de tamanho e preço para crianças.

47 Controlo Take Away Proposta: Incluir take-away nos restaurantes
Descrição: Por vezes, em determinadas Alturas, o cliente pode sentir necessidade de levar a sua refeição para fora da área de restauração. Desta forma sugerimos um teste piloto nos estabelecimentos de maior procura onde em vez de a comida ser servida em pratos Quasi Pronti, seja colocada em recipientes próprios para serem transportados (com devidos talheres, guardanapos…). Sugere-se a cobrança de uma taxa simbólica para cobrir as despesas.

48 Controlo Nivelar Preços Proposta: Nivelar preços base dos menus a 5€.
Descrição: Observou-se que os restaurantes não praticam todos o mesmo preço. Sugerimos então que o menu base seja nivelado em todos os restaurantes a 5€.

49 Controlo Ingredientes Extra
Proposta: Permitir a inclusão de mais do que 3 ingredientes no menu. Descrição: Observou-se que por vezes existem reticências face ao limite de ingredientes que se pode colocar no menu. Face a isto e igualmente para dar resposta ao tipo de menus apresentados pela concorrência, sugerimos que seja possível incluir mais ingredientes nos menus, a troco da cobrança de uma taxa, por exemplo, 1€ dar direito a colocar/reforçar mais dois ingredientes no menu.

50 Controlo Copos Maiores Proposta: Aumentar os copos de 20cl para 33cl
Descrição: Um ponto em que a Quasi Pronti pode claramente melhorar, é no tamanho dos copos disponibilizados para a refeição, factor que foi muito criticado nas entrevistas exploratórias e confirmado nos resultados obtidos nos questionários. Sugere-se que a Quasi Pronti deveria ponderar aumentar o tamanho dos copos das bebidas de 20cl para 33cl, o mais comum em restaurantes deste tipo e da concorrência.

51 Controlo Entradas Proposta: Servir pão de alho
Descrição: Face aos comentários/sugestões dos inquiridos, propomos um teste piloto num estabelecimento onde seja dada a possibilidade ao cliente de comprar pães barrados com manteiga de alho.

52 Controlo Saladas Proposta: Possibilidade de adicionar uma salada à refeição Descrição: Face aos comentários/sugestões dos inquiridos, propomos um teste piloto num estabelecimento onde seja dada a possibilidade ao cliente de juntar à sua refeição uma salada, contendo os ingredientes mais convencionais, por exemplo, alface, tomate e cebola.

53 Controlo Sobremesas Proposta: Inclusão de sobremesas
Descrição: A inclusão de sobremesas é um facto que a Quasi Pronti tem que ter em conta, especialmente a existência de gelados. Este facto é confirmado pela recente experiência piloto levada a cabo num restaurante da marca, no qual se disponibilizou gelados.

54 Controlo Pizzas Proposta: Inclusão de pizzas nos menus de todos os restaurantes Descrição: Face às sugestões dos inquiridos, propomos a inclusão de pizzas nos menus de todos os restaurantes, falta definir qual o modo com que estas devem ser servidas: pizzas individuais, ou fatias individuais como alguns restaurantes da concorrência, etc; deixando a decisão à responsabilidade da administração.

55 Controlo Pagamento Multibanco
Proposta: Inclusão de terminais de pagamento multibanco nos restaurantes Descrição: Devido à popularização do multibanco e de forma a aumentar a rapidez, comodidade e segurança das transacções, sugerimos que os restaurantes Quasi Pronti passem a ter terminais de pagamento multibanco.

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