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Apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento (CHIAVENATO,1999).

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1 Apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento (CHIAVENATO,1999).

2 Responsabilidades Gerente; Próprio indivíduo; Equipe de trabalho;
Gestão de pessoas; Comissão de Avaliação.

3 Objetivo básico Melhorar os resultados dos RH da organização

4 Objetivos Intermediários
Adequação do indivíduo ao cargo; Feedback para o funcionário; Treinamento; Movimentações de pessoal; Incentivo salarial ao bom desempenho; Melhoria do relacionamento líder x equipe; Estímulo à maior produtividade Estabelecimento de metas

5 Benefícios Líder Funcionário Organização

6 Métodos Escalas gráficas; Escolha forçada; Incidentes críticos;
Comparação aos pares; Frases descritivas; Pesquisa de campo; 360º

7 Indicadores de avaliação
Sistêmicos Financeiros Ligados ao cliente Internos Inovação

8 Entrevista de Avaliação de desempenho
Finalidade é comunicar o resultado da avaliação ao funcionário avaliado. Realizada pelo superior hierárquico direto; Entrega antecipada para o avaliado; Marcação de data, horário e local; Ambiente sem interrupções; Preparo prévio do líder.

9 Objetivos da entrevista de desempenho
Apresentar pontos fortes e depois os fracos; Comparar o desempenho com as metas; Ouvir as incertezas do avaliado; Orientar o avaliado para melhoria; Estabelecer um plano de ação; Melhoria da relação líder X subordinados.

10 Avaliação 360 graus PROCESSO QUE MEDE O GRAU DE REALIZAÇÃO DO EMPREGADO, DAS EXIGÊNCIAS DO SEU TRABALHO (MILKOVICK e BOUDREAU, 2000).

11 Avaliação 360 graus MECANISMO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO QUE BUSCA O FEEDBACK DE MÚLTPLAS FONTES (DECENZO e ROBBINS, 2001).

12 Os avaliadores INDIVÍDUO LÍDER SUBORDINADOS PARES CLIENTES
FORNECEDORES

13 REPRESENTANTES GOVERNAMENTAIS ALTA GERÊNCIA SUPERVISORES LATERAIS SUPERIOR DIRETO CLIENTES GERENTE FORNECEDORES PARES SUBORDINADOS LATERAIS SUBORDINADOS DIRETOS COLEGAS DE PROFISSÃO SUBORDINADOS INDIRETOS CONTATOS ESTRATÉGICOS NA COMUNIDADE Fonte: YUKI, apud REIS, 2000

14 Responsabilidades de RH
PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO DISTRIBUIÇÃO TABULAÇÃO ANÁLISE AVALIAÇÃO RH

15 Características VÁRIOS NÍVEIS HIERÁRQUICOS AVALIAM;
AVALIADORES CONSCIENTIZADOS; MÉDIA É FEITA PELO RH; SIGILOSO; MAIS MODERNO; MAIS CONFIÁVEL.

16 ITENS COMPATÍVEIS COM OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS
O Instrumento ITENS COMPATÍVEIS COM OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS CONCEITOS ESCALA LIKERT

17 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO -MODELO
Funcionário Setor/Unidade Data Avaliador Marque com um X, o número que melhor classifica a atuação do funcionário em cada um dos critérios abaixo: 1. TER COMPROMETIMENTO / ESTAR ENVOLVIDO a)entregar-se a causa que está inserido; b) participar do processo de trabalho c) atuar / interagir em outros setores, acabar com o discurso ‘isso não é comigo”, respeitando os limites Indicadores Disponibilidade para participar, desenvolver os processos e aceitar desafios;Cumprimento das tarefas com resultados  1( ) 2( ) 3( ) 4 ( ) 5( ) 2.     TER CAPACITAÇÃO TÉCNICA (EMPRESA / OPERACIONAL) a)saber o que está fazendo; como se faz e estar apto (habilitado e com competência)  Obter resultados com êxito; Estar atualizado (leitura técnica, cursos...)

18 Entrevista de avaliação
FEEDBACK DO SUPERIOR HIERÁRQUICO DIRETO; HORÁRIO MARCADO; LEITURA PRÉVIA; INDIVIDUAL; AMBIENTE TRANQUILO; PONTOS POSITIVOS E DE MELHORIA; PLANO DE AÇÃO;

19 Vantagens MOTIVAÇÃO; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; COMUNICAÇÃO;
METAS/RESULTADOS; SIGILOSO; CONFIÁVEL; MAIS MODERNO; AVALIAÇÃO MÚLTIPLAS FONTES.

20 Desvantagens TRABALHOSO DEMORADO INFLUÊNCIAS PESSOAIS

21 Contribuições SUBSÍDIOS PARA SELEÇÃO DE PESSOAL
CONHECIMENTO DO CAPITAL HUMANO MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAL PLANO ANUAL DE TREINAMENTO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO REMUNERAÇÃO VARIÁVEL

22 Bibliografia CARVALHO, Antonio Vieira de e NASCIMENTO, Luiz Paulo. Administração de Recursos Humanos. Vol 1.São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2002. MILKOVICK, George e BOUDREAU, John. Administração de Recursos Humanos. São Paulo, Atlas, 2000 REIS, Germano G. Avaliação 360 Graus: um instrumento de desenvolvimento Gerencial. São Paulo, Atlas, 2000.


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