A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociedade e Tecnologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociedade e Tecnologia"— Transcrição da apresentação:

1 Sociedade e Tecnologia
SLC 0567 – Prática do Ensino de Ciências Profa. Dra. Nelma Regina S. Bossolan Camila C. Silvestre Flávio R. Rosseto

2 Quarto Ciclo Tema: Tratamento de água

3 Problematização Inicial
Conta de água e esgoto (consumo total e per capita; unidades; consumo mês/ano).

4 Desafio Calcule seu consumo doméstico de água e veja se você é um cidadão de bem com a natureza. Pegue uma conta de água de sua casa e calcule: a) O volume, em litros, de água indicado na sua conta (1 m3 = 1000 L). b) O volume de água utilizado na sua casa diariamente, levando em consideração o período de leitura. c) o consumo diário por pessoa na sua casa e compare com os valores dados. Para saber se você e os membros de sua casa são consumidores moderados de água, faça o desafio. Se o resultado em sua casa for menor que 150 L por pessoa, significa que vocês praticam a economia de água. Se o resultado for entre 150 e 300 L é sinal de que vocês estão no limite do bom senso. Mas se passar de 300 L, significa que vocês devem refletir sobre a utilização da água na sua casa, ou mesmo averiguar se este elevado consumo não seria por causa de vazamentos.

5 Para que serve a água? O ciclo da água, essa grande “máquina térmica” tocada a energia solar, além de alimentar os rios, e com eles a fertilização agrícola pela irrigação das margens, gera o meio dinâmico onde vivem os peixes, que também são alimento. Uma vez represada em grandes comportas, esse mesmo ciclo possibilita a hidreletricidade. Os mais diversos processos industriais utilizam a água, seja diretamente, para limpeza ou para refrigeração. PCN (p. 109) Página 109 do pCN “o ciclo da água…”

6 De onde vem a água que você usa?
Página 109 do pCN “o ciclo da água…”

7 Você acha que um dia a água pode acabar?
Página 109 do pCN “o ciclo da água…”

8 Organização do Conhecimento
“A obtenção e o tratamento de água potável podem ser trabalhados,dando margem à experimentação e a compreensão dos processos envolvidos na purificação da água – floculação, decantação, filtração e cloração – e abordando-se as misturas e separações de substâncias. A distribuição de água limpa, caso não tenha sido abordada no 3º Ciclo, junto aos equipamentos do cotidiano, também pode ser trabalhada.” PCN (p. 109)

9 Visita Didática Visita à E.T.A. do SAAE

10 Visita Didática Objetivos: Relacionar conteúdo teórico com a prática;
Compreender melhor os processos envolvidos na purificação da água; Conscientizar o aluno sobre a importância do tratamento da água para a sociedade.

11 E.T.A. SAAE – São Carlos

12 E.T.A. SAAE – São Carlos Chegada da água à E.T.A.

13 E.T.A. SAAE – São Carlos Cal hidratada Sulfato de Alumínio

14 E.T.A. SAAE – São Carlos Floculação

15 E.T.A. SAAE – São Carlos DECANTAÇÃO

16 E.T.A. SAAE – São Carlos Filtros de Areia

17 E.T.A. SAAE – São Carlos Painel de controle

18 E.T.A. SAAE – São Carlos Laboratório de Biologia
Laboratório de Química

19 “Torneiras” – Reservatório
E.T.A. SAAE – São Carlos “Torneiras” – Reservatório Reservatório de Gás Cloro

20 Visita Didática Proposta de trabalho:
Propor ao aluno uma pesquisa sobre outros métodos para tratamento da água, principalmente, em locais onde não há uma estação de tratamento como a visitada. Pagina 63 do eduardo leite

21 Aplicação do Conhecimento
Conhecimento e ação No banho desligue o chuveiro na hora de se ensaboar. (O chuveiro gasta em média 12 litros de água por minuto.); Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. (A torneira gasta em média 15 litros de água por minuto.); Use a descarga somente o necessário e não jogue objetos na privada que possam ser postos no lixo. (O gasto médio em cada descarga com válvula é de 30 litros. Substituindo-a por caixa acoplada há uma economia de 15 litros por descarga.);

22 Aplicação do Conhecimento
Use balde para lavar o carro. (Ao lavar o carro, em 10 minutos são gastos 378 litros de água. Economize 300 litros lavando com balde.); Ensaboe a louça toda de uma vez para depois enxaguá-las. (Fechando a torneira ao ensaboar os pratos, dos 75 litros gastos em 5 minutos, você economiza 15.); Utilize a água das roupas para lavar o quintal. (Ao lavar a calçada, em 15 minutos são gastos 225 litros.); Mantenha as torneiras, descargas, chuveiros, bóias de caixa d’água e tubulações sem vazamentos; Mantenha a caixa d’água sempre limpa e bem fechada.

23 Aplicação do Conhecimento
A fim de atender as propostas sugeridas no PCN, propõe-se ao aluno a construção de um histograma utilizando-se da mesma conta de água utilizada anteriormente. Com isso o aluno fará uma analise de seu caso em específico, descobrindo os meses em que ele gasta mais e q deve ter mais atenção na “fiscalização” do uso da água. Desenvolvimento de usos de gráficos e análises… Consumo (m3)

24 Avaliação das Atividades Propostas
As atividades propostas durante o desenvolvimento deste conteúdo (desafio e o histograma) deverão ser entregues juntamente com uma terceira atividade referente a visita didática (breve descrição de todo o processo de tratamento da água). Estas atividades serão somadas a avaliação final do aluno. Com isso o aluno fará uma analise de seu caso em específico, descobrindo os meses em que ele gasta mais e q deve ter mais atenção na “fiscalização” do uso da água. Desenvolvimento de usos de gráficos e análises…

25 CD SAAE

26 Referências www.saaesaocarlos.com.br Acesso em 14 de Junho de 2008.
CANTO, E. L. Ciências Naturais – aprendendo com o cotidiano. 1º Edição.Editora Moderna: São Paulo, 2003.

27 Agradecimentos Equipe do E.T.A.-SAAE São Carlos
Rua Carlos Botelho, 1201 Tel: (16)


Carregar ppt "Sociedade e Tecnologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google