A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. 2 São mecanismos capazes de “filtrar” a informação que procuramos na Internet.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. 2 São mecanismos capazes de “filtrar” a informação que procuramos na Internet."— Transcrição da apresentação:

1 1

2 2 São mecanismos capazes de “filtrar” a informação que procuramos na Internet.

3 3 As máquinas de busca ou motores de busca surgiram logo após o aparecimento da Internet, com a intenção de prestar um serviço extremamente importante: a busca de qualquer informação na Internet, apresentando os resultados de uma forma organizada, e também com a proposta de fazer isto de uma maneira rápida e eficiente.

4 4 A partir deste preceito básico diversas empresas se desenvolveram, chegando algumas a valer milhões de dólares. Entre as maiores empresas se encontram o Google, o Yahoo, o Lycos, o Sapo, e mais recentemente a Amazon.com com o seu mecanismo de busca A9 (http://a9.com/?uistyle=1).

5 5 Os primeiros motores de busca (como o Yahoo) baseavam-se na indexação de páginas através da sua categorização. Posteriormente surgiram as meta-buscas. A mais recente geração de motores de busca (como o Google) utiliza diversas tecnologias, como a procura por palavras-chave directamente nas páginas e o uso de referências externas espalhadas pela web, permitindo até a tradução directa de páginas (embora de forma tosca) para a língua do utilizador. O Google, além de fazer a busca pela internet, oferece também o recurso de se efectuar a busca dentro de um site, somente. É essa a ferramenta usada na comunidade Wiki.

6 6 Adicionar Meta tags ao website: Os Meta tags são lidos pelos motores de busca para catalogar um website. Bons Meta tags podem melhorar a sua posição num motor de busca.

7 7

8 8 Segundo alguns autores o desenvolvimento dos motores de busca desenvolve-se em 7 passos: 1ª geração: os directórios (Yahoo! e similares). 2ª geração: robôs (spiders) e as tecnologias automatizadas (Altavista) 3ª geração: metabuscadores (Miner’s) 4ª geração: veio mais refinamento na organização dos resultados (All The Web) 5ª geração: O Google, reunindo sofisticação e muita abrangência, trouxe o Page Rank 6ª geração: A9 - Juntar vários tipos de arquivos diferentes em uma mesma busca (textos e imagens, por exemplo) 7ª geração: qualidade na selecção das informações, por meio das análises inteligentes de conteúdo, Ontoweb –com técnicas de inteligência artificial que é capaz de “pensar” durante a selecção das informações

9 9 Directórios: www.netindex.pt http://www.tendencia.cc/ http://www.mocho.pt http://www.allsearchengines.com

10 10 Motores de busca: www.sapo.pt www.yahoo.com www.google.com (pt) (es) (br) (fr)… etc..www.google.com(pt) (es) (br) (fr)… www.lycos.com

11 11 Outros: AltaVistaAltaVista Dogpile Excite FastSearch GoTo HotBot Infoseek LookSmart Northern Light Search OKRA Savvy Search Snap! WebCrawler WorldLight Brazilis BrLink Busca BR Busca Livre Busca Site Busca Web Buscanet Buscão encontrei Então Farejador FoxNet galileu Infoseek Brasil LycosBrasil MSN Pesquisar Welcome Yahoo Brasil Zeek!DogpileExciteFastSearchGoToHotBotInfoseek LookSmartNorthern Light SearchOKRA Savvy SearchSnap! WebCrawlerWorldLightBrazilisBrLinkBusca BRBusca Livre Busca SiteBusca WebBuscanetBuscãoencontreiEntão FarejadorFoxNetgalileu Infoseek BrasilLycosBrasilMSN PesquisarWelcomeYahoo BrasilZeek!

12 12 Meta Search: All4OneAll4One AllDeal AskJeeves AskScott Avenue Baldey BetterBrain BigHub Black Widow Boomerang Copernic Dogpile FooSearch Fossick Metasearch FreezerSearch Highway 61AllDealAskJeevesAskScottAvenueBaldey BetterBrainBigHubBlack WidowBoomerangCopernic DogpileFooSearchFossick MetasearchFreezerSearch Highway 61


Carregar ppt "1. 2 São mecanismos capazes de “filtrar” a informação que procuramos na Internet."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google