Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Diferenciação do Currículo
2
Paulo Freire Educação Bancária x Educação Problematizadora
Depósito de saberes x Construção do processo de ensino-aprendizagem Ordem e disciplina excessiva Valorização da memorização e reprodução exata do Conhecimento Criatividade x Passividade
3
Modelo para Desenvolvimento da Criatividade
Domínio de técnicas e bagagem de conhecimento Habilidade de pensamento Traços de personalidade que favorecem a expressão da criatividade Clima psicológico Redução de barreiras à expressão da criatividade (Alencar,1996)
4
Modelo de enriquecimento de Renzulli
Enriquecimento do Tipo I Experiências extra-curriculares, estímulo de novos interesses Enriquecimento do Tipo II Domínio das ferramentas necessárias para desenvolver as atividades do Tipo III Enriquecimento do Tipo III Foco transferido da aprendizagem para a investigação
5
Modelo do Aprendiz Autônomo
Dimensão de Orientação Desenvolvimento Individual Atividades de Enriquecimento Seminários Estudo em Profundidade
6
Aceleração Vantagens: Pode ser usado em qualquer escola
Inicio da vida profissional mais cedo Tendência a escolher companheiros mais velhos Menos tempo na escola, menos custos Menos tédio e frustração Desvantagens Convivência com mesmo nível social e emocional Deixar conhecimentos “para trás” Falta de uniformidade da aceleração
7
O perfil do professor facilitador
Respeito às idéias, ao estilo de aprendizagem e ao ritmo do aluno Ensino individual além do coletivo Não se restringe a exercícios de certo e errado, estimula e valoriza a originalidade Acentua os pontos fortes de cada aluno Faz perguntas desafiadoras Estimula a criatividade e a iniciativa Usa metodologias diversificadas Ajuda a desfazer os bloqueios
8
Bibliografia ALENCAR, E. S. Criatividade e educação de superdotados. Petrópolis: Editora Vozes, 2001. RENZULLI, J. S. What is this thing called giftedness, and how do we develop it? A twenty-five year perspective. Journal for the Education of the Gifted, v. 23, n. 1, p , 1999 VIRGOLIM, A. M. R. Altas Habilidades / Superdotação: Encorajando Potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.