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A METROLOGIA NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES
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OBJETIVO IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA METROLOGIA NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS
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ROTEIRO MISSÃO DO CENIPA FILOSOFIA DA PREVENÇÃO
A METROLOGIA E A PREVENÇÃO A METROLOGIA NOS ACIDENTES
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CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS - CENIPA
Promover a Segurança de Vôo no âmbito da aviação militar e civil do país, normatizando, planejando, coordenando e supervisionando as atividades do SIPAER. Normatizando – hoje não há nas normas nada específico sobre metrologia. Supervisão – também não, particularmente no que se refere à aferição de instrumentos, medidores e ferermentas.
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SISTEMA DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS - SIPAER
EMAER Chefe do SIPAER INDÚSTRIA AERONÁUTICA INFRAESTRUTURA AERONÁUTICA CNPAA UNIVERSIDADES SIPAAerM Aqui há uma grande comunalidade entre a seg. vôo e a metrologia porque são sistemicos e estão presentes em todas as áreas e em todo o país. Particularmente na indústria aeronáutica que compreende os fabricantes e mantenedores. SIPAAerEx AVIAÇÃO CIVIL AVIAÇÃO MILITAR 109 elos militares 150 elos civis
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PARA O SIPAER O IMPORTANTE É:
ACIDENTE INCIDENTE PARA O SIPAER O IMPORTANTE É: IDENTIFICAR AS FALHAS CORRIGIR OS DESVIOS EVITAR NOVA OCORRÊNCIA
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DEFICIENTE MANUTENÇÃO FATORES CONTRIBUINTES
CAUSA ISOLADA DEFICIENTE INSTRUÇÃO INFRA-ESTRUTURA DEFICIENTE MANUTENÇÃO FABRICAÇÃO PLANEJAMENTO SUPERVISÃO FATORES CONTRIBUINTES
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FATORES CONTRIBUINTES
CAUSA ISOLADA FATORES CONTRIBUINTES DEF. INSTRUÇÃO DEF. INFRA-ESTRUTURA DEF. MANUTENÇÃO DEF. FABRICAÇÃO DEF. PLANEJAMENTO DEF. SUPERVISÃO
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FATORES CONTRIBUINTES
SEQUÊNCIA DE EVENTOS FATORES CONTRIBUINTES PREVENÇÃO DEF. SUPERVISÃO DEF. INSTRUÇÃO EXPERIÊNCIA DE VÔO DEF. MANUTENÇÃO DEF. FABRICAÇÃO DEF. INFRA-ESTRUTURA
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PREVENÇÃO EFICAZ DEF. SUPERVISÃO DEF. INSTRUÇÃO DEF. MANUTENÇÃO
DEF. FABRICAÇÃO DEF. INFRA-ESTRUTURA
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FATOR OPERACIONAL FATORES CONTRIBUINTES FATOR HUMANO FATOR MATERIAL
Os fatores contribuintes foram agrupados em três grandes grupos. Qual desses fatores estará vinculado à metrologia? FATOR MATERIAL
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FATOR OPERACIONAL DEFICIENTE INFRA-ESTRUTURA DEFICIENTE INSTRUÇÃO
DEFICIENTE MANUTENÇÃO DEFICIENTE APLICAÇÃO DOS COMANDOS DEFICIENTE COORDENAÇÃO DE CABINE DEFICIENTE JULGAMENTO DEFICIENTE PLANEJAMENTO DEFICIENTE SUPERVISÃO POUCA EXPERIÊNCIA OUTROS ASPECTOS
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FATOR OPERACIONAL DEFICIENTE INSTRUÇÃO:
deficiência do treinamento recebido, não atribuindo ao instruendo a plenitude dos conhecimentos necessários ao desempenho da atividade DEFICIENTE MANUTENÇÃO: inadequação dos serviços realizados ou incorreta interpretação de relatórios, boletins e ordens técnicas.
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FATOR HUMANO ASPECTO PSICOLÓGICO ASPECTO FISIOLÓGICO
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FATOR HUMANO ASPECTO FISIOLÓGICO: variáveis físicas ou fisiológicas
ASPECTO PSICOLÓGICO: variáveis psicológicas individuais, psicossociais ou organizacionais
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FATOR MATERIAL DEFICIÊNCIA DE FABRICAÇÃO DEFICIÊNCIA DE PROJETO
DEFICIÊNCIA DE MANUSEIO
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FATOR MATERIAL DEFICIENTE FABRICAÇÃO: no processo de fabricação – montagem, manuseio ou material empregado DEFICIENTE PROJETO: da aeronave ou componente por inadequação do material empregado ou do estabelecimento de parâmetros de operação / manutenção DEFICIENTE MANUSEIO: falha prematura devido o manuseio ou estocagem, antes da entrada em operação
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A PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Preserva os recursos humanos Economia de meios materiais Reduz os custos Eleva a operacionalidade Cumprimento da missão Acelera o desenvolvimento Promove a aviação do país no contexto mundial Eleva o moral da tropa / funcionários Incentiva a indústria Novos empregos
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se não fizer
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Como se faz
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1 ACDT 29 300 INCIDENTES SITUAÇÕES DE PERIGO OS INSTRUMENTOS
INVESTIGAÇÃO DOS ACIDENTES (RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA) INVESTIGAÇÃO DOS INCIDENTES (RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA) - RELATÓRIO DE PERIGO - RELATÓRIO CONFIDENCIAL PARA SEGURANÇA DE VÔO - VISTORIAS DE SEGURANÇA (RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA)
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ESTATÍSTICA
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AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA Comparação Acidentes x Frota
Atualizado em 06/03/03
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DEFICIENTE MANUTENÇÃO
ICAO 12%
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MOTOR LEARJET - FAB 2714
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TO MB 241 – tensão do punho inferior não deve exceder 65 LB
TENSÃO MEDIDA (LB) OBS. 60 - 100 não conseguida a remoção 80 90 98 remoção após 5 tentativas
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PRINCÍPIOS DA FILOSOFIA SIPAER
Todo acidente pode (e deve) ser evitado Todo acidente resulta de uma seqüência de eventos e nunca de uma “causa” isolada Todo acidente tem um precedente Prevenção de acidente é uma tarefa que requer mobilização geral O propósito da prevenção de acidentes não é restringir a atividade aérea, mas estimular o seu desenvolvimento com segurança Os comandantes, diretores, chefes, são os principais responsáveis pelas medidas de segurança Em prevenção de acidentes não há segredos nem bandeiras Acusações e punições agem diretamente contra os interesses da prevenção de acidentes.
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O trabalho conjunto é o meio mais poderoso para superá-los”.
“A aviação é global. Seus problemas são meus problemas e meus problemas são seus problemas. O trabalho conjunto é o meio mais poderoso para superá-los”. Stuart Matthews
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