A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geofísica de Campo Aula 01 Planejamento e Aquisição (Sísmica)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geofísica de Campo Aula 01 Planejamento e Aquisição (Sísmica)"— Transcrição da apresentação:

1 Geofísica de Campo Aula 01 Planejamento e Aquisição (Sísmica)
Prof. Marcelo Peres Rocha Brasília-DF - 1º Semestre/2011

2 1 – Introdução: Quando se realiza um estudo geofísico, geralmente este é desenvolvido em quatro etapas: Planejamento; Aquisição; Processamento; Interpretação. É normal que o produto final de um estudo geofísico seja um relatório detalhando cada uma destas etapas, bem como os resultados obtidos em cada uma.

3 Planejamento:

4 Planejamento: O planejamento inicia-se quando o geofísico toma conhecimento do problema a ser resolvido. Muitas vezes é necessário que o problema seja estudado em detalhe utilizando informações adicionais (mapas geológicos, estudos anteriores, etc...). Uma vez conhecido o problema é possível definir qual é o método geofísico mais adequado para ser aplicado.

5 Planejamento: Para se executar o levantamento, uma vez definido o método, é necessário definir os parâmetros de aquisição, tais como, espaçamento entre receptores, comprimento do arranjo, etc. Além disso, é preciso ter um bom planejamento da logística do levantamento, ou seja, conhecer a área onde este será realizado e considerar tudo que será necessário, utilizando-se também como base o tempo que o campo levará para ser executado.

6 Planejamento: Um planejamento bem feito, reduz o trabalho para realizar as tarefas, e principalmente os custos com a aquisição

7 Planejamento: Resumindo, é necessário prever: Equipamentos de campo; Material de apoio; Tempo de aquisição; Condições de deslocamento; Dimensionamento da equipe; Manutenção da equipe (Comida e Hospedagem).

8 Aquisição:

9 Aquisição: O principal ponto a ser considerado durante a aquisição é a produtividade x qualidade. Quanto mais levantamentos forem realizados em um menor intervalo de tempo, melhor. No entanto, a grande dificuldade é fazer um levantamento de forma rápida e com qualidade.

10 Aquisição: Para que seja possível ter produtividade com qualidade existem alguns esquemas a serem seguidos: Divisão de tarefas dentro da equipe; Treinamento da equipe; Proatividade dos membros da equipe; Equipamentos adequados. Percebe-se que o sucesso durante a aquisição depende em maior parte da equipe.

11 Vamos planejar nossa aquisição:
Área de estudo: Fundos do ICC; Método: Sísmica de refração; Data do levantamento: 02/04/2011; Objetivo: Definir a estruturação do meio; Profundidade esperada: 30 metros; Número de pontos de tiro: 5; Número de receptores: 24 ou 48.

12 Arranjo (24 canais): Espaçamento entre os receptores: 4 metros; Posição do primeiro receptor: 0 metros; Posição do último receptor: metros; Posição dos tiros: , -4, 46, 96; 146 m

13 Avaliação do módulo de Sísmica (Parte prática):
Relatório indicando todas as etapas do levantamento: Planejamento; Aquisição; Processamento; Interpretação.


Carregar ppt "Geofísica de Campo Aula 01 Planejamento e Aquisição (Sísmica)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google