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Estratégia Universidade de Brasília

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Apresentação em tema: "Estratégia Universidade de Brasília"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia Universidade de Brasília
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Prof.: Lillian Alvares

2 Introdução É a definição de como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo. Usada originalmente na área militar, esta palavra hoje é bastante usada na área de negócios. A palavra vem do grego strátegos, que significa "a arte do general".

3 Definições Arte militar de planejar e executar movimentos e operações visando a alcançar ou manter posições relativas e potenciais bélicos favoráveis a futuras ações táticas sobre determinados objetivos.

4 Definições Arte militar de escolher onde, quando e com que travar um combate ou uma batalha. Arte de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos. Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos.

5 Conceitos Em um sentido geral, estratégia é a
“Definição dos grandes objetivos e linhas de ação estabelecidas nos planos empresariais ou governamentais. Tática, em complemento, definiria de forma mais detalhada como atingir esses objetivos.”

6 Conceitos Estratégia também pode ser entendida como uma:
posição (posição de uma organização na sociedade), uma perspectiva (uma forma específica de fazer as coisas).

7 Premissas Refere-se ao comportamento sistêmico e holístico. Envolve as organizações como uma totalidade. Diz respeito ao futuro da organização. Está orientada para longo prazo

8 Premissas Refere-se a comportamento orientado para objetivos estratégicos. Comportamento global da organização em relação ao ambiente que a circunda

9 Premissas Precisa ser formulada e entendida por todos os membros da organização. É um conjunto de decisões que molda o caminho escolhido para chegar ao objetivo Precisa ser planejada. O planejamento estratégico é a maneira pela qual a estratégia é preparada e articulada.

10 Premissas A estratégia precisa ser implementada. Esse é o principal desafio. Pode ser avaliada quanto ao seu desempenho e resultados.

11 Objetivos Os objetivos das estratégias são:
Fixar a direção das ações planejadas, Focalizar o esforço do grupo que assume o papel de agente de mudanças, Marca que define a organização Elemento que provê consistência e aumenta a coerência das ações e intervenções.

12 Estrategistas Sun Tzu, general filósofo, século IV a.C. , escreveu um tratado nominado “A arte da guerra” Carl von Clausewitz (1780 – 1831), militar prussiano, escreveu “Da guerra” Niccolò Maquiavel (1640 – 1527) escreveu “O príncipe”

13 Fundamentos da estratégia

14 Conceitos Estratégia e tática estão intimamente relacionadas. Ambas lidam com a recursos, tempo e força, mas a estratégia é empregada em larga escala enquanto a tática atua em pequena escala.

15 Conceitos Em sociedades primitivas, um rei ou líder político eram freqüentemente também o líder militar. Se ele não era, a distância de comunicação entre o líder político e militar eram pequenas. Mas com a necessidade de profissionalização do exército aumentando, a distância entre os políticos e militares começaram a aparecer.

16 Conceitos Os fundamentos para a grande estratégia é a diplomacia por meio da qual deve-se forjar alianças.

17 Conceitos Estratégia (e tática) deve constantemente estar desenvolvendo-se em resposta a avanços tecnológicos. Uma estratégia bem sucedida de uma era tende a se tornar obsoleta logo após novos desenvolvimentos em materiais.

18 Princípios da Estratégia

19 Princípios da estratégia
Selecionar objetivos decisivos. Tomar a iniciativa de seu inimigo. Concentrar suas forças em um ponto decisivo.

20 Princípios da estratégia
Economizar seus recursos para redução dos gastos. Coordenar o movimento de seus recursos para alcançar seu objetivo. Manter a cadeia de comando.

21 Princípios da estratégia
Coordenar suas tarefas para alcançar a máxima eficiência. Manter segredo até que seja tarde para seu oponente reagir. Empregar elementos inesperados tais como velocidade, criatividade e audácia.

22 Princípios da estratégia
Manter seus planos tão simples quanto possível para completar sua tarefa. Escolher estratégias flexíveis para você poder se adaptar as mudanças de condições. Organize para maximizar a eficiência. Mantenha o moral alta mesmo em face dos revezes.

23 Estratégia Empresarial

24 Estratégia Empresarial
Envolve a Identificação das oportunidades e ameaças do ambiente onde opera a empresa, bem como a avaliação das forças e fraquezas da empresa, Sua capacidade em se antecipar às necessidades e demandas do mercado ou em competir sob condições de risco com os concorrentes.

25 Estratégia Empresarial
Deve ser capaz de combinar as oportunidades ambientais com a capacidade empresarial a um nível de equilíbrio ótimo entre o que a empresa quer e o que ela realmente pode fazer.

26 Estratégia Empresarial
A estratégia constitui uma abordagem integrada, relacionando as vantagens da empresa com os desafios do ambiente, no sentido de assegurar o alcance dos objetivos básicos da empresa.

27 Área Comercial A partir da área militar, a estratégia passou a fazer parte nos negócios, sendo o conjunto de objetivos da empresa e a forma de alcançá-los. Muitos estrategistas econômico-comerciais, se utilizam dos conhecimentos oriundos da área militar.

28 Estratégia Empresarial
A estratégia começa com uma : Visão de futuro para a empresa e Implica na definição clara de seu Campo de Atuação, Na habilidade de previsão de possíveis reações às ações empreendidas e No direcionamento que a levará ao crescimento.

29 Estratégia Empresarial
A definição de objetivos, em si, não implica em uma estratégia. Os objetivos representam os fins que a empresa está tentando alcançar, enquanto a estratégia é o meio para alcançar esses fins.

30 Desenvolvimento Estratégico Empresarial
O desenvolvimento de estratégias tem sido tradicionalmente abordado como um processo formal de planejamento, envolvendo, em geral, duas etapas.

31 Desenvolvimento Estratégico Empresarial
A primeira engloba a : Definição do negócio Explicitação da missão Princípios da organização

32 Desenvolvimento Estratégico Empresarial
A segunda é constituída das : Análises dos ambientes interno e externo à empresa, Determinação de objetivos Indicadores de acompanhamento e Formulação das estratégias correspondentes para alcançá-los.

33 Estratégia Competitiva
O termo estratégia competitiva é frequentemente usado no lugar de estratégia empresarial O termo "estratégia competitiva" se refere a como uma empresa decide competir em um mercado em resposta às estratégias e posições de seus competidores de modo a ganhar uma vantagem competitiva sustentável.

34 Vantagem Competitiva É uma vantagem que a empresa tem em relação aos seus concorrentes. Ela geralmente se origina de uma competência central do negócio.

35 Vantagem Competitiva Para ser realmente efetiva, a vantagem precisa ser: Difícil de imitar Única Sustentável Superior à competição Aplicável a múltiplas situações

36 Pontos para alcançar Vantagem Competitiva
Foco no cliente Qualidade superior do produto Distribuição ampla Alto valor de marca e reputação positiva da empresa Técnicas de produção com baixo custo Equipe gerencial e de funcionários superior

37 Outros Conceitos O conceito de estratégia é amplo e ainda não consensual. Conforme o autor ou linha teórica, possui um sentido próprio e algumas vezes contraditório com outros sentidos assumidos por outras teorias ou escolas.

38 Teoria de Andrews - Estratégia Corporativa
Modelo de decisão da empresa, onde estão determinados os objetivos e metas, as normas e planos para alcance dos objetivos buscados. Delimita as fronteiras do negócio e da atuação organizacional.

39 Teoria de Andrews - Estratégia Corporativa
Estratégia é um processo intrinsecamente ligado à estrutura, atuação e cultura organizacional. A análise de ameaças e oportunidades externas é tão relevante quanto a consideração a valores pessoais, aspirações, ideais e aspectos éticos para a escolha dos objetivos.

40 Prahalad e Hamel - O Foco Interno da Estratégia
Competência Essencial da organização constitui sua vantagem competitiva sustentável. Por competência essencial, os autores entendem o aprendizado contínuo da organização, a capacidade de integrar diferentes tecnologias, o grau de comunicação, envolvimento e comprometimento verificado entre os integrantes da organização.

41 Prahalad e Hamel - O Foco Interno da Estratégia
A competência essencial é única e difícil de ser imitada, o valor por ela produzido é percebido pelo cliente Na metáfora da árvore do conhecimento, as competências essenciais representariam o sistema raiz, que nutre e sustenta os demais componentes organizacionais.

42 Mintzberg e os 5 Ps para Estratégia
1. Estratégia como Plano: Aqui a estratégia é entendida como sendo um curso de ação, algo intencional e planejado, através do qual se buscam objetivos pré-determinados. É a interpretação mais comum do termo.

43 Mintzberg e os 5 Ps para Estratégia
2. Estratégia como Trama: A estratégia pode ser aplicada com a finalidade de confundir, iludir ou comunicar uma mensagem falsa ou não, aos concorrentes.

44 Mintzberg e os 5 Ps para Estratégia
3. Estratégia como Padrão: Quando um determinado curso de ação traz resultados positivos, a tendência natural é incorporá-lo ao comportamento. Se como plano as estratégias são propositais ou deliberadas, como padrão as estratégias são emergentes, surgindo sem intenção.

45 Mintzberg e os 5 Ps para Estratégia
4.  Estratégia como Posição: Aqui a organização busca no nicho em que atua, um posicionamento que lhe permita sustentar-se e defender sua posição dentro desta indústria. Refere-se a como a empresa é percebida externamente, pelo mercado;

46 Mintzberg e os 5 Ps para Estratégia
5. Estratégia como Perspectiva: Refere-se ao modo como a organização se percebe frente a Sociedade. Tem relação com a cultura, a ideologia e percepção interna da organização

47 Conclusão Estratégia é o conjunto formado pela missão, pelos valores, motivação, situações desejadas, que a impelem, dentro de uma seqüência coerente de decisões, na direção da busca de legitimação, sobrevivência e de aumentos na eficácia e eficiência.


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